Pramac adia renovação com Ducati na MotoGP e inicia conversas com KTM e Yamaha

A Pramac ainda não definiu o novo acordo com a Ducati e recebeu um ultimato da montadora italiana. Ao mesmo tempo, a equipe estuda usar uma cláusula de rescisão e já conversa com rivais do grid na MotoGP

A Pramac pode causar um grande terremoto na MotoGP já em 2025. Principal equipe satélite da Ducati, inclusive com motos de fábrica, ainda não renovou o contrato com a montadora italiana e já iniciou conversas com as rivais Yamaha e KTM.

De acordo com o site Motorsport, a Pramac possui uma cláusula de saída no contrato com a Ducati, permitindo a rescisão e uma parceria com nova montadora do grid a partir de 2025. Por conta disso, a Ducati impôs uma resposta da satélite até as férias do meio de ano, em julho.

Nesse ponto, entram KTM e Yamaha na disputa. As duas montadoras buscam expandir a participação no grid da classe rainha do Mundial de Motovelocidade. A KTM até possui a GasGas Tech3 como satélite, mas os japoneses estão sozinhos desde a partida da RNF — atual Trackhouse.

A Pramac, porém, não é a única equipe da Ducati que está estudando alternativas dentro do grid. A VR46, de Valentino Rossi, também já teve conversas com a Yamaha por conta da presença do ex-piloto italiano na montadora japonesa e por ser embaixador da marca. A decisão, por enquanto, parece definida a favor dos italianos.

Pramac segue com diversas incertezas para o futuro (Foto: AFP)

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

O que pesa na decisão da Pramac a favor da Ducati é Fermín Aldeguer. Contratado pela fábrica de Bolonha na última semana, o jovem espanhol da Moto2, será promovido ao grid para correr em uma satélite. Antes da etapa portuguesa, Mauro Grassilli, novo diretor-esportivo da Ducati, respondeu: “Com certeza, será a Pramac”.

“Temos uma opção com eles para o futuro. Se eles aceitarem essa opção, terão Fermín pelos próximos dois anos”, garantiu.

A Pramac não tem nenhum piloto definido para o próximo ano. O contrato de Jorge Martín vence no fim de 2024 e o espanhol já assegurou que não vai seguir em uma estrutura satélite. Franco Morbidelli, que estreou na equipe nesta temporada, também tem acordo válido apenas até o fim do atual campeonato.

MotoGP volta à pista entre os dias 12 e 14 de abril, para o GP das Américas, em Austin, terceira etapa do campeonato de 2024. O GRANDE PRÊMIO faz a cobertura completa do evento, assim como das outras classes do Mundial de Motovelocidade durante todo o ano.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da MotoGP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.