Gutierrez neutraliza pressão de Granado e vence corrida 1 da MotoE na Catalunha

Oscar Gutierrez foi escalando o pelotão durante a corrida 1 em Barcelona e levou a melhor na primeira prova do dia na MotoE. Eric Granado fez prova de recuperação após largada ruim e terminou em segundo, à frente de Kevin Zannoni

A primeira corrida da MotoE em Barcelona neste sábado (25) entregou muita emoção até o fim. A vitória ficou com Oscar Gutierrez, novato que está correndo em casa. O espanhol tomou a dianteira a três voltas para o fim e segurou os ataques de Eric Granado para levar a melhor.

O brasileiro, aliás, largou na pole na Catalunha, mas perdeu posições na primeira volta. Apesar da prova de recuperação, novamente bateu na trave, mas fez o primeiro pódio da temporada 2024. Kevin Zannoni terminou em terceiro.

Hector Garzó chegou a liderar brevemente a corrida, mas ficou em quarto, seguido por Alessandro Zaccone. Líder do campeonato, Mattia Casadei dominou a primeira parte da prova, mas perdeu rendimento e acabou apenas em sexto.

Um dos postulantes ao título em 2024, Nicholas Spinelli caiu ainda na primeira volta e decepcionou, abandonando a corrida 1 de maneira prematura.

Oscar Gutierrez levou a melhor na primeira prova em Barcelona (Foto: Reprodução/Instagram)

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Jordi Torres, Matteo Ferrari, Miquel Pons e Massimo Roccoli fecharam o top-10 no circuito catalão.

MotoE volta a acelerar neste sábado (25), às 11h10 (de Brasília), com a corrida 2 do GP da Catalunha, em Barcelona. O GRANDE PRÊMIO faz a cobertura completa do evento, assim como das outras classes do Mundial de Motovelocidade durante todo o ano.

Confira como foi a corrida 1 da MotoE na Catalunha:

Depois de uma manhã com céu carrancudo, a MotoE encontrou um ambiente mais amável para a primeira corrida do dia. Quando os pilotos foram para a pista, os termômetros mediam 22°C, com o asfalto chegando a 36°C. A velocidade do vento era de só 2 km/h, com a umidade relativa do ar em 44%.

Na largada, Eric Granado partiu mal e foi engolido pelo pelotão, caindo de primeiro para quarto. Mattia Casadei, seu companheiro de equipe, se aproveitou e saltou para a liderança da prova, seguido por Kevin Zannoni e Hector Garzó.

A largada da corrida 1 da MotoE em Barcelona (Vídeo: MotoE)

Ainda na primeira volta, Nicholas Spinelli perdeu o controle na última curva do circuito espanhol, escorregou e caiu, abandonando a prova de maneira prematura.

Em busca de recuperação, Granado mergulhou contra Garzó e retomou a terceira posição. Na frente, Zannoni começou a pressionar Casadei na briga pela primeira colocação.

No início da terceira volta, Zannoni pegou o vácuo na reta principal e tomou a liderança na freada da primeira curva. Garzó foi no embalo e subiu de quarto para segundo, seguido por Casadei e Granado.

No mesmo giro, Granado foi para o ataque e superou Casadei, tomando a terceira colocação. Mais atrás, Oscar Gutierrez se juntou para a briga.

Nicholas Spinelli caiu no início e abandonou a prova (Vídeo: MotoE)

A segunda vitíma do dia foi Lukas Tulovic. O alemão errou no fim da reta oposta, perdeu a dianteira e foi ao solo.

A metade da prova reservou mais mudanças. Garzó atacou Zannoni e tomou a ponta, com Granando aproveitando o embalo e subindo para o segundo lugar. Casadei, por outro lado, foi superado por Gutierrez e caiu para o quinto posto.

A três voltas para o fim, Gutierrez pegou o vácuo na reta principal e saltou para a primeira colocação, seguido por Granado e Garzó.

Mais atrás, Andrea Mantovani e Chaz Davies caíram na curva 10, abandonando a disputa em Barcelona.

A manobra que decretou a vitória de Oscar Gutierrez (Vídeo: MotoE)

A penúltima volta viu Gutierrez abrir vantagem na liderança, com 0s3 para Granado. O brasileiro, porém, também conseguia se distanciar de Garzó e ficar na segunda posição sem sustos.

No último giro, Granado foi para o ataque e passou a pressionar o líder, mas não foi o suficiente. Gutierrez venceu, seguido pelo brasileiro e por Zannoni. Mais atrás, Zaccone passou Casadei e ficou em quinto.

MotoE 2024, GP da Catalunha, Barcelona, Corrida 1:

1O GUTIERREZMSi12:44.8027 voltas
2E GRANADOLCR+0.131 
3K ZANNONIAspar+0.414 
4H GARZÓIntact GP+0.792 
5A ZACCONETech3+1.602 
6M CASADEILCR+2.316 
7J TORRESAspar+2.349 
8M FERRARIGresini+4.115 
9M PONSMSi+6.105 
10M ROCCOLISic58+8.649 
11K MANFREDISic58+8.657 
12A FINELLOGresini+8.959 
13M HERRERAForward+13.545 
14A PONTONEAruba Cloud+20.516 
15A MANTOVANIForward+1 volta 
16C DAVIESAruba CloudNC 
17L TULOVICIntact GPNC 
18N SPINELLITech3NC 
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da MotoGP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.