Por coronavírus, Dorna estuda inverter datas de GPs da Tailândia e de Aragão

O GP de Aragão corre o risco de ceder sua data no calendário do Mundial de Motovelocidade, 4 de outubro, para garantir a realização do GP da Tailândia em 2020. O diretor-executivo Carmelo Ezpeleta não descartou a inversão

O GP da Tailândia foi adiado por conta do surto mundial de coronavírus, trazendo ainda mais incerteza sobre a temporada 2020 do Mundial de Motovelocidade. As negociações já correm nos bastidores para assegurar que a prova no sudeste asiático seja realizada no segundo semestre. Para isso, a Dorna, promotora da categoria, não descarta inverter a data original de Buriram com a do GP de Aragão, em outubro.

 
“É possível que a etapa Aragão seja colocada mais pra frente e que a data original seja dada à Tailândia”, disse Carmelo Ezpeleta, diretor-executivo da Dorna, em entrevista ao ‘Onda Cero’. “Só que precisamos discutir isso com os promotores primeiro e ver se é possível”, seguiu.
O GP da Tailândia pode ganhar nova data no segundo semestre (Foto: Yamaha)

Aragão é uma prova particularmente conveniente para a inversão. A corrida de 4 de outubro é a última da fase europeia na versão atual do calendário, sendo seguida por corridas no Japão, na Austrália e na Malásia. Com a corrida tailandesa tomando o espaço da espanhola, o calendário ainda faria sentido do ponto de vista logístico, já que o equipamento todo seguiria na Ásia para as provas subsequentes.

 
A inversão colocaria a corrida de Aragão em algum momento na primeira fase da temporada. Essa talvez seja a parte mais complexa da operação, já que o tempo é apertado para realocar etapas por completo.
 
Ao menos por enquanto, o certo é que a temporada está prevista para começar em 5 de abril. É a data do GP das Américas, originalmente previsto para ser o terceiro de 2020. A corrida de Austin herdou o status de inaugural após o cancelamento da MotoGP no Catar e o adiamento atual da Tailândia.

 

Paddockast #50
GRANDES PROMESSAS QUE NÃO VINGARAM

Ouça: Spotify | iTunes | Android | playerFM

Apoie o GRANDE PRÊMIO: garanta o futuro do nosso jornalismo

O GRANDE PRÊMIO é a maior mídia digital de esporte a motor do Brasil, na América Latina e em Língua Portuguesa, editorialmente independente. Nossa grande equipe produz conteúdo diário e pensa em inovações constantemente, e não só na internet: uma das nossas atuações está na realização de eventos, como a Copa GP de Kart. Assim, seu apoio é sempre importante.

Assine o GRANDE PREMIUM: veja os planos e o que oferecem, tenha à disposição uma série de benefícios e experiências exclusivas, e faça parte de um grupo especial, a Scuderia GP, com debate em alto nível.

GOSTA DO CONTEÚDO DO GRANDE PRÊMIO?

Você que acompanha nosso trabalho sabe que temos uma equipe grande que produz conteúdo diário e pensa em inovações constantemente. Mesmo durante os tempos de pandemia, nossa preocupação era levar a você atrações novas. Foi assim que criamos uma série de programas em vídeo, ao vivo e inéditos, para se juntar a notícias em primeira-mão, reportagens especiais, seções exclusivas, análises e comentários de especialistas.

Nosso jornalismo sempre foi independente. E precisamos do seu apoio para seguirmos em frente e oferecer o que temos de melhor: nossa credibilidade e qualidade. Seja qual o valor, tenha certeza: é muito importante. Nós retribuímos com benefícios e experiências exclusivas.

Assim, faça parte do GP: você pode apoiar sendo assinante ou tornar-se membro da GPTV, nosso canal no YouTube