Viñales puxa 1-2 da Yamaha com Quartararo no TL2 em Misano. Márquez é terceiro

Maverick Viñales colocou a Yamaha no topo da tabela em uma dobradinha com Fabio Quartararo. 0s396 mais lento que o líder, Marc Márquez ficou com o terceiro posto

A força demonstrada pela Yamaha no teste realizado há algumas semanas em Misano não desapareceu com o vento. Depois de Fabio Quartararo liderar o treino da manhã, foi a vez de Maverick Viñales dar as cartas na atividade vespertina desta sexta-feira (13).
 
Sempre forte, Marc Márquez liderou a maior parte do terceiro treino livre, mas viu os tempos caírem nos minutos finais da sessão e não conseguiu destronar as YZR-M1. Com 1min32s775, Viñales assegurou a ponta da tabela, com Quartararo aparecendo 0s057 mais lento para ficar com o segundo posto. O líder do Mundial, então, acabou em terceiro.
Maverick Viñales (Foto: Yamaha)
Com 1min33s470, Valentino Rossi ficou com o quarto melhor tempo, com Franco Morbidelli aparecendo para colocar as quatro Yamaha num intervalo de 0s749.
 
Mais 0s100 atrás, Pol Espargaró ficou com o sexto posto, seguido por Danilo Petrucci, Andrea Dovizioso e Álex Rins. Cal Crutchlow fecha um top-10 separado por 1s132.
 
Com 1min34s139, Jorge Lorenzo ficou com o 17º tempo, 1s364 mais lento que o líder das atividades.
 

O GP de San Marino e da Riviera de Rimini de MotoGP está marcado para o domingo, às 9h (de Brasília). Acompanhe aqui a cobertura do GRANDE PRÊMIO.

    Paddockast #33
    10 ANOS DE SECA BRASILEIRA NA F1

    Ouça: Spotify | iTunes | Android | playerFM

    Saiba como foi o treino livre 2 da MotoGP em Misano:
     
    Com o sol reinando soberano na região de Emília Romagna, as temperaturas só fizeram subir nesta sexta-feira. Quando a MotoGP voltou para a pista, os termômetros mediam 26°C, com o asfalto chegando a 40°C. A velocidade do vento era de 11 km/h.
     
    Com 1min34s930, Viñales foi o primeiro a aparecer no topo da tabela nesta tarde, mas logo deu lugar a Márquez e sua volta de 1min33s523. 0s833 mais lento que o #93, Pol Espargaró tinha o segundo tempo, mas foi superado logo por um Valentino Rossi 0s128 melhor.
     
    Viñales, então, recuperou o segundo posto, reduzindo para 0s427 a margem de Márquez no topo da tabela. Ao contrário do piloto da Honda, que usava um pneu duro na frente e um macio atrás, o #12 tinha um par de médios.
     
    Rossi também melhorou e tomou o terceiro posto, mas foi superado por um Rins 0s048 mais rápido quase que imediatamente. Quartararo apareceu na sequência para também deixar o #46 atrás.
     
    Em sua quinta volta, Márquez baixou para 1min33s171, ampliando seu respiro na ponta para 0s465 em relação a Viñales. Quartararo vinha agora em terceiro, seguido por Rins, Rossi, Pol Espargaró, Andrea Dovizioso, Joan Mir, Cal Crutchlow e Takaaki Nakagami.
     
    Na sequência, Franco Morbidelli, também com um par de médios, foi a 1min33s952 e subiu para a quarta colocação, 0s781 mais lento que Marc. Pouco depois, Rins passou o #21 por 0s078.
     
    Um pouco mais tarde, Dovizioso foi a 1min34s191 e assumiu a oitava colocação, 1s020 mais lento do que Márquez. Depois, Andrea foi a 1min34s117 e assumiu o sexto posto, 0s003 melhor que Rossi, que caiu para sétimo.
    Antes de parar nos boxes, Morbidelli foi a 1min33s873 e assumiu o quarto posto, apenas 0s096 mais lento que o companheiro de SIC, que ocupava a terceira posição.
     
    Quando os pilotos partiram para a última rodada de pit-stops, Márquez liderava com Viñales, Quartararo, Morbidelli, Rins, Dovizioso, Rossi, Pol Espargaró, Nakagami e Mir completando o top-10. Lorenzo vinha em 20º, 1s866 atrás do companheiro de Honda. 
    De volta à pista com um par de pneus macios novos, Rossi foi a 1min33s470 e assumiu o segundo posto, 0s299 atrás de Márquez. Na sequência, Viñales passou Márquez por 0s396 para pegar a ponta. Quartararo, então, assumiu o segundo posto.
     
