Viñales chega ao 4º triunfo do ano e assiste do topo do pódio de Sepang a coroação de Rabat como campeão da Moto2
Em nova atuação impecável, Maverick Viñales venceu um bom duelo com Mika Kallio e garantiu o quarto triunfo da temporada 2014. Tito Rabat fez prova burocrática, mas sai de Sepang como campeão da Moto2
|
|
A cobertura completa do GP da Malásia no GRANDE PRÊMIO |
|
|
Automobilismo na TV: a programação do fim de semana |
Não deu para Mika Kallio. O finlandês bem que tentou, mas com 41 pontos de atraso para Tito Rabat na classificação do Mundial, precisava de condições mais do que ideais de temperatura e pressão para levar a briga pelo título para Valência.
Largando na pole, Rabat manteve a frente nas primeiras voltas, mas foi caçado por Kallio até o finlandês se instalar na ponta. Sem precisar de muito para ser campeão, Tito também não ofereceu resistência ao ataque de Maverick Viñales e rodou em terceiro na maior parte da disputa deste domingo (26).

Maverick Viñales venceu pela quarta vez no ano (Foto: Pons)
|
|
A classificação da Moto2 após o GP da Malásia |
Com o título de Rabat praticamente certo, Kallio e Viñales passaram a batalhar pela vitória. Inicialmente, o finlandês ofereceu bastante resistência, mas um impecável Maverick acabou por se instalar na ponta da tabela.
Nas voltas finais, Viñales foi abrindo mais e mais, até cruzar a linha de chegada com 2s694 de vantagem para Kallio. Rabat apareceu 5s360 depois do companheiro de Marc VDS e cruzou a meta já celebrando o título que defenderá em 2015.
Campeão, Rabat parou na pista para receber uma camiseta comemorativa e colar um novo adesivo na frente da Kalex: #1. Depois da celebração na volta de honra, Tito chegou ao parque fechado para celebrar com a equipe, seus familiares e com Marc Márquez, amigo e companheiro de treino na pista de Rufea.

Tito Rabat vai defender o título da Moto2 em 2015 (Foto: Marc VDS)
Na parte final da prova, Johann Zarco conseguiu superar Dominique Aegerter e ficou com o quarto posto. Julián Simón fechou o GP da Malásia na sexta posição.
Sandro Cortese aparece em sétimo, à frente de Tom Lüthi e Jonas Folger. Marcel Schrotter fecha a lista dos dez melhores.
Luis Salom fez uma belíssima prova. O espanhol foi atrapalhado por uma queda de Gino Rea nos metros iniciais da prova e despencou para 30º. Aos poucos, o espanhol foi se recuperando, até receber a bandeirada em 11º.
Com o resultado, Rabat chegou aos 326 pontos e, claro, não pode mais ser alcançado. Kallio foi aos 289 e agora tem apenas 15 de vantagem para Viñales.
Relacionadas
As imagens do GP da Malásia
#GALERIA(5123)
Saiba como foi o GP da Malásia de Moto2:
O clima de Sepang decidiu colaborar com a importância da prova deste domingo (26). No dia em que o título da categoria intermediária podia ser definido, o tempo permaneceu firme, com os termômetros marcando 35°C e o asfalto chegando aos cálidos 54°C.
Perto do título, Tito Rabat tinha a pole, à frente de Mika Kallio, Sandro Cortese, Maverick Viñales, Tom Lüthi, Takaaki Nakagami, Julián Simón, Johann Zarco, Dominique Aegerter e Axel Pons.
Em termos de pneus, a maioria optou por um par de pneus médios, exceto Cortese, que colocou a borracha mais dura na traseira.
Quando as luzes se apagaram em Sepang, Rabat fez uma boa saída e manteve a ponta, com Kallio permanecendo em segundo, à frente de Cortese. Ainda nos primeiros metros, Gino Rea caiu na curva dois e quase levou Luis Salom junto. O espanhol desviou, mas Rea acabou parando no meio da pista e atrapalhando Terol.
Na ponta, Rabat liderava, à frente de Kallio, Viñales, Aegerter, Cortese, Syahrin, Simón, Zarco, Lüthi e Schrotter. Mika precisava encarar o companheiro de Marc VDS de igual para igual se quisesse se manter na briga pelo título.
Em grandíssima fase e se despedindo da Moto2, Viñales passou a pressionar Kallio, que se concentrava em pressionar Rabat pela ponta. Aegerter era quarto, à frente do local Syahrin.
Pouco antes de entrar na reta de Sepang, Maverick passou Kallio e saltou para o segundo posto, já com 0s585 de atraso para Rabat.
Antes disso, Franco Morbidelli sofreu uma queda e abandonou a disputa. O italiano, no entanto, não se machucou.
Sem a pressão de Kallio, Rabat foi começando a escapar, abrindo mais e mais em relação ao segundo colocado. Mika, por sua vez, permanecia em terceiro, sem exercer muita pressão em Viñales.
Se as coisas na ponta não iam bem em termos de agito, a briga pelo sexto posto era boa, com Simón, Syahrin e Lüthi batalhando pela posição.
Ciente de que precisava de bem mais que um terceiro lugar, Kallio foi chegando em Viñales e abriu a quarta volta na segunda colocação, 0s796 atrás do companheiro de Marc VDS. Rabat, no entanto, vinha focado, registrando a melhor volta da corrida.
Na última curva de Sepang, Randy Krummenacher sofreu uma queda, mas conseguiu voltar para a pista.
Ainda na quinta volta, Sam Lowes sofreu uma queda quando rodava no top-10, mas conseguiu pegar a moto e voltar. O titular da Speed Up, no entanto, caiu para 30º, à frente de Salom e Krummenacher.
Igualmente em bom ritmo, Kallio foi recortando a diferença para Rabat, mas trazendo junto Viñales. Vencer a corrida não era o bastante para o finlandês, que tinha em sua melhor chance um erro de Rabat. Uma tarefa nada fácil.
Mais atrás, Syahrin escapou da trajetória e abriu a porta para a passagem de Zarco, que assumiu o sétimo posto.
Restando 12 voltas para o fim, Takaaki Nakagami sofreu uma queda após perder a frente da Kalex do Team Tady na curva 15. A temporada do nipônico não foi nada fácil.
Aos poucos, Kallio foi se aproximando mais e mais. Na sétima volta, o finlandês tinha 0s183 de atraso para o companheiro de equipe.
Era uma corrida para Rabat usar a cabeça. O espanhol tinha larga vantagem na classificação e não valia a pena desgastar os pneus e arriscar um tombo para buscar mais uma vitória.
Na nona volta da corrida, Kallio conseguiu passar Rabat por dentro e assumir a ponta aproveitando que o rival abriu um pouquinho a trajetória. Na sequência, Viñales também passou Tito, subindo para segundo. Nesse cenário, o espanhol da Marc VDS ainda seria campeão.
Quarto colocado, Aegerter estava 1s319 fora da briga pelo pódio quando restavam nove giros no placar. Cortese era o quinto, atrás de Zarco, Simón, Lüthi, Syahrin e Schrotter.
Uma vez na ponta, Kallio tratou de abrir vantagem. Mika não tinha muitas possibilidades de evitar o título de Rabat, apenas podia vencer e torcer para um grande revés do rival.
Com oito voltas para o fim, a alegria dos malaios com o desempenho de Syahrin acabou na última curva de Sepang, quando o piloto caiu e abandonou.
Depois de abrir uma grande vantagem, Kallio errou, viu Viñales chegar e partir para o ataque, mas foi conseguindo defender. Sem mais chances de título, o espanhol mirava o vice-campeonato.
Na 13ª volta, Maverick conseguiu passar, mas saiu da linha e permitiu o troco de Kallio. O espanhol seguiu colado no rival, pressionando Mika. Viñales vinha apostando em várias linhas para tentar surpreender Mika.
Na reta principal de Sepang, Maverick aproveitou o vácuo e se colocou por dentro para assumir a ponta. De novo, abriu a trajetória e facilitou a passagem de Kallio, mas conseguiu uma nova manobra na sequência para se manter na frente.
Terceiro, Rabat vinha isolado, 1s627 atrás de Kallio e com 2s851 de vantagem para Aegerter. Já na reta final da prova, Lowes recolheu para os boxes da Speed Up. O britânico tinha caído mais cedo na disputa.
Depois de alguma insistência na briga pela ponta, Kallio foi cedendo espaço para Viñales, que tratou de aproveitar e abrir vantagem. Com o desgaste dos pneus, o finlandês não teve mais chance de vitória.
Isolado em terceiro, Rabat foi curtindo os metros finais e ganhou um adesivo com #1 ao cruzar a linha de chegada como campeão da Moto2.
Moto2, GP da Malásia, Sepang, final:
| 1 | 40 | MAVERICK VIÑALES | ESP | PONS Kalex | 39:10.419 | 19 voltas |
| 2 | 36 | MIKA KALLIO | FIN | MARC VDS Kalex | +2.694 | |
| 3 | 53 | ESTEVE RABAT | ESP | MARC VDS Kalex | +8.054 | |
| 4 | 5 | JOHANN ZARCO | FRA | CATERHAM Suter | +10.590 | |
| 5 | 77 | DOMINIQUE AEGERTER | SUI | TECHNOMAG Suter | +10.663 | |
| 6 | 60 | JULIÁN SIMÓN | ESP | ITALTRANS Kalex | +10.769 | |
| 7 | 11 | SANDRO CORTESE | ALE | INTACT Kalex | +15.657 | |
| 8 | 12 | THOMAS LÜTHI | SUI | INTERWETTEN Suter | +18.839 | |
| 9 | 94 | JONAS FOLGER | ALE | ARGIÑANO & GINÉS Kalex | +19.486 | |
| 10 | 23 | MARCEL SCHROTTER | ALE | TECH3 Mistral 610 | +24.887 | |
| 11 | 39 | LUIS SALOM | ESP | PONS Kalex | +28.234 | |
| 12 | 88 | RICKY CARDÚS | ESP | TECH3 Mistral 610 | +30.338 | |
| 13 | 54 | MATTIA PASINI | ITA | FORWARD Klx | +30.533 | |
| 14 | 44 | ROBERTO ROLFO | ITA | TASCA Suter | +30.548 | |
| 15 | 81 | JORDI TORRES | ESP | ASPAR Suter | +34.769 | |
| 16 | 20 | FLORIAN MARINO | FRA | FORWARD Klx | +36.613 | |
| 17 | 7 | LORENZO BALDASSARRI | ITA | GRESINI Suter | +38.869 | |
| 18 | 95 | ANTHONY WEST | AUS | QMMF Speed Up | +42.201 | |
| 19 | 19 | XAVIER SIMÉON | BEL | GRESINI Suter | +47.876 | |
| 20 | 25 | AZLAN SHAH | MAL | TEAM TADY Kalex | +52.950 | |
| 21 | 10 | THITIPONG WAROKORN | TAI | SAG Kalex | +53.163 | |
| 22 | 97 | ROMÁN RAMOS | ESP | QMMF Speed Up | +59.999 | |
| 23 | 71 | TOMOYPSHI KOYAMA | JAP | JiR TSR | +1:03.331 | |
| 24 | 18 | NICO TEROL | ESP | ASPAR Suter | +1:08.275 | |
| 25 | 46 | DECHA KRAISART | TAI | TECH3 Mistral 610 | +1:16.996 | |
| 26 | 4 | RANDY KRUMMENACHER | SUI | IODA Suter | +1 volta | |
| 21 | FRANCO MORBIDELLI | ITA | ITALTRANS Kalex | +4 voltas | NC | |
| 22 | SAM LOWES | ING | SPEED UP | +5 voltas | NC | |
| 49 | AXEL PONS | ESP | ARGIÑANO & GINÉS Kalex | +7 voltas | NC | |
| 55 | HAFIZH SYAHRIN | MAS | RACELINE Kalex | +9 voltas | NC | |
| 96 | LOUIS ROSSI | FRA | SAG Kalex | +11 voltas | NC | |
| 30 | TAKAAKI NAKAGAMI | JAP | TEAM TADY Kalex | +13 voltas | NC | |
| 14 | RATTHAPARK WILAIROT | TAI | CATERHAM Suter | +13 voltas | NC | |
| 8 | GINO REA | ING | AGT REA Suter | +19 voltas | NC | |
| POLE | ESTEVE RABAT | ESP | MARC VDS Kalex | 2:07.429 | 156.5 km/h | |
| VMR | MIKA KALLIO | FIN | MARC VDS Kalex | 2:07.949 | 155.9 km/h | |
| RECORDE | MIKA KALLIO | FIN | MARC VDS Kalex | 2:07.949 | 155.9 km/h | |
| MELHOR VOLTA | POL ESPARGARÓ | ESP | PONS Kalex | 2:06.962 | 157.3 km/h | |
| Condições do tempo | SOL | ar: 34ºC | pista: 53ºC | ||||
🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da MotoGP direto no seu celular!
Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.
📩 NEWSLETTER GP
Assine e receba notícias exclusivas e bastidores das pistas diretamente no seu e-mail!