MotoGP se antecipa ao regulamento e adota painéis luminosos a partir de Portimão
Antes de a sinalização eletrônica passar a ser obrigatória em 2022, a Dorna fez um acordo com a EM Motorsport para instalar 22 painéis no lugar das bandeiras
A MotoGP passa a contar com painéis luminosos de sinalização a partir do GP de Portugal deste fim de semana. O item de segurança será exigido apenas a partir de 2022, mas a Dorna Sports, promotora do Mundial, fez um acordo com a EM Motorsport para instalá-los já a partir deste campeonato.
Em novembro passado, a FIM (Federação Internacional de Motociclismo) anunciou uma parceria com a FIA (Federação Internacional de Automobilismo) para garantir que painéis luminosos de alta tecnologia sejam obrigatórios nos circuitos que recebem o Mundial de Motovelocidade e a Fórmula 1. A partir do ano seguinte, o item será mandatório também em traçados que recebem os Mundiais de Superbike e Endurance das duas entidades.
Relacionadas
WEB STORY
⇝ Fatos e curiosidades do GP de Portugal de MotoGP. Com Marc Márquez!
Conheça o canal do Grande Prêmio no YouTube.
Siga o Grande Prêmio no Twitter e no Instagram.
Pela determinação, os circuitos de grau 1 da FIA que compõem o calendário da F1 terão de instalar painéis na especificação T1, quanto que os traçados nos calendários de MotoGP, WSBK, e Endurance podem usar T1 ou T2. A FIA vai exigir painéis T2 para o Mundial de Endurance a partir de 2023 e T4 para os demais traçados que recebem categoria FIA a partir de 2024.
De acordo com a organização do Mundial, esta antecipação “vai permitir que pilotos e circuitos que recebem a MotoGP se acostumem com a tecnologia antes que o novo regulamento entre em vigor”.
Com este acordo, esses 22 painéis que substituem as bandeiras de sinalização vão viajar pelos circuitos, sempre acompanhando o cronograma do mundial. O objetivo é aumentar a segurança, já que essas bandeiras eletrônicas melhoram a visibilidade mesmo com a alta velocidade ou com condições climáticas ruins.
Os painéis serão controlados principalmente pela direção de prova, que poderá mudar instantaneamente o status de todo o circuito. No entanto, cada tela terá um consolo próprio, controlado por um comissário à beira da pista, o que permitirá a indicação de bandeiras pontuais.
LEIA TAMBÉM
⇝ Série à la ‘Drive to Survive’ é impulso necessário para expansão da MotoGP
⇝ WEB STORY – Pedro Acosta: a nova pérola do Mundial de Motovelocidade
⇝ Zarco acerta ao confiar na Ducati e dá volta por cima após saída da KTM
⇝ Miller sucumbe à pressão e derrete favoritismo em rodada dupla no Catar
⇝ Novo Marc Márquez? Acosta encanta e ganha protagonismo na Moto3
⇝ Dupla talentosa e poucos erros: como Pramac superou Ducati no Catar
⇝ Longa estadia no Catar afeta termômetro, mas MotoGP 2021 é estonteante
⇝ Martín brilha e vira protagonista da MotoGP após rodada dupla no Catar
⇝ Marc Márquez revê MotoGP com novos nomes e ordem de forças embaralhada