TT GP #10: Rossi + Arábia Saudita: como se mancha a biografia de um ídolo?

Após a confirmação da junção entre Valentino Rossi e o governo saudita, lugar do italiano como ídolo se coloca como bem discutível

Roberts ultrapassou Canet para assumir a liderança (Vídeo: MotoGP)

A décima edição do TT GP, nesta quarta-feira (28), contou com Pedro Henrique Marum, Renato Ribeiro e Felipe Noronha discutindo algo importante: em que momento a decisão de um ídolo mancha sua biografia e discute seu lugar enquanto ícone do esporte ou de uma torcida? A discussão é motivada pela decisão de Valentino Rossi em se aliar ao governo da Arábia Saudita.

Conheça o canal do Grande Prêmio no YouTube! Clique aqui.
Siga o Grande Prêmio no Twitter e no Instagram!
Rossi fornece máquina de lavar e macula imagem unindo VR46 e Arábia Saudita

O anúncio foi feito na manhã da quarta-feira. Agora, a VR46, academia de pilotos de Rossi, fará parte do grid do Mundial de Motovelocidade com uma equipe própria. Mas a impulsão vem em parceria com a Tanal Etertainment Sports & Media, holding do príncipe Abdulaziz bin Abdullah Al Saud.

A Arábia Saudita tem feito uma ofensiva aos esportes ocidentais em uma tentativa de melhorar a imagem do país no mundo. O plano Visão 2030, apresentado em 2016 pelo príncipe Mohammed Bin Salman, tem como meta reduzir a dependência do país do petróleo, diversificar a economia e desenvolver setores como saúde, educação, infraestrutura, recreação e turismo.

A Arábia Saudita, porém, é uma ditadura e um dos países mais fechados do mundo. São constantes as denúncias de violações aos direitos humanos e das mulheres. Em fevereiro deste ano, a Casa Branca divulgou um relatório da inteligência dos Estados Unidos sobre a morte do jornalista Jamal Khashoggi. O texto conclui que foi o príncipe Mohammed bin Salman quem autorizou o assassinato do colunista do The Washington Post, que foi esquartejado dentro do consulado da Arábia Saudita, em Istambul, na Turquia.

O que o programa discute, em suma, é se a situação mancha o status de ídolo absoluto da motovelocidade que Rossi adquiriu ao longo dos anos. E, para além disso, o que faz com que ídolos percam sua majestade no imaginários dos fãs.

Assista ao TT GP e comente:

GOSTA DO CONTEÚDO DO GRANDE PRÊMIO?

Você que acompanha nosso trabalho sabe que temos uma equipe grande que produz conteúdo diário e pensa em inovações constantemente. Mesmo durante os tempos de pandemia, nossa preocupação era levar a você atrações novas. Foi assim que criamos uma série de programas em vídeo, ao vivo e inéditos, para se juntar a notícias em primeira-mão, reportagens especiais, seções exclusivas, análises e comentários de especialistas.

Nosso jornalismo sempre foi independente. E precisamos do seu apoio para seguirmos em frente e oferecer o que temos de melhor: nossa credibilidade e qualidade. Seja qual o valor, tenha certeza: é muito importante. Nós retribuímos com benefícios e experiências exclusivas.

Assim, faça parte do GP: você pode apoiar sendo assinante ou tornar-se membro da GPTV, nosso canal no YouTube