Van Gisbergen quebra marca e é primeiro estreante a vencer em 60 anos na Nascar

Shane van Gisbergen fez história na Nascar ao vencer em sua estreia, na corrida de rua de Chicago, e igualar marca alcançada pela última vez em 1963, por Johnny Rutherford

A vitória de Shane van Gisbergen no último fim de semana, em sua estreia na Nascar, quebrou uma marca de 60 anos na história da categoria. Ao superar Justin Haley e cruzar em primeiro lugar a linha de chegada na etapa de rua de Chicago, o neozelandês igualou o feito do norte-americano Johnny Rutherford em 1963 — o último estreante a vencer uma corrida na modalidade.

Apesar de nunca ter corrido na Nascar, Shane não é um desconhecido dos carros de turismo. O piloto é simplesmente tricampeão da Supercars Australiana, categoria que corre com motores V8 tanto em seu Camaro ZL1 quanto no Ford Mustang utilizado por outros concorrentes. Em seus três títulos, Van Gisbergen esteve a bordo de um Holden ZB Commodore.

▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Van Gisbergen cruza a linha de chegada e faz história na Nascar (Foto: Nascar)

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

Assim, logo em sua primeira participação na categoria, o neozelandês aproