Yamaha mira agressividade em 2019 e fala em “ampliar horizontes”: “Esta é uma revolução real”

Chefe da divisão esportiva da Yamaha, Kouichi Tsuji falou em ampliar os horizontes após um 2018 difícil. Dirigente considerou que o time de Iwata passa por uma “revolução real”

Depois de enfrentar o mais longo jejum de vitórias de sua história na MotoGP, a Yamaha vai para a temporada 2019 disposta a mostrar serviço. E, para isso, tratou de dar uma repaginada no time.
 
Nesta segunda-feira (4), a casa de Iwata esteve em Jacarta, na Indonésia, para exibir a nova YZR-M1 e deixou claro que o objetivo é voltar a figurar entre os ponteiros.
 
Chefe da divisão esportiva da Yamaha, Kouichi Tsuji falou dos planos de Iwata para o próximo teste, que acontece a partir do dia 6 em Sepang, e explicou que a Yamaha encara uma “revolução real”.
Kouichi Tsuji afirmou que a Yamaha vive uma revolução (Foto: Yamaha)
Questionado sobre o uso da palavra agressividade durante a apresentação desta segunda-feira, Tsuji explicou: “Isso significa ampliar os nossos horizontes, ter uma colaboração maior com os vários departamentos. Para a Yamaha, esta é uma revolução real”.
 
Tsuji explicou que Valentino Rossi e Maverick Viñales terão apenas um motor em Sepang, mas com componentes diferentes para avaliar.
 
“Para o teste de Sepang, os pilotos terão apenas um motor como base, mas com partes diferentes para avaliarem. Ao fim dos três dias, vamos decidir qual especificação homologar para a temporada”.
 
Indagado sobre a possibilidade de a casa de Iwata seguir Honda e Ducati e passar aos motores V4 ao invés dos atuais quatro cilindros em linha, Tsuji rejeitou e lembrou que a Yamaha já fez essa experiência.
 
“Para mim, não existe uma grande diferença entre aquela arquitetura e o quatro cilindros em linha que usamos”, considerou. “De qualquer forma, nós tentamos um V4 quando entramos na MotoGP, mas aí não levamos adiante”, recordou.
 
Diretor do time, Lin Jarvis ressaltou que a melhora na reta final da temporada 2018 serviu para motivar a Yamaha.
 
“Acho que a coisa mais importante é que nós terminamos a temporada de uma maneira muito mais forte do que começamos. Isso nos deixou confiantes e nos deu alguma confiança”, considerou Jarvis.
 
“O teste de Sepang é muito importante, crucial, para confirmar se estamos indo na direção certa. Além disso, logo teremos de decidir qual a especificação de motor vamos usar na temporada”, frisou Lin. “Estamos ansiosos para iniciar esses testes e descobrir onde estamos. Precisamos ser realistas”, considerou.
 
“Não vai ter nenhuma mudança radical em relação aquilo que vocês já viram em Valência. Nós focamos no ajuste fino da especificação do motor que eles já testaram e, em Sepang, Rossi e Viñales vão avaliar as mudanças feitas. Não é uma revolução”, concluiu.

#GALERIA(9637)
 
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da MotoGP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.