Quem ganhou e quem perdeu: as voltas rápidas das fábricas na Malásia em 2024 e 2025

Na comparação entre os testes da pré-temporada da Malásia de 2024 e 2025, fica claro que a Yamaha foi quem teve o maior ganho em volta rápida. A Aprilia, por outro lado, foi bastante mais lenta

A MotoGP encerrou nesta sexta-feira (7) a primeira bateria de testes da pré-temporada 2025 em Sepang. E, ainda que as atividades na Malásia não forneçam uma imagem 100% real da nova ordem de forças da classe rainha do Mundial de Motovelocidade, já é possível constatar quem ganhou e quem perdeu desempenho em termos de volta rápida em relação ao ano passado.

Em um exercício de comparação entre os testes da Malásia de 2024 e 2025, a Aprilia foi quem mais perdeu desempenho. No outro extremo, a KTM ganhou um pouco, assim como Honda e Ducati. Mas foi a Yamaha quem deu o maior salto.

Relacionadas

No caso da Aprilia, a melhor volta de 2024 foi registrada por Aleix Espargaró em 1min57s091. Desta vez, porém, Marco Bezzecchi não passou de 1min57s328. Ou seja, a RS-GP foi 0s237 mais lenta de um ano para o outro. No entanto, é preciso lembrar que a casa de Noale vem renovada para 2025 e ficou desfalcada de Jorge Martín e Raúl Fernández ainda nas primeiras horas da atividade, já que os dois sofreram fraturas em quedas separadas.

A KTM, por outro lado, ganhou marginalmente. Em 2024, Brad Binder fez a melhor volta do teste de Sepang em 1min57s307. Agora, Pedro Acosta rodou em 1min57s175, o que representa um ganho de 0s132. A marca austríaca mostrou novidades no campo aerodinâmico, mas a preocupação maior é em relação ao fôlego da equipe para a temporada por causa da crise econômica que atinge a marca de Mattighofen.

Fabio Quartararo destacou o ganho da Yamaha de um ano para outro (Foto: Yamaha)

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

Lanterna do Mundial de Construtores do ano passado, a Honda também conseguiu ganhos em termos de volta lançada. No ano passado, Joan Mir fez o melhor tempo com a RC213V em 1min57s374. Em 2025, foi Johann Zarco quem colocou a montadora japonesa mais longe, alcançando 1min57s204. Portanto, o ganho foi de 0s170.

Apesar da evolução pequena, a Honda mostrou mais otimismo neste ano, com os pilotos confiantes em uma temporada mais forte, mesmo que ainda distante do objetivo final.

A Ducati, por sua vez, ficou 0s189 mais rápida entre um ano e outro, mas com um porém importante na equação. Em 2024, Francesco Bagnaia fez a melhor volta em 1min56s682, enquanto Álex Márquez liderou o treino deste ano com 1min56s493 usando a mesma GP24 que o bicampeão tinha no início do ano passado.

Os italianos ainda estão tentando fechar um pacote para este ano, já que, ainda que a suavidade na entrega de potência do propulsor da GP25 tinha encantado, os pilotos seguem vendo mais benefícios na unidade anterior.

A Yamaha, por outro lado, tem razões para sair satisfeita de Sepang. Ano passado, Fabio Quartararo fez a melhor volta no teste em 1min57s525. Mas, desta vez, o francês chegou a 1min56s724. O ganho da YZR-M1 foi de impressionantes 0s801.

Falando à imprensa após o fim do teste, Fabio mostrou em evidências o tamanho do ganho da casa de Iwata.

“Entre 2019 e 2024, melhoramos 0s6. De 2024 para 2025, melhoramos 0s8”, comparou.

O teste da Tailândia, contudo, será uma prova de fogo para confirmar a evolução da YZR-M1, já que a moto japonesa costuma sofrer em condições de pouca aderência e a pista da Malásia estava bastante emborrachada após seis dias de atividades.

Equipe20242025Diferença
Ducati1:56.6821:56.493-0.189
Francesco Bagnaia (GP24)Álex Márquez (GP24)
Aprilia1:57.0911:57.328+0.237
Aleix EspargaróMarco Bezzecchi
KTM1:57.3071:57.175-0.132
Brad BinderPedro Acosta
Yamaha1:57.5251:56.724-0.801
Fabio QuartararoFabio Quartararo
Honda1:57.3741:57.204-0.170
Joan MirJohann Zarco

MotoGP volta às pistas entre os dias 12 e 13 de fevereiro para o segundo teste da pré-temporada, na Tailândia. O GRANDE PRÊMIO faz a cobertura completa do evento, assim como das outras classes do Mundial de Motovelocidade durante todo o ano.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da MotoGP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.