Termas de Río Hondo amanhece com chuva, e MotoGP cancela treino extra de reconhecimento de pneu traseiro

A previsão de chuva se confirmou e a MotoGP teve de cancelar o treino extra destinado ao reconhecimento do pneu traseiro médio que estará disponível para o GP da Argentina. Michelin removeu os dois compostos inicialmente alocados após um problema com Scott Redding no quarto treino livre

O pior pesadelo dos pilotos acaba de se tornar realidade. Confirmando a previsão que se manteve ao longo de todo o fim de semana, o domingo (3) amanheceu com chuva em Termas de Río Hondo, forçando a MotoGP a cancelar o treino extra de reconhecimento dos pneus traseiros que entraram em cena após a Michelin remover os dois compostos traseiros inicialmente alocados para o GP da Argentina.
 
Durante a quarta sessão de treinos livres, ao passar pela curva 6, uma das mais rápidas do circuito, Scott Redding deixou uma gama de detritos para trás, provocando a interrupção do treino em bandeira vermelha. O britânico usava um composto médio, que tinha apenas sete voltas.
Olha só o pneu de Scott Redding como ficou (Foto: Reprodução/Twitter)
De imediato, parecia um problema com a borracha traseira usada pelo piloto, mas quando Scott parou na brita — o britânico evitou a queda —, o composto Michelin parecia intacto. Ao menos de longe.
 
A sessão foi retomada pouco depois, mas paralisada novamente, já que a Comissão de Segurança queria mais informações sobre o que aconteceu. A decisão de reiniciar os treinos veio minutos mais tarde, mas a Michelin ficou de analisar o pneu usado por Redding para identificar a falha.
 
Pelas imagens, foi possível visualizar um dos fiscais de pista remover uma longa e grossa faixa de borracha do asfalto.
 
Depois de uma reunião no fim desta tarde, a Michelin optou pela segurança e removeu os dois calçados, que tem a mesma carcaça. Assim, os pilotos terão de usar um novo composto médio, com uma construção mais rígida, que estará disponível no domingo.
 
Por conta da mudança, os pilotos ganharam uma bateria extra de treinos. Antes de tradicional warm-up, os competidores da classe rainha do Mundial de Motovelocidade teriam uma sessão de meia hora para poderem testar essa nova borracha, mas o exercício acabou cancelado por conta da chuva.
 
Para piorar, tudo indica que o warm-up será mesmo realizado com pista molhada, mas não há previsão de chuva para a hora da corrida. A largada do GP da Argentina de MotoGP está prevista para as 16h.
 
De acordo com Javier Alonso, diretor de eventos da Dorna, a promotora do Mundial, esse quinto treino livre foi cancelado por que, se a pista secar, as equipes não terão combustível para completar uma nova sessão de treinos na nova condição.
Assim, ainda existe a possibilidade da realização de uma sessão extra, já que os times têm combustível para um treino a mais, mas não dois.

#GALERIA(5619)
 

VEJA O PADDOCK GP #22, COM PRÉVIAS DA F1, MOTOGP, INDY E F-E

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “8352893793”;
google_ad_width = 300;
google_ad_height = 250;

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da MotoGP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.