MotoGP se antecipa ao regulamento e adota painéis luminosos a partir de Portimão

Antes de a sinalização eletrônica passar a ser obrigatória em 2022, a Dorna fez um acordo com a EM Motorsport para instalar 22 painéis no lugar das bandeiras

A MotoGP divulgou as primeiras imagens do palco do novo GP da Indonésia (Vídeo: MotoGP)

A MotoGP passa a contar com painéis luminosos de sinalização a partir do GP de Portugal deste fim de semana. O item de segurança será exigido apenas a partir de 2022, mas a Dorna Sports, promotora do Mundial, fez um acordo com a EM Motorsport para instalá-los já a partir deste campeonato.

Em novembro passado, a FIM (Federação Internacional de Motociclismo) anunciou uma parceria com a FIA (Federação Internacional de Automobilismo) para garantir que painéis luminosos de alta tecnologia sejam obrigatórios nos circuitos que recebem o Mundial de Motovelocidade e a Fórmula 1. A partir do ano seguinte, o item será mandatório também em traçados que recebem os Mundiais de Superbike e Endurance das duas entidades.

WEB STORY
Fatos e curiosidades do GP de Portugal de MotoGP. Com Marc Márquez!

Painel luminoso permite melhor visibilidade (Foto: Divulgação/MotoGP)

Conheça o canal do Grande Prêmio no YouTube.
Siga o Grande Prêmio no Twitter e no Instagram.

Pela determinação, os circuitos de grau 1 da FIA que compõem o calendário da F1 terão de instalar painéis na especificação T1, quanto que os traçados nos calendários de MotoGP, WSBK, e Endurance podem usar T1 ou T2. A FIA vai exigir painéis T2 para o Mundial de Endurance a partir de 2023 e T4 para os demais traçados que recebem categoria FIA a partir de 2024.

De acordo com a organização do Mundial, esta antecipação “vai permitir que pilotos e circuitos que recebem a MotoGP se acostumem com a tecnologia antes que o novo regulamento entre em vigor”.

Com este acordo, esses 22 painéis que substituem as bandeiras de sinalização vão viajar pelos circuitos, sempre acompanhando o cronograma do mundial. O objetivo é aumentar a segurança, já que essas bandeiras eletrônicas melhoram a visibilidade mesmo com a alta velocidade ou com condições climáticas ruins.

Os painéis serão controlados principalmente pela direção de prova, que poderá mudar instantaneamente o status de todo o circuito. No entanto, cada tela terá um consolo próprio, controlado por um comissário à beira da pista, o que permitirá a indicação de bandeiras pontuais.

LEIA TAMBÉM
⇝ Série à la ‘Drive to Survive’ é impulso necessário para expansão da MotoGP
⇝ WEB STORY – Pedro Acosta: a nova pérola do Mundial de Motovelocidade
⇝ Zarco acerta ao confiar na Ducati e dá volta por cima após saída da KTM
⇝ Miller sucumbe à pressão e derrete favoritismo em rodada dupla no Catar
⇝ Novo Marc Márquez? Acosta encanta e ganha protagonismo na Moto3
⇝ Dupla talentosa e poucos erros: como Pramac superou Ducati no Catar
⇝ Longa estadia no Catar afeta termômetro, mas MotoGP 2021 é estonteante
⇝ Martín brilha e vira protagonista da MotoGP após rodada dupla no Catar
⇝ Marc Márquez revê MotoGP com novos nomes e ordem de forças embaralhada

GOSTA DO CONTEÚDO DO GRANDE PRÊMIO?

Você que acompanha nosso trabalho sabe que temos uma equipe grande que produz conteúdo diário e pensa em inovações constantemente. Mesmo durante os tempos de pandemia, nossa preocupação era levar a você atrações novas. Foi assim que criamos uma série de programas em vídeo, ao vivo e inéditos, para se juntar a notícias em primeira-mão, reportagens especiais, seções exclusivas, análises e comentários de especialistas.

Nosso jornalismo sempre foi independente. E precisamos do seu apoio para seguirmos em frente e oferecer o que temos de melhor: nossa credibilidade e qualidade. Seja qual o valor, tenha certeza: é muito importante. Nós retribuímos com benefícios e experiências exclusivas.

Assim, faça parte do GP: você pode apoiar sendo assinante ou tornar-se membro da GPTV, nosso canal no YouTube

Saiba como ajudar