Pol Espargaró defende Bagnaia após punição: “Era impossível enxergar a bandeira amarela”

A classificação do GP de Portugal da MotoGP contou com uma polêmica que fez Francesco Bagnaia perder a pole. Pol Espargaró, no entanto, saiu em defesa do colega ao questionar o tamanho da bandeira amarela mostrada

Jorge Martín caiu no fim do terceiro treino livre para o GP de Portugal (Vídeo: MotoGP)

O sábado (17) de classificação não foi dos melhores para Pol Espargaró. Depois de andar bem na sexta-feira (16), o piloto da Honda sofreu um acidente na curva final do circuito português durante o TL4 e precisou se recuperar após a queda. Mas o que chamou a atenção do espanhol ficou com a punição de Francesco Bagnaia, que perdeu a pole após ignorar bandeiras amarelas no Q2.

Bagnaia fez a melhor volta da sessão quando a pista estava com bandeiras amarelas após o acidente de Miguel Oliveira. Espargaró, no entanto, optou por defender o italiano principalmente em relação à visibilidade da sinalização.

“Era impossível que o Pecco [Bagnaia] conseguisse ver essa bandeirinha. Entendo os comissários e, quando há um piloto no solo, deve-se penalizar [quem não diminui a velocidade]. Mas nesses momentos, não se vê nada, ainda mais em um pouco cego a mais de 180 km/h. Vi os replays do lance e era impossível enxergar”, disse Pol Espargaró.

Francesco Bagnaia foi punido por desrespeitar bandeiras amarelas na classificação do GP de Portugal (Foto: Reprodução)

Conheça o canal do Grande Prêmio no YouTube.
Siga o Grande Prêmio no Twitter e no Instagram.

Fatos e curiosidades do GP de Portugal de MotoGP. Com Marc Márquez!

A MotoGP passa a contar com painéis luminosos de sinalização a partir do GP de Portugal deste fim de semana. O item de segurança será exigido apenas a partir de 2022, mas a Dorna Sports, promotora do Mundial, fez um acordo com a EM Motorsport para instalá-los já a partir deste campeonato. De acordo com a organização do Mundial, esta antecipação “vai permitir que pilotos e circuitos que recebem a MotoGP se acostumem com a tecnologia antes que o novo regulamento entre em vigor”.

Com este acordo, esses 22 painéis que substituem as bandeiras de sinalização vão viajar pelos circuitos, sempre acompanhando o cronograma do mundial. O objetivo é aumentar a segurança, já que essas bandeiras eletrônicas melhoram a visibilidade mesmo com a alta velocidade ou com condições climáticas ruins.

Os painéis serão controlados principalmente pela direção de prova, que poderá mudar instantaneamente o status de todo o circuito. No entanto, cada tela terá um consolo próprio, controlado por um comissário à beira da pista, o que permitirá a indicação de bandeiras pontuais.

O GP de Portugal, em Portimão, é a terceira etapa da temporada 2021 do Mundial de MotovelocidadeAcompanhe a cobertura do GRANDE PRÊMIO sobre a MotoGP.

Siga o GRANDE PRÊMIO nas redes sociais:
YouTube | Facebook | Twitter Instagram | Pinterest | Twitch | DailyMotion

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da MotoGP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.