Di Giannantonio supera Bagnaia no Catar e vence pela 1ª vez na MotoGP. Martín é 10º
Fabio Di Giannantonio guardou equipamento para as voltas finais em Lusail, bateu Pecco Bagnaia e contou com um erro do rival para vencer. Jorge Martín andou mal e viu o título mais distante depois de terminar em décimo
O jejum, enfim, foi quebrado! Fabio Di Giannantonio voltou a mostrar bom ritmo em Lusail para ultrapassar Francesco Bagnaia nas últimas voltas da prova e, assim, conquistar a primeira vitória na MotoGP. O resultado foi definido apenas a quatro giros para o fim, quando o italiano fez uma audaciosa manobra e depois contou com erro do compatriota para conquistar o GP do Catar com três segundos de vantagem.
Pecco Bagnaia assumiu a liderança na largada em Lusail e foi o primeiro colocado em quase todas as voltas. No fim, perdeu a vantagem, mas ainda acabou na segunda colocação. Com isso, viu a vantagem no campeonato aumentar de sete para 21 pontos com apenas mais 37 tentos em jogo na última etapa, em Valência.
Relacionadas
Luca Marini largou na pole e andou bem para completar o pódio em Lusail. Maverick Viñales fez boa recuperação para ser o quarto colocado, com Brad Binder em quinto. Álex Márquez, Fabio Quartararo, Enea Bastianini e Jack Miller fecharam os nove melhores.
E Jorge Martín? Depois de vencer a sprint no Catar, o espanhol da Pramac largou muito mal e foi perdendo rendimento volta após volta, sendo superado pelos resultado. No fim, com muito esforço, terminou na décima colocação e viu todo esforço de sábado novamente ser jogado pelo ralo no dia seguinte. Agora, precisa de uma grande combinação de resultados para ficar com o título da classe rainha do Mundial.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!
A MotoGP volta a acelerar no fim de semana do dia 26 de novembro, com o GP da Comunidade Valenciana, no circuito de Valência, para a etapa que encerra a temporada 2023. O GRANDE PRÊMIO faz a cobertura completa do evento, assim como das outras classes do Mundial de Motovelocidade.
Confira como foi o GP do Catar da MotoGP:
A noite chegou no Catar, mas as altas temperaturas continuaram firmes, com termômetros na casa de 26ºC no ar e 32ºC na pista, além de ventos de apenas 3 km/h.
Quase todos os pilotos foram com pneus duros na dianteira e na traseira. As exceções foram Luca Marini, Iker Lecuona, Franco Morbidelli e Fabio Quartararo com pneus macios na dianteira.
A ausência do grid foi Miguel Oliveira. O português sofreu uma fratura na escápula direita depois do acidente na volta inicial da sprint em Lusail e não foi liberado pelos médicos.
Na largada, Francesco Bagnaia partiu para o ataque e imediatamente pulou da segunda fila para assumir a primeira posição, seguido por Luca Marini e Fabio Di Giannantonio. Jorge Martín, por outro lado, não foi bem ao patinar e caiu para o oitavo lugar.
Ainda na primeira volta, Iker Lecuona abandonou a prova no Catar com problemas técnicos.
No segundo giro, Brad Binder mergulhou por dentro e tomou o quinto lugar de Marc Márquez. Um pouco mais à frente, Álex Márquez superou o companheiro Fabio Di Giannantonio e foi para o terceiro posto.
Na frente, Bagnaia chegou a abrir 0s6 de vantagem, mas viu Marini diminuiu para 0s3 logo depois, mostrando-se confortável na disputa pela liderança.
Na volta três, Johann Zarco espcaou da pista e perdeu posições para Martín e Maverick Viñales, caindo para a nona posição e alçando o companheiro para sétimo.
Di Giannantonio não perdeu tempo e retomou a posição contra Álex Márquez, voltando para o terceiro posto. Na frente, Marini busca usar a força do pneu macio na dianteira para se aproximar de Bagnaia.
No início da volta 5, Martín aproveitou o vácuo na reta principal, colocou de lado e fez a ultrapassagem para assumir a sexta posição. Di Giannantonio também seguiu com força e foi para o segundo lugar.
Logo depois, no mesmo giro, Álex Márquez botou por dentro em Marini e subiu para terceiro, com Binder indo no embalo. O sul-africano, aliás, rapidamente passou e foi para a terceira colocação.
