Red Bull Ring atende pedidos de pilotos da MotoGP e adiciona chicane para etapa de 2022

Depois de mais um assustador acidente, o Red Bull Ring decidiu colocar uma chicane no trecho de alta velocidade para dar mais segurança aos pilotos da MotoGP. A mudança era solicitada desde o incidente entre Johann Zarco e Franco Morbidelli em 2020

O grave acidente entre Dani Pedrosa e Lorenzo Savadori na Estíria (Vídeo: MotoGP)

A segurança dos pilotos no Red Bull Ring voltou a ser assunto no paddock da MotoGP após o assustador acidente entre Dani Pedrosa e Lorenzo Savadori no GP da Estíria, que gerou um incêndio no meio da pista e interrompeu a prova. Para evitar novos incidentes, a direção do circuito decidiu fazer alterações no traçado para 2022.

Foi a terceira corrida seguida da MotoGP no traçado de Spielberg que precisa ser interrompida por causa de circunstâncias peculiares: em 2020, no GP da Áustria, Johann Zarco causou um assustador acidente com Franco Morbidelli, Maverick Viñales e Valentino Rossi. Na semana seguinte, no GP da Estíria, o espanhol da Yamaha precisou se atirar da moto após ficar sem freio.

A segurança da pista austríaca é constantemente criticada pelos pilotos da MotoGP, principalmente pelas altas velocidades. No início de 2021, o Red Bull Ring, optou por não fazer mudanças no layout da curva 2 mesmo após o forte acidente que marcou a corrida do ano passado. Os responsáveis pelo autódromo ressaltaram que a pista foi homologada pela FIM (Federação Internacional de Motociclismo), que é quem tem a responsabilidade de atestar a segurança do traçado.

O novo traçado do Red Bull Ring para a MotoGP, a partir de 2022 (Foto: Divulgação/Red Bull Ring)

Conheça o canal do Grande Prêmio no YouTube.
Siga o Grande Prêmio no Twitter e no Instagram.

Para a próxima temporada, o circuito austríaco vai contar com uma novidade para as corridas do Mundial de Motovelocidade. Entre a curva e a curva 3, quando há uma leve curva para a esquerda, vai ser colocada uma chicane para diminuir a velocidade. É a única modificação anunciada pelos organizadores.

“Para ampliar a atratividade e a segurança do GP da Áustria, uma chicane será construída na curva 2, com coordenação da FIA [Federação Internacional de Automobilismo], da Fórmula 1, além de FIM [Federação Internacional de Motociclismo] e Dorna [organizadora da categoria]”, diz o comunicado divulgado.

“A construção é necessária e vai começar em novembro, seguindo por todo o inverno para que o Red Bull Ring possa começar a temporada 2022 com novo traçado para as categorias com duas rodas”, conclui a nota.

A MotoGP volta a acelerar neste domingo (15), com o GP da Áustria, novamente no Red Bull Ring. O GRANDE PRÊMIO acompanha todas as atividades do Mundial de Motovelocidade 2021.

ASSISTA
Pedrosa e Savadori causam acidente com fogo e bandeira vermelha no GP da Estíria
Aleix Espargaró e Marc Márquez discutem na pista após toque durante GP da Estíria

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da MotoGP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.