Presidente da FIM diz que Márquez e Rossi “envenenaram atmosfera da MotoGP” e pede final “brigada, mas limpa”

Vito Ippolito, presidente da Federação Internacional de Motociclismo, condenou a postura de Marc Márquez e Valentino Rossi, afirmando que a briga entre os dois envenenou a atmosfera da categoria

A Federação Internacional de Motociclismo se posicionou de forma bastante dura acerca da polêmica entre Valentino Rossi e Marc Márquez que culminou na queda do espanhol durante a etapa da Malásia do último domingo (25) e na punição do italiano, que vai largar em último na decisão que acontece no próximo fim de semana em Valência.
 
Presidente da entidade, Vito Ippolito escreveu uma carta aberta criticando a atitude dos dois pilotos e de quem mais se envolveu na briga, afirmando que tudo o que aconteceu só ajudou a prejudicar a imagem da categoria e tentou estragar tudo de positivo que a MotoGP tenta passar aos fãs.
 
O presidente da FIM foi bastante direto e reclamou da briga que “envenenou” a atmosfera da categoria.
 
“Os acontecimentos recentes e essa luta pelo título da temporada 2015 trouxeram uma imagem negativa do momento da categoria e envenenaram a atmosfera em torno do esporte”, disse.
 
Para Ippolito, os acontecimentos ferem a política moral da categoria de ter espírito esportivo acima de tudo.
 
“Nós estamos nos afastando do tradicional orgulho por atitudes sempre coerentes com o espírito esportivo, estamos fugindo de uma marca do motociclismo”, continuou.
Vito Ippolito reclamou muito da atitude de Rossi e Márquez (Foto: MotoGP)
O dirigente máximo da entidade afirmou que cada um faz o que acha certo, mas que tudo isso gera consequências.
 
“Cada um tem o direito de expressar suas ideias, mas palavras e ações sempre têm suas consequências. Os pilotos, acima de tudo, precisam ter consciência de que têm milhares de fãs no mundo todo, devem tomar cuidado com suas atitudes”, declarou.
 
Segundo Ippolito, a qualidade do campeonato é só mais um ponto da MotoGP, que também precisa ter pessoas disciplinadas em seu mundo.
 
“Nós não queremos que eles façam apenas um bom campeonato, mas que tenham disciplina, que sejam os melhores exemplos do esporte. O mesmo nós queremos do staff e dos patrocinadores dos pilotos”, falou.
Acidente entre Rossi e Márquez na Malásia (Foto: Reprodução/Twitter)
O presidente afirmou que Márquez e Rossi fizeram um desserviço ao esporte com essa polêmica.
 
“Se ficarem criando uma série de polêmicas, estarão fazendo um desserviço ao nosso esporte e estarão ofuscando todas as coisas boas que a categoria proporciona”, disse.
 
Ippolito espera por uma grande decisão na Espanha, mas que tudo seja limpo o tempo inteiro.
 
“Em nome da FIM e de todos que querem o melhor para a categoria, espero que a etapa final em Valência tenha uma grande luta dentro da pista, mas que ela seja limpa o tempo inteiro”, completou.
 
Rossi, que larga em último, ainda tem sete pontos de vantagem para Jorge Lorenzo, companheiro de Yamaha.
 

GOSTA DO CONTEÚDO DO GRANDE PRÊMIO?

Você que acompanha nosso trabalho sabe que temos uma equipe grande que produz conteúdo diário e pensa em inovações constantemente. Mesmo durante os tempos de pandemia, nossa preocupação era levar a você atrações novas. Foi assim que criamos uma série de programas em vídeo, ao vivo e inéditos, para se juntar a notícias em primeira-mão, reportagens especiais, seções exclusivas, análises e comentários de especialistas.

Nosso jornalismo sempre foi independente. E precisamos do seu apoio para seguirmos em frente e oferecer o que temos de melhor: nossa credibilidade e qualidade. Seja qual o valor, tenha certeza: é muito importante. Nós retribuímos com benefícios e experiências exclusivas.

Assim, faça parte do GP: você pode apoiar sendo assinante ou tornar-se membro da GPTV, nosso canal no YouTube

Saiba como ajudar