Apesar de andar sozinho na pista, Martín não conseguia se aproximar muito dos ponteiros e aparecia 1s2 atrás de Marini na volta 7.
Com dores depois do acidente de ontem, Aleix Espargaró não aguentou e foi para os boxes, abandonando assim a disputa turbulenta do GP do Catar.
Na volta 8, a diferença entre os ponteiros se estabilizou. Martín, 1s9 atrás de Marini, começou a sofrer pressão dos compatriotas Marc Márquez e Viñales.
Di Giannantonio passou a apertar o ritmo e ficou a 0s2 de Bagnaia, mas estacionou e não armou ataque. Por outro lado, Viñales superou Márquez e foi para a sétima posição, colado em Martín.
No início da volta 11, mais drama. Viñales superou Martín com uma grande manobra na curva 5. Marc Márquez foi no embalo e também passou, tomando o sétimo lugar. Na frente, Di Giannantonio passou a atacar Bagnaia de vez.
No giro seguinte, Martín deu o troco em Márquez e voltou para sétimo. Quartararo aproveitou a porta aberta, entrou e foi junto. O francês, porém, logo superou Martín e ficou na P7.
O calvário de Martín seguiu na volta 13, quando errou no final da reta, perdeu a posição para Jack Miller e caiu para a nona posição.
Na volta 15, Zarco passou o companheiro Martín no fim da reta, mas rapidamente devolveu a posição. Enquanto isso, na frente, Bagnaia seguia com 0s2 de vantagem para Di Giannantonio e uma confortável vantagem de 3s9 para Binder, o terceiro colocado.
A 7 giros para o fim, Marini atacou Álex Márquez no setor intermediário e tomou a quarta colocação.
Na frente, Di Giannantonio seguia comboiando Bagnaia, mas conseguir aproveitar para ultrapassar. A 5 voltas do fim, outro golpe, quando Enea Bastianini, também da Ducati, passou Martín e tomou o nono lugar.
A pressão, enfim, fez efeito. Diggia se aproximou no setor final, mergulhou por dentro e tomou a liderança com quatro voltas para o fim. Atrás, Marini e Viñales passaram Binder e cresceram na tabela.
No final da reta, a três voltas para o fim, Bagnaia forçou a manobra, errou e escapou da pista, mas voltou ainda em segundo lugar. O líder do campeonato, porém, ficou 2s8 atrás do compatriota.
No fim, Marini ainda tentou se aproximar de Bagnaia no fim, mas sem sucesso. Lá atrás, Zarco errou e quase derrubou Marc Márquez.
Na bandeira quadriculada, Di Giannantonio foi o primeiro na linha de chegada e venceu pela primeira vez na MotoGP. Bagnaia e Marini fecharam o pódio, enquanto Martín terminou irritado no décimo posto.
MotoGP 2023, GP do Catar, Lusail, Corrida:
POSIÇÃO | PILOTO | EQUIPE | DIFERENÇA |
1 | F DI GIANNANTONIO | Gresini Ducati | 41:43.654 |
2 | F BAGNAIA | Ducati | +2.734 |
3 | L MARINI | VR46 | +4.408 |
4 | M VIÑALES | Aprilia | +4.488 |
5 | B BINDER | KTM | +7.246 |
6 | Á MÁRQUEZ | Gresini Ducati | +7.620 |
7 | F QUARTARARO | Yamaha | +7.828 |
8 | E BASTIANINI | Ducati | +8.239 |
9 | J MILLER | KTM | +11.509 |
10 | J MARTÍN | Pramac Ducati | +14.819 |
11 | M MÁRQUEZ | Honda | +14.964 |
12 | J ZARCO | Pramac Ducati | +17.431 |
13 | M BEZZECCHI | VR46 | +17.807 |
14 | J MIR | Honda | +18.673 |
15 | A FERNÁNDEZ | GasGas Tech3 | +21.455 |
16 | F MORBIDELLI | Yamaha | +21.474 |
17 | R FERNÁNDEZ | RNF APRILIA | +22.142 |
18 | P ESPARGARÓ | GasGas | +27.194 |
19 | T NAKAGAMI | LCR Honda | +27.740 |
20 | A ESPARGARÓ | Aprilia | Não completou |
21 | I LECUONA | Honda | Não largou |