Quartararo é punido por infração em teste e perde 20 minutos do TL1 no GP da Espanha

A FIM (Federação Internacional de Motociclismo) vai impedir a participação de Fabio Quartararo nos primeiros 20 minutos do primeiro treino livre do GP da Espanha por conta de uma infração ao regulamento de testes da MotoGP

Fabio Quartararo não escapou ileso por ter infringido o regulamento de testes da MotoGP. A FIM (Federação Internacional de Motociclismo) anunciou nesta quarta-feira (15) que o #20 não poderá participar dos primeiros 20 minutos do primeiro treino livre para o GP da Espanha.

No último dia 2, a entidade divulgou nota anunciando uma investigação após uma denúncia de irregularidades em testes. A FIM não nomeou os pilotos, mas Quartararo logo foi apontado pela imprensa espanhola.

MotoGP 2020 França Magny-Cours Fabio Quartararo
Fabio Quartararo treinou em Magny-Cours no mês passado (Foto: Reprodução/Instagram)
Paddockast #69 | Papo com Felipe Drugovich
Ouça também: PODCASTS APPLE | ANDROID | PLAYERFM

O regulamento permite que os pilotos utilizem em treinos motos da mesma capacidade com que correm, mas apenas de produção padrão, homologadas para rua. Por segurança, eles podem fazer mudanças ― que devem ser comunicadas ao diretor-técnico ― em rodas, pinças de freio, cilindros-mestres, discos (discos de carbono não são permitidos), suspensão traseira e dianteira, pneus (disponíveis comercialmente, apenas), pedaleira e guidão. Além disso, também podem ser removidas peças como retrovisores e luzes, por exemplo.

O francês da SRT treinou em 18 e 19 de junho em Magny-Cours a bordo de uma Yamaha YZF-R1, mas a moto foi preparada pela Techsolutions. Tanto o piloto quanto a equipe divulgaram imagens destes treinos nas redes sociais.

Na decisão divulgada nesta quarta, o Painel de Comissários da FIM não indica exatamente qual componente infringiu o regulamento, mas afirma que “aceitou o argumento de que a infração não foi intencional”.

“O Painel de Comissários da FIM impôs uma suspensão dos primeiros 20 minutos do TL1 do GP da Espanha”, diz a nota.

Quartararo, porém, apelou da punição aos Comissários de Apelação da FIM e ainda aguarda uma posição.

Titular da Estrella Galicia 0,0 na Moto3, Sergio Garcia recebeu a mesma punição por ter infringindo o regulamento em um teste realizado em Aragão no mês passado.

GOSTA DO CONTEÚDO DO GRANDE PRÊMIO? Você que acompanha nosso trabalho sabe que temos uma equipe grande que produz conteúdo diário e pensa em inovações constantemente. Mesmo durante os tempos de pandemia, nossa preocupação era levar a você atrações novas. Foi assim que criamos uma série de programas em vídeo, ao vivo e inéditos, para se juntar a notícias em primeira-mão, reportagens especiais, seções exclusivas, análises e comentários de especialistas.
Nosso jornalismo sempre foi independente. E precisamos do seu apoio para seguirmos em frente e oferecer o que temos de melhor: nossa credibilidade e qualidade. Seja qual o valor, tenha certeza: é muito importante. Nós retribuímos com benefícios e experiências exclusivas.
Assim, faça parte do GP: você pode apoiar sendo assinante ou tornar-se membro da GPTV, nosso canal no YouTube.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da MotoGP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.