Em busca de reação, Yamaha apresenta M1 de 2019 com pintura preta e azul para temporada da MotoGP

Conforme esperado, a troca de patrocinador trouxe uma mudança de pintura na Yamaha. A versão 2019 da M1 perde parte do azul e passa a ter o preto, cortesia da Monster Energy, em destaque. A escuderia busca apagar a decepção de 2018

Depois de Ducati, Honda e Suzuki, a Yamaha deu sequência aos lançamentos da temporada 2019 da MotoGP. E com novidades: na madrugada desta segunda-feira (4), a escuderia de Iwata revelou a nova versão da YZR-M1 com pintura renovada.
 
A nova pintura – algo não visto em Honda e Suzuki, que apostaram na continuidade dos layouts – foi necessária após mudança de patrocinador. A partir de 2019, a Monster Energy entra em cena como apoiador principal da escuderia, substituindo a Movistar após cinco anos. O patrocínio significa que a moto é predominantemente preta, tanto na dianteira quanto nas laterais. O azul segue presente, mas com menor destaque, ocupando os espaços deixados pelo preto.

“Estamos dando o pontapé inicial de uma forma muito positiva”, disse Lin Jarvis, diretor da Yamaha. “Acho que a junção das duas marcas [Yamaha e Monster] traz uma nova energia para esse projeto. Gostamos muito das novas cores da moto, desse design. É mais agressivo e precisamos ser desse jeito”

A Yamaha de Valentino Rossi para a temporada 2019 (Foto: Divulgação/Yamaha)

Nos últimos dias, o próprio Rossi tinha dado pistas sobre o novo visual da M1, já que indicou em uma entrevista que a moto viria nas cores da Inter de Milão. No fim de semana, Alessio Salucci, amigo de Valentino, tinha repetido a dica durante a apresentação das motos da VR46. Não era exagero: algumas partes da pintura trazem até mesmo listras em preto e azul, semelhantes ao visto no uniforme da equipe de futebol.
 
Além da mudança no layout em si, outra novidade de 2019 é o número de Viñales. Insatisfeito com seu desempenho, o espanhol decidiu mudar, aposentou o #25 e vai para a pista com o #12 que marcou suas primeiras corridas no esporte.
 
2019, porém, chega com a Yamaha pressionada. Depois de um campeonato difícil no ano passado, o time nipônico entra em cena tentando recuperar a velha forma. O total de uma única vitória, com Viñales na Austrália, significou a impossibilidade de brigar pelos títulos de Pilotos, Construtores e Equipes, ainda mais em um ano próximo da perfeição para Marc Márquez e Honda. Para tentar dar a volta por cima, os japoneses trocaram a liderança do projeto da M1, com Takahiro Sumi assumindo a função que até então era ocupada por Kouiji Tsuya.
O novo número de Maverick Viñales na MotoGP (Foto: Divulgação/Yamaha)
Nos testes realizados no ano passado, Rossi e Viñales ficaram divididos em suas opiniões sobre a nova M1. Enquanto o #46 entende que era preciso mais para resolver os problemas da moto, o espanhol já falava em protótipo para brigar pelo título.
 
Depois de um shakedown em Sepang no fim de semana, as M1 voltam à pista a partir do dia 6, quando começa a primeira bateria de testes coletivos da pré-temporada 2019.

#GALERIA(9637)
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da MotoGP direto no seu celular!Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra, Escanteio SP e Teleguiado.