“Perigoso” e “inaceitável”: pilotos da MotoGP detonam novo asfalto e sujeira em Aragão
O novo asfalto do circuito de Aragão, que volta a receber a MotoGP em 2024, foi alvo de diversas críticas dos pilotos do grid. A sujeira em alguns trechos, especialmente na reta principal, também não agradou os competidores na corrida sprint
Depois de um ano ausente, a MotoGP retornou a Aragão na temporada 2024 e o circuito espanhol recebeu a categoria com um novo asfalto, que tem gerado diversos comentários de pilotos durante o fim de semana. Desde a primeira sessão de treinos, os competidores estão divididos entre a qualidade e os perigos da pista.
Por um lado, Aragão viu todos os recordes serem batidos logo de cara com o novo asfalto, não apenas na MotoGP, como também na Moto2 e Moto3. A baixa aderência da pista, no entanto, viu diversos erros e acidentes ao longo das atividades do fim de semana e a corrida sprint da classe rainha do Mundial de Motovelocidade não foi diferente.
Relacionadas
Na prova curta da MotoGP, diversos pilotos saíram mal na largada, com destaque para Francesco Bagnaia. Largando em terceiro, o atual bicampeão da classe, caiu para sexto em poucos metros depois de perder o controle da Ducati #1 ao acelerar, inclusive precisando evitar um acidente logo de cara. Depois, reclamou da situação.
“Ontem, na Comissão de Segurança, a primeira coisa que pedi foi a limpeza do grid de largada. Talvez tenham feito, aí choveu de novo, então talvez não tenham repetido o serviço. Assim que cheguei ao grid, vi quão sujo estava e tentei evitar o que aconteceu. Tive sorte que o Álex [Márquez] evitou um contato, pois poderia ser bem perigoso”, disse o italiano.
▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
Outros pilotos também reclamaram da situação. Álex Rins afirmou que a pista estava “muito suja” e que foi “inaceitável”. Aleix Espargaró foi mais um a desabafar sobre o caro após a corrida sprint.
“Fui até um representante da direção de prova no grid. Eu disse que era perigoso e que o lado esquerdo da pista estava completamente marrom [da sujeira]. A resposta dele foi: ‘eu sei'”, comentou o piloto da Aprilia.
“As condições, para mim, foram inaceitáveis. Metade do grid andou acima de 1min50s depois de algumas voltas. Isso é o tempo do Alonso López na Moto2 [nos treinos livres]. Mas isso não é uma desculpa, pois outros andaram mais do que nós”, destacou.
Outros competidores também reclamaram da pista espanhola, como Jack Miller, da KTM. Luca Marini afirmou que era muito fácil cair no circuito enquanto Enea Bastianini reforçou que estava perigoso e “fechava um pouco os olhos quando ia ultrapassar”.
A MotoGP volta a acelerar neste domingo (1), às 9h (de Brasília), com o GP de Aragão, 12ª etapa da temporada 2024. O GRANDE PRÊMIO faz a cobertura completa do evento, assim como das outras classes do Mundial de Motovelocidade durante todo o ano.
🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da MotoGP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.