Pramac faz história e se torna primeira equipe satélite a levar título na ‘Era MotoGP’

A Pramac conquistou, no GP do Catar, o primeiro título de uma equipe independente na MotoGP desde as mudanças no regulamento e na nomenclatura, em 2002

A Pramac fez história no GP do Catar de 2023, apesar dos resultados ruins que prejudicaram Jorge Martín na briga pelo título. Mesmo com a dupla de pilotos sofrendo para ficar no top-10 em Lusail, o time conquistou o Mundial de Equipes, tornando-se a primeira satélite a conseguir o feito desde 2001.

No que é considerada a ‘Era MotoGP‘, a partir de 2002, é a primeira vez que uma equipe satélite vence o campeonato, dominado pelos times oficiais de fábrica há décadas. No Catar, a Pramac chegou a 620 pontos e não pode mais alcançada pela Ducati, com 531, com apenas mais uma etapa no calendário.

Ao longo da temporada, foram quatro vitórias de Jorge Martín e uma de Johann Zarco — a primeira do francês na MotoGP. Em sprints, foram mais oito triunfos de Martín. O time também conquistou outras quatro poles ao longo do certame.

Essa é a primeira conquista de uma equipe satélite desde 2001, ainda nas 500cc, quando a Nastro Azzurro Honda venceu o campeonato com Valentino Rossi no comando, destronando o time de fábrica da própria montada japonesa.

Jorge Martín comemora vitória na sprint no Catar (Foto: Gold & Goose/ Red Bull Content Pool)

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Ao longo dos anos, muitos times independentes passaram perto das conquistas. Em 2020, a SRT Yamaha bateu na porta com Fabio Quartararo e Franco Morbidelli. Em 2022, a Gresini de Enea Bastianini e Fabio Di Giannantonio também não conseguiu por pouco. Nas duas ocasiões, foram derrotados pela equipe de fábrica da Ducati.

MotoGP volta a acelerar no fim de semana do dia 26 de novembro, com o GP da Comunidade Valenciana, no circuito de Valência, para a etapa que encerra a temporada 2023. O GRANDE PRÊMIO faz a cobertura completa do evento, assim como das outras classes do Mundial de Motovelocidade.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da MotoGP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.