Retrospectiva 2023: Blaney brilha nos playoffs e garante primeiro título na Nascar

Ainda que não tenha sido o maior vencedor da temporada 2023, Ryan Blaney teve desempenho sólido durante os playoffs e garantiu o primeiro título na Nascar

A temporada 2023 da Nascar ficou marcada pela conquista inédita de Ryan Blaney, mais um triunfo para a Penske na categoria. Embora não tenha sido o piloto mais dominante do ano e tenha se classificado para as finais com apenas uma vitória na temporada regular, o #12 foi constante na reta final, venceu duas corridas nos playoffs e ficou com o título ao garantir o segundo lugar em Phoenix, depois de superar Kyle Larson, William Byron, e Christopher Bell em um Final Four absolutamente inesperado.

Após o fim da temporada regular, em Daytona, a Nascar viu Byron, Kyle Busch, Martin Truex Jr, LarsonDenny Hamlin, Chris Buescher, Ricky Stenhouse Jr., Joey Logano, Tyler Reddick, Bell, Blaney, Ross Chastain, Michael McDowell, Kevin Harvick, Brad Keselowski e Bubba Wallace se classificarem para os playoffs. No entanto, Harvick, Wallace e Keselowski foram os únicos que avançaram para as finais sem ter vencido ao menos uma vez no ano.

Logano, Harvick, McDowell, e Stenhouse ficaram pelo caminho e não passaram para o Round of 12. Busch, Wallace, Chastain e Keselowski caíram na fase seguinte. Chegaram na final apenas Larson, Byron, Bell e Blaney.

Após vencer cinco corridas na temporada regular, Byron chegou à final como favorito. Ainda durante os playoffs, o titular da Hendrick venceu no Texas e só não esteve no top-10 na corrida no Kansas e em Martinsville. Não foi o suficiente para o título.

William Byron chegou como um dos favoritos nos playoffs da Nascar (Foto: Nascar)

Isso porque Blaney, embora tenha oscilado bastante na temporada regular, fez um trabalho muito sólido durante as finais. Ainda que não tenha conseguido ficar no top-20 em Bristol e no Texas, o #12 venceu duas corridas no final da campanha e, ao lado de Kyle Larson, foi quem mais triunfou nos playoffs. O titular da Penske ainda chegou com moral para a disputa do título em Phoenix depois de vencer em Martinsville.

A decisão em Phoenix, etapa final da Nascar em 2023, foi das mais interessantes. A decisão teve contornos dramáticos, sendo definida apenas no último estágio da prova, quando Blaney ultrapassou o rival Larson, assumiu a segunda colocação e passou a controlar a vantagem. Kyle terminou a prova logo atrás, na terceira posição, e ficou com o vice. Byron foi quarto, e Bell teve de abandonar após problemas de freio.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias do GP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.