Tetracampeões Dörflinger e Aspar vão ser imortalizados no rol das Lendas da MotoGP em 2019

A MotoGP anunciou nesta segunda-feira (28) que vai introduzir mais dois pilotos no rol das Lendas. Os tetracampeões Stefan Dörflinger e Jorge ‘Aspar’ Martínez serão imortalizados em Sachsenring e Valência, respectivamente

A Dorna, promotora do Mundial de Motovelocidade, anunciou nesta segunda-feira (28) que vai introduzir mais dois pilotos ao rol das Lendas da MotoGP. Em 2019, os tetracampeões Stefan Dörflinger e Jorge ‘Aspar’ Martínez serão imortalizados em Sachsenring e Valência, respectivamente.
 
Suíço, Dörflinger disputou o Mundial por 18 temporadas seguidas, conquistando duas vezes os títulos das 50cc ― 1982 e 1983 ― e mais duas o das 80cc ― 1984 e 1985. No total, Stefan conquistou 18 vitórias ― nove em cada classe ― e um total de 58 pódios, dois deles nas 125cc.
 
“Fiquei emocionado quando soube que me tornaria uma Lenda da MotoGP”, disse Dörflinger. “Fiquei muito satisfeito e muito orgulhoso por me juntar a um grupo com nomes tão ilustres”, seguiu.
Jorge Martínez vai entrar para o rol das Lendas da MotoGP (Foto: Divulgação/MotoGP)
“Quando eu estava correndo, meu número favorito era o 1. Na nossa época, era comum ter esse número como campeão mundial e fui sortudo o bastante por ter essa oportunidade quatro vezes”, recordou. “Me tornar uma lenda, como eu disse, é emocionante e estou muito orgulhoso por estar no Hall da Fama”, completou.
 
Aspar, por sua vez, debutou no Mundial em 1982, também elas 50cc. O primeiro título veio em 1986, nas 80cc, categoria que dominou nos dois anos seguintes. Em 1988, além das 80cc, Martínez debutou nas 125cc e de cara conquistou o título. O espanhol correu até 1997, passado por 50cc, 80cc, 125cc e 250cc. No total, foram 37 vitórias, 61 pódios e 42 poles.
 
“É uma ótima sensação de felicidade”, disse Aspar. “Foi uma grande surpresa quando Carmelo Ezpeleta me ligou para me dizer que eu seria nomeado uma Lenda da MotoGP. A notícia foi emocionante, porque me coloca em um grupo de grandes pilotos. Além disso, é o 40º aniversário da minha primeira corrida, então são notícias muito boas e ótimas memórias tudo de uma vez”, mencionou.
 
“Os pilotos que são nomeados Lendas da MotoGP são os melhores da história do motociclismo e é incrível se tornar parte de um grupo com pilotos quase míticos, com nomes tão impressionantes como Ángel Nieto, Mick Doohan, Giacomo Agostini, Nicky Hayden e muitos outros. Sinto uma satisfação real”, exaltou. “Stefan Dörflinger é mais velho do que eu e quando eu cheguei no Mundial, ele já era campeão. Ele era um dos rivais a ser batido, um dos meus objetivos, mas eu tenho ótimas memórias da minha relação com ele. Ele era muito suave, rápido e elegante. Um piloto elegante”, elogiou.
 
Com os tributos, Dörflinger e Martínez se juntam a Giacomo Agostini, Mick Doohan, Geoff Duke, Wayne Gardner, Mike Hailwood, Daijiro Kato, Eddie Lawson, Anton Mang, Angel Nieto, Wayne Rainey, Phil Read, Jim Redman, Kenny Roberts, Jarno Saarinen, Kevin Schwantz, Barry Sheene, Marco Simoncelli, Freddie Spencer, Casey Stoner, John Surtees, Carlo Ubbiali, Alex Crivillé, Franco Uncini, Marco Lucchinelli, Randy Mamola, Kork Ballington, Dani Pedrosa e Nicky Hayden no rol das Lendas da MotoGP.
 

GOSTA DO CONTEÚDO DO GRANDE PRÊMIO?

Você que acompanha nosso trabalho sabe que temos uma equipe grande que produz conteúdo diário e pensa em inovações constantemente. Mesmo durante os tempos de pandemia, nossa preocupação era levar a você atrações novas. Foi assim que criamos uma série de programas em vídeo, ao vivo e inéditos, para se juntar a notícias em primeira-mão, reportagens especiais, seções exclusivas, análises e comentários de especialistas.

Nosso jornalismo sempre foi independente. E precisamos do seu apoio para seguirmos em frente e oferecer o que temos de melhor: nossa credibilidade e qualidade. Seja qual o valor, tenha certeza: é muito importante. Nós retribuímos com benefícios e experiências exclusivas.

Assim, faça parte do GP: você pode apoiar sendo assinante ou tornar-se membro da GPTV, nosso canal no YouTube