Rossi diz que retorno à Yamaha é “uma grande aposta” e admite se sentir como criança com doces

No lançamento da M1, Valentino Rossi afirmou que sua volta à Yamaha é uma grande aposta. Italiano reconheceu que sente uma criança com doces de volta a Iwata e elogiou o comportamento da nova moto

A Yamaha apresentou na última sexta-feira (22), nos boxes de Jerez de la Frontera, a versão de 2013 da YZR-M1, moto com que Jorge Lorenzo e Valentino irão disputar a atual temporada da MotoGP. O novo protótipo manteve o tradicional azul e branco da marca nipônica, mas ganhou alguns detalhes cromados e a presença de uma faixa preta que destaca a marca da Monster Energy, nova patrocinadora da escuderia. 
 
Sorrindo para todos os lados, Rossi não escondeu sua animação com o retorno ao time onde conquistou quatro de seus sete títulos na classe rainha do Mundial de Motovelocidade, mas classificou sua volta como “uma grande aposta”.
 
“A minha volta para a Yamaha é uma grande história e uma grande aposta para mim, mas também para a Yamaha”, afirmou. “Depois de duas temporadas afastados, estamos juntos outra vez para voltar ao topo”, continuou. 
Rossi destacou que M1 se adapta ao seu estilo de pilotagem (Foto: Yamaha)

Questionado sobre como se sentia por estar de volta à escuderia após dois anos com a italiana Ducati, Valentino afirmou que a Yamaha é como uma família para ele.
 
“É uma ótima sensação”, ressaltou. “Eu estava um pouco preocupado. Mais do que preocupado, eu não sabia o que esperar em relação à atmosfera do time”, contou. 
 
“No fim, era e ainda é ótimo de todos os pontos de vista. A Yamaha é uma família para mim”, resumiu. “Compartilhei com eles os melhores momentos da minha carreira e sempre me diverti, então acho que vai continuar da mesma forma.”
 
“Uma criança com doces é exatamente como estou me sentindo! Subir na M1 outra vez foi ótimo para mim e os primeiros testes foram muito bons”, mencionou. “Ainda não estamos prontos, mas não estamos tão longe para a primeira corrida da temporada”, ponderou. 
 
No fim de 2010, quando deixou a Yamaha, Rossi escreveu uma carta endereçada à sua M1, onde ele se declarava ao protótipo dizendo que “infelizmente, até as mais belas histórias de amor chegavam ao fim, mas elas deixam muitas memórias maravilhosas, como quando a minha M1 e eu nos beijamos pela primeira vez na grama de Welkom, quando ela olhou direto nos meus olhos e disse ‘eu te amo!’”.

Perguntado se escreveria uma nova carta, Valentino declarou: “Aquela carta foi divertida. Acho que não tenho de escrever outra, já que agora estamos começando de onde paramos em 2010. É como se os dois últimos anos nunca tivessem acontecido”, avaliou. 

 
Na visão do italiano, o protótipo mudou bastante em relação àquele que ele deixou para trás em 2010 e é agora uma moto muito melhor. “A M1 mudou muito nessas duas temporadas e foi uma ótima surpresa para mim no primeiro teste”, opinou. “A base é muito similar com a moto que deixei em 2010, mas eu sinto que a moto melhorou muito em todas as áreas e em todas as partes do circuito. A Yamaha fez um ótimo trabalho nas duas últimas temporadas”, elogiou. 
 
“A nova moto tem melhor estabilidade, melhor aderência, é mais fácil de pilotar, tem um sistema eletrônico melhor. Além disso, o motor 1000cc com quatro cilindros em linha tem mais vantagens comparado com o 800cc com que eu tive dificuldade por um tempo”, continuou o italiano.
 
Mesmo elogiando o trabalho da montadora nipônica, Valentino ponderou que alguns aspectos ainda podem ser melhorados. “A M1 é uma ótima moto, porque tem um equilíbrio perfeito, é muito amigável com o piloto, fácil de ser levada ao limite”, comentou. “Certamente temos de trabalhar muito em diferentes áreas para estar no topo, porque nossos rivais melhoram o tempo todo. Acho que precisamos melhorar a velocidade e nossa estabilidade em aceleração, para sair das curvas mais rápido”, concluiu. 
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da MotoGP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.