Raúl Fernández foge e vence com folga em Aragão na Moto2. Gardner é segundo

Apesar de uma cirurgia na mão direita nos últimos dias, Raúl Fernández mostrou um ritmo impressionante, superou a concorrência e venceu com folga o GP de Aragão da Moto2. Remy Gardner segue líder do campeonato mas foi apenas discreto e ficou com a segunda posição após a queda de Sam Lowes

Quartararo presenteou uma torcedora com luvas durante os treinos na Espanha (Vídeo: MotoGP)

As últimas semanas não foram fáceis para Raúl Fernández. Depois de um resultado ruim em Silverstone, com direito a queda na corrida, o espanhol fraturou um dedo da mão direita e precisou passar por cirurgia às vésperas do GP de Aragão. Apesar disso, reagiu e venceu com maestria no circuito espanhol, diminuindo a vantagem de Remy Gardner na briga pelo título.

Fernández largou em terceiro, mas rapidamente escalou as primeiras posições até assumir a liderança na quarta volta, quando superou Sam Lowes. Depois, foi só abrir vantagem, apesar das dores, e contar com um erro do britânico nos últimos giros.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

Raúl Fernández conquistou o quinto triunfo na temporada (Foto: Divulgação/MotoGP)

Conheça o canal do Grande Prêmio no YouTube.
Siga o Grande Prêmio no Twitter e no Instagram.

Remy Gardner, líder do campeonato, foi discreto. Sem um bom ritmo, envolveu-se em diversas disputas e terminou na segunda posição, mas distante do companheiro de equipe. Com o resultado, segue na ponta da tabela. Depois de largar mal, Augusto Fernández fez uma ótima prova de recuperação e terminou em terceiro, fechando o pódio.

Jorge Navarro foi superado por Augusto Fernández nas voltas finais e ficou com o quarto lugar. Arón Canet, Fabio Di Giannantonio, Fermín Aldeguer, Ai Ogura, Marcel Schrotter e Tony Arbolino completaram o top-10 em Aragão.

A Moto2 volta às pistas no próximo domingo (19) para o GP de San Marino e da Riviera de Rimini. O GRANDE PRÊMIO acompanha todas as atividades do Mundial de Motovelocidade 2021.

Saiba como foi o GP de Aragão de Moto2:

Tal qual aconteceu durante todo o fim de semana, o domingo em Alcañiz foi de sol e calor. Antes da largada da Moto2, os termômetros mediam 25°, com o asfalto chegando a 38°C. A velocidade do vento era de 8 km/h.

Diferente do que aconteceu na Moto3, a Moto2 não constou com uma escolha de pneus uniforme. A maioria dos pilotos optou pela dianteiro 3, o mais duro, mas Albert Arenas, Femi Aldeguer, Simone Corsi, Tony Arbolino e Manuel Gonzales escolheram o macio. Na traseira, quase todos calçaram o 0, mas Marcos Ramírez optou pela borracha dura.

Dono da pole, Sam Lowes largou bem e conseguiu sustentar a liderança, diante de Remy Gardner e Raúl Fernández. Ai Ogura avançou para quarto, seguido por Héctor Garzó.

A largada da Moto2 no circuito espanhol (Vídeo: MotoGP)

Ainda na primeira volta, Lowes abriu quase 0s6 de vantagem. Vendo o rival fugir, Raúl tomou o segundo posto de Gardner e logo tratou de se afastar do australiano e começar a descontar a vantagem de Sam.

Ainda no início da corrida, os comissários da FIM (Federação Internacional de Motociclismo) anunciaram que Piotr Biesiekirski tinha de cumprir duas voltas longas por queima de largada.

Enquanto isso, Raúl seguia em ritmo forte, cortando a vantagem de Lowes, que na volta 3 já tinha caído para 0s291. A dúvida, no entanto, era quanto tempo Fernández resistiria fisicamente, já que ainda se recupera de uma cirurgia por causa de uma fratura na mão direita.

Ogura atacou Gardner e chegou a tomar o terceiro posto, mas o australiano deu o troco e manteve a posição. Pouco depois, Raúl colou em Sam e aproveitou a freada da curva 1 para passar o britânico por dentro e tomar a ponta.

Raúl Fernández passou Lowes e assumiu a liderança no início da volta 4 (Vídeo: MotoGP)

Uma vez na liderança, o espanhol da Red Bull KTM Ajo abriu um caminhão de vantagem: mais de 0s5. Mais atrás, Ogura voltou a assumir o terceiro posto, com Héctor Garzó também aproveitando o erro do australiano para avançar uma posição.

Garzó chegou a assumir o terceiro lugar, mas Remy reagiu quase que de imediato e voltou ao terceiro posto, à frente de Ogura e Garzó, que caiu pouco depois. Quem também caiu foi Tom Lüthi, mesmo destino de Xavi Vierge.

Na sexta das 21 voltas previstas, Raúl já tinha 0s874 de vantagem na liderança, enquanto Gardner já vinha mais de 2s atrás de Lowes. Ogura era o quarto, à frente de Jorge Navarro, Arón Canet e Marco Bezzecchi. Albert Arenas abandonou a corrida com um tombo na curva 8.

A série de quedas seguiu com Lorenzo Dalla Porta, que encerrou a participação na corrida depois de um tombo na curva 1. Na volta 10, foi Marco Bezzecchi quem sofreu uma queda na 8. Terceiro na classificação, o italiano até voltou para a corrida, mas o impacto no campeonato era severo.

Marco Bezzecchi sofreu um duro impacto no campeonato com a queda em Aragão (Vídeo: MotoGP)

Firme na ponta e conseguindo responder às tentativas de Lowes, Raúl tinha 1s149 de vantagem com 11 voltas para o fim. Gardner, por sua vez, beirava os 4s de atraso para o britânico, mas também já tinha uma boa distância para Jorge Navarro.

Com nove voltas para o fim, Lowes entrou nos boxes depois de uma queda na curva 7, o que deu ainda mais tranquilidade para Raúl, que ganhou mais de 6s de margem para Gardner na liderança.

Navarro, então, passou Arón Canet para se instalar no último degrau do pódio, mais de 2s atrás de Remy. Augusto Fernández era o quinto, seguido por Fabio Di Giannantonio, Ai Ogura e Marcel Schrötter.

Se a situação na ponta já estava muitíssimo bem encaminhada, a briga pelo pódio era mais divertida, com Augusto Fernández pressionando Navarro pelo terceiro lugar. O piloto da Speed Up, porém, vinha fazendo um bom trabalho de defesa.

Com quatro voltas para o fim, Augusto conseguiu passar, mas o troco de Jorge foi imediato, mantendo as posições inalteradas.

Pouco depois, Nicolò Bulega caiu e abandonou a corrida de Aragão. Pouco depois, Somkiat Chantra teve o mesmo destino.

Com três voltas para o fim, Augusto conseguiu passar Navarro e consolidar a ida para o terceiro posto. Jorge não conseguiu manter o contato com o rival da Marc VDS, que ficou com o último posto do pódio por 0s227.

Moto2 2021, GP de Aragão, MotorLand, Corrida:

1R FERNÁNDEZRed Bull KTM Ajo Kalex39:49.99021 voltas
2R GARDNERRed Bull KTM Ajo Kalex+5.408 
3A FERNÁNDEZMarc VDS Kalex+6.824 
4J NAVARROSpeed UP+7.051 
5A CANETAspar Speed Up+10.695 
6F DI GIANNANTONIOSpeed UP+15.160 
7F ALDEGUERSpeed UP+16.730 
8A OGURATeam Tady Kalex+17.085 
9T ARBOLINOIntact Kalex+17.704 
10S CORSIForward MV Agusta+20.121 
11M SCHROTTERIntact Kalex+20.852 
12M RAMÍREZAmerican Kalex+24.602 
13J ROBERTSAmerican Kalex+26.086 
14C BEAUBIERAmerican Kalex+29.101 
15C VIETTIVR46 Kalex+30.301 
16B BALTUSRW NTS+30.420 
17M GONZÁLEZPONS Kalex+34.977 
18S MANZIForward MV Agusta+35.789 
19H SYAHRINAspar Speed Up+36.036 
20J MCPHEESIC Kalex+47.756 
21X CARDELUSSpeed UP+47.834 
22S CHANTRATeam Tady KalexAbandonou 
23N BULEGAGresini KalexAbandonou 
24S LOWESMarc VDS KalexAbandonou 
25B BENDSNEYDERPertamina SAG KalexAbandonou 
26M BEZZECCHIVR46 KalexAbandonou 
27L DALLA PORTAItaltrans KalexAbandonou 
28A ARENASAspar Speed UpAbandonou 
29H GARZÓPONS KalexAbandonou 
30X VIERGESIC KalexAbandonou 
31T LÜTHIPertamina SAG KalexAbandonou 
32P BIESIEKIRSKIPertamina SAG KalexAbandonou 
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da MotoGP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.