    As Ducati também apresentaram melhora, com Petrucci subindo para a quinta colocação, 0s098 melhor que Dovizioso, o sexto. Pouco depois, Pirro tomou o quinto posto, mas acabou superado de imediato por Morbidelli. 
     
    Pol Espargaró seguiu o embalo e saltou para a frente de Petrucci, se acomodando no sexto posto, 0s849 mais lento que Maverick. 
     
    Com o cronômetro zerado, Quartararo reduziu a vantagem de Viñales para 0s057, mas manteve o segundo posto, à frente de Márquez, Rossi e Morbidelli.

    MotoGP 2019, GP de San Marino e da Riviera de Rimini, Misano, Treino livre 1:
    1 M VIÑALES Yamaha 1:32.775  
    2 F QUARTARARO SIC Yamaha 1:32.832 +0.057
    3 M MÁRQUEZ Honda 1:33.171 +0.396
    4 V ROSSI Yamaha 1:33.470 +0.695
    5 F MORBIDELLI SIC Yamaha 1:33.524 +0.749
    6 P ESPARGARÓ KTM 1:33.624 +0.849
    7 D PETRUCCI Ducati 1:33.728 +0.953
    8 A DOVIZIOSO Ducati 1:33.826 +1.051
    9 A RINS Suzuki 1:33.874 +1.099
    10 C CRUTCHLOW LCR Honda 1:33.907 +1.132
    11 A ESPARGARÓ Aprilia Gresini 1:33.950 +1.175
    12 J ZARCO KTM 1:33.956 +1.181
    13 T NAKAGAMI LCR Honda 1:33.998 +1.223
    14 F BAGNAIA Pramac Ducati 1:34.003 +1.228
    15 M PIRRO Ducati 1:34.062 +1.287
    16 J MILLER Pramac Ducati 1:34.070 +1.295
    17 J LORENZO Honda 1:34.139 +1.364
    18 T RABAT Avintia Ducati 1:34.206 +1.431
    19 J MIR Suzuki 1:34.229 +1.454
    20 M OLIVEIRA Tech3 KTM 1:34.362 +1.587
    21 A IANNONE Aprilia Gresini 1:34.381 +1.606
    22 K ABRAHAM Avintia Ducati 1:34.843 +2.068
    23 H SYAHRIN Tech3 KTM 1:34.935 +2.160
             
    MV A DOVIZIOSO Ducati 1:32.678 164.1  km/h
    REC J LORENZO Ducati 1:31.629 166.0 km/h
             
      Condições do tempo PISTA SECA   ar: 26ºC | pista: 41ºC

    Previsão do tempo para Rimini
    GP de San Marino Rimini

    !function(d,s,id){var js,fjs=d.getElementsByTagName(s)[0];if(!d.getElementById(id)){js=d.createElement(s);js.id=id;js.src=’https://weatherwidget.io/js/widget.min.js’;fjs.parentNode.insertBefore(js,fjs);}}(document,’script’,’weatherwidget-io-js’);


     
    Apoie o GRANDE PRÊMIO: garanta o futuro do nosso jornalismo

    O GRANDE PRÊMIO é a maior mídia digital de esporte a motor do Brasil, na América Latina e em Língua Portuguesa, editorialmente independente. Nossa grande equipe produz conteúdo diário e pensa em inovações constantemente, e não só na internet: uma das nossas atuações está na realização de eventos, como a Copa GP de Kart. Assim, seu apoio é sempre importante.

    Assine o GRANDE PREMIUM: veja os planos e o que oferecem, tenha à disposição uma série de benefícios e experências exclusivas, e faça parte de um grupo especial, a Scuderia GP, com debate em alto nível.

    GOSTA DO CONTEÚDO DO GRANDE PRÊMIO?

    Você que acompanha nosso trabalho sabe que temos uma equipe grande que produz conteúdo diário e pensa em inovações constantemente. Mesmo durante os tempos de pandemia, nossa preocupação era levar a você atrações novas. Foi assim que criamos uma série de programas em vídeo, ao vivo e inéditos, para se juntar a notícias em primeira-mão, reportagens especiais, seções exclusivas, análises e comentários de especialistas.

    Nosso jornalismo sempre foi independente. E precisamos do seu apoio para seguirmos em frente e oferecer o que temos de melhor: nossa credibilidade e qualidade. Seja qual o valor, tenha certeza: é muito importante. Nós retribuímos com benefícios e experiências exclusivas.

    Assim, faça parte do GP: você pode apoiar sendo assinante ou tornar-se membro da GPTV, nosso canal no YouTube