Reinando absoluto em 2014, Márquez estende domínio e é pole pela 6ª vez seguida na MotoGP. Pol Espargaró é 2º

Ainda imbatível, Marc Márquez ampliou seu domínio e confirmou sua sexta pole consecutiva na MotoGP. Pol Espargaró ficou com o segundo posto do grid, à frente de Andrea Dovizioso

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As imagens desta sexta-feira de Mundial de Motovelocidade em Le Mans

Marc Márquez tem um novo encontro com a história neste domingo (17). Perto de se tornar o mais jovem a vencer cinco corridas seguidas na classe rainha do Mundial de Motovelocidade desde Mike Hailwood em 1962, o piloto da Honda aproveitou o sábado em Le Mans para manter seu aproveitamento em 100%.
 
Soberano ao longo de todo o Q2, o espanhol não encontrou rivais e garantiu sua quinta pole-position na temporada – a sexta consecutiva – com uma volta em 1min32s042, 0s692 mais rápido que o rival mais próximo.
Marc Márquez, o colecionador de poles (Foto: Repsol)
Se a festa de Márquez já é mais do que esperada, a empolgação de Pol Espargaró foi a surpresa da sessão. O piloto da Tech3 foi perfeito na fase final da classificação e, embora não tenha chegado nem perto de Márquez, conseguiu um lugar no top-3 do grid pela primeira vez em sua curta carreira na MotoGP.
 
Para completar a primeira fila, Andrea Dovizioso anotou 1min32s755 e ficou com o terceiro posto, 0s713 mais lento que jovem colecionador de poles.
 
Sem efeitos colaterais após uma cirurgia para solucionar um problema de ‘arm pump’, Stefan Bradl arrematou a quarta colocação, com sua melhor volta em 1min32s846.
 
Valentino Rossi mostrou um bom ritmo na classificação, mas não conseguiu cumprir a meta de largar na primeira fila. Com seu melhor giro em 1min32s873, o italiano sai em sexto, 0s026 à frente de Jorge Lorenzo, o sexto colocado.
 
Álvaro Bautista abre a terceira fila, onde terá a companhia de Aleix Espargaró e Dani Pedrosa. Também recém-operado, o piloto da Honda passou batido ao longo da sessão e não chegou a ameaçar o companheiro de equipe. Bradley Smith fecha o top-10, 1s016 mais lento que Márquez, que estabeleceu uma nova melhor marca para Le Mans.
Márquez lidera último treino antes da classificação
 
Como aconteceu na sexta-feira, a pista de Le Mans teve um grande aumento de temperatura em relação ao treino desta manhã, com o termômetro marcando 40°C no asfalto. A temperatura ambiente também tinha subido, mas de forma mais discreta e estava em 23°C.
 
Com a pista liberada, os pilotos logo deixaram os boxes, com Jorge Lorenzo se instalando no topo da tabela de tempos, Marc Márquez vinha em segundo, à frente de Pol e Aleix Espargaró. 
 
Andrea Dovizioso conseguiu subir ao segundo lugar, mas logo caiu para terceiro com Álvaro Bautista se instalando na ponta da tabela, 0s092 mais rápido que o titular da Yamaha.
 
Dovizioso também fez uma aparição meteórica no topo da tabela, mas perdeu a posição para Marc Márquez, que anotou 1min33s494. Andrea caiu para segundo, à frente de Pedrosa, Lorenzo, Bradl, Bautista, Aleix, Rossi, Iannone e Crutchlow.
 
Correndo em casa pela primeira vez na MotoGP, Mike di Meglio sofreu uma queda na curva seis de Le Mans, mas não se feriu. O piloto da casa perdeu a frente da moto e, por pouco, não levou Bradl para um passeio. 
 
Na metade da sessão, os boxes se tornaram o local mais movimentado da pista, já que foi para lá que os pilotos rumaram em busca de novos ajustes. Com 1min33s494, Márquez tinha a liderança, à frente de Dovizioso, Pedrosa, Lorenzo e Rossi.
 
Depois de passar pelos boxes, Márquez voltou para a pista para baixar sua marca para 1min33s433, abrindo 0s149 de vantagem para Dovizioso, que continuava com o segundo posto. Com seis minutos para o fim, Lorenzo e Rossi, quarto e quinto, respectivamente, seguiam nos boxes.
 
Quando a dupla de Iwata deixou os boxes, tanto o espanhol como o italiano estavam usando pneus macios na M1. Por ser um dos circuitos mais suaves do calendário, os pneus pintados com uma faixa branca apareciam como os mais populares do fim de semana. 
 
Sem efeitos colaterais da recente cirurgia para sanar um problema de ‘arm pump’, Stefan Bradl vinha em bom ritmo e assumiu o segundo posto ao registrar 1min33s444, 0s011 mais lento que Marc.
 
Sempre de olho na primeira posição, Márquez baixou sua marca para 1min33s367 e levou a diferença para 0s077.
 
Com o fim dos 30 minutos de treino, ninguém superou a marca de Márquez, que fechou o exercício com 0s077 de vantagem para Bradl. Dovizioso garantiu o terceiro tempo, à frente de Pedrosa, Lorenzo e Rossi. Iannone fez a sétima marca, com Pol Espargaró em oitavo, Álvaro Bautista em nono e Aleix Espargaró fechando o top-10.
 
Aleix Espargaró e Crutchlow avançam ao Q2 em Le Mans
 
Como ficou definido pelo resultado combinado das três primeiras sessões de treinos livres do fim de semana, foram para a pista no Q1: Colin Edwards, Hiroshi Aoyama, Héctor Barberá, Karel Abraham, Broc Parkes, Cal Crutchlow, Aleix Espargaró, Scott Redding, Mike di Meglio, Yonny Hernández, Nicky Hayden e Michael Laverty. 
 
Com 1min34s026, Crutchlow começou na ponta, mas logo foi superado por Aleix Espargaró, que foi 0s394 mais rápido. Hernández tinha o terceiro tempo, à frente de Parkes.
 
Por se tratar de um sessão que reunião apenas pilotos que obedecem ao regulamento Aberto – com hardware e software fornecidos pela promotora do Mundial –, todos os pilotos podiam lançar mão dos compostos extra-macios disponibilizados pela Bridgestone. 
 
Seguindo a ordem natural das coisas, os boxes se tornaram bastante movimentados na metade da sessão, quando os pilotos pararam para novos conjuntos de pneus. Aleix liderava, à frente de Crutchlow, que, de novo, vinha sofrendo com os freios da sempre difícil Desmosedici. 
 
Quem também não estava com cara de alegria era Colin Edwards. O piloto de 40 anos tinha o último posto da tabela, 10s966 atrás do companheiro de Forward. O norte-americano estava com muitos problemas com a moto.
 
Os pilotos logo saíram para tentar melhorar suas marcas, menos que Aleix e Cal, que lideravam a sessão. Redding saltou para o terceiro, mas foi batido por Hayden na sequência. Hernández passou a ocupar a quarta colocação.
 
Segundo colocado no Mundial de Moto2 de 2013, Scott tentou mais uma vez e vinha em boa volta, mas acabou encontrando um pouco de tráfego pelo caminho. 
 
0s036 longe de uma vaga no Q2, Hayden também abriu volta, mas, com muitos pilotos na pista, o norte-americano não teve chances de atrapalhar a festa de Aleix e Crutchlow. Héctor Barberá, que não estava nem perto de atrapalhar os planos dos ponteiros, caiu nos minutos finais e não ficou no caminho de mais ninguém. O espanhol não se feriu. 
 
Assim, Hayden larga em 13º, à frente de Hernández, Edwards, Redding, Aoyama, Abraham, Barberá, Parkes, Laverty e Di Meglio.
 
Márquez faz de novo e é pole pela sexta vez seguida
 
Também obedecendo a ordem estabelecida pelo resultado combinado dos treinos livres e o resultado do Q1, participaram da fase final da classificação: Lorenzo, Márquez, Pol e Aleix Espargaró, Bautista, Rossi, Bradl, Pedrosa, Iannone, Smith, Dovizioso e Crutchlow. 
 
Assim que a pista foi aberta, Lorenzo, como sempre, foi o primeiro a deixar o pit-lane, seguido por Pol, Valentino e todos os demais. O espanhol calçava a YZR-M1 com um par de pneus macios, identificados pela cor branca. 
 
Lorenzo se instalou na ponta, 0s125 à frente de Rossi, Bradl vinha em terceiro, seguido por Aleix e Pol Espargaró. Com 1min32s567, Márquez se instalou na ponta, abrindo 0s621 de vantagem para o espanhol da Yamaha. O jovem campeão também deixou os boxes com os pneus brancos na RC213V.
 
Na sequência, Iannone baixou para 1min33s102 e assumiu o terceiro lugar, à frente de Smith e Aleix, que também melhoraram. Rossi caiu para sexto, com Crutchlow em sétimo e Bradl em oitavo. Pedrosa vinha em último, 1s134 mais lento que o companheiro.
 
Com cerca de oito minutos para o fim, os pilotos partiram para os boxes. Ao contrário do que fez em Le Mans, quando trocou de moto, Marc optou pela estratégia normal, sentando quietinho dentro dos boxes e deixando seus mecânicos trabalharem na moto titular.
 
Nos boxes da Yamaha também era hora os mecânicos trabalharem, com Lorenzo e Rossi entrando juntinhos. Na Ducati, Crutchlow decidiu aproveitar a brecha regulamentar e usar o pneu traseiro extra-macio na GP14.
 
Na Yamaha, Lorenzo trocou um par de pneus macios por outro conjunto de macios, mesma estratégia adotada por Rossi e Márquez.
 
Ao invés de puxar a fila na saída do pit-lane, Lorenzo recolheu e deixou os outros passarem, aí entrou na linha para abrir volta.
 
Com 1min32s755, Dovizioso saltou para a segunda colocação, com Lorenzo em terceiro. Rossi saltou para o quarto posto, à frente de Aleix e Smith. 
 
Na sequência, Rossi passou Lorenzo e subiu para terceiro, mas viu Pol Espargaró tomar o segundo posto, à frente de Dovizioso e Smith, deixando o italiano em quinto.
 
Com o cronômetro zerado, Márquez confirmou sua sexta pole seguida, a quinta só na temporada 2014 da MotoGP.
 
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MotoGP, GP da França, Le Mans, Grid de Largada:

 
1
93
MARC MÁRQUEZ
ESP
HONDA
1:32.042
 
2
44
POL ESPARGARÓ
ESP
TECH3 YAMAHA
1:32.734
+0.692
3
4
ANDREA DOVIZIOSO
ITA
DUCATI
1:32.755
+0.713
4
6
STEFAN BRADL
ALE
LCR HONDA
1:32.846
+0.804
5
46
VALENTINO ROSSI
ITA
YAMAHA
1:32.873
+0.831
6
99
JORGE LORENZO
ESP
YAMAHA
1:32.899
+0.857
7
19
ÁLVARO BAUTISTA
ESP
GRESINI HONDA
1:33.006
+0.964
8
41
ALEIX ESPARGARÓ
ESP
FORWARD
1:33.015
+0.973
9
26
DANI PEDROSA
ESP
HONDA
1:33.023
+0.981
10
38
BRADLEY SMITH
ING
TECH3 YAMAHA
1:33.058
+1.016
11
29
ANDREA IANNONE
ITA
PRAMAC DUCATI
1:33.102
+1.060
12
35
CAL CRUTCHLOW
ING
DUCATI
1:33.315
+1.273
13
69
NICKY HAYDEN
EUA
ASPAR HONDA
1:33.859
+1.817
14
68
YONNY HERNÁNDEZ
COL
PRAMAC DUCATI
1:33.999
+1.957
15
5
COLIN EDWARDS
EUA
FORWARD
1:34.203
+2.161
16
45
SCOTT REDDING
ING
GRESINI HONDA
1:34.233
+2.191
17
7
HIROSHI AOYAMA
JAP
ASPAR HONDA
1:34.457
+2.415
18
17
KAREL ABRAHAM
TCH
AB
1:34.880
+2.838
19
8
HECTOR BARBERÁ
ESP
AVINTIA
1:35.499
+3.457
20
23
BROC PARKES
AUS
PAUL BIRD
1:35.795
+3.753
21
70
MICHAEL LAVERTY
ING
PAUL BIRD
1:35.932
+3.890
22
63
MIKE DI MEGLIO
FRA
AVINTIA
1:36.163
+4.121
 
 
 
 
 
 
 
RECORDE
DANI PEDROSA
ESP
HONDA
1:33.617
160.9 km/h
MELHOR VOLTA
MARC MÁRQUEZ
ESP
HONDA
1:32.042
163.6 km/h
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Condições do tempo
 
PISTA SECA
 
ar: 23ºC | pista: 43ºC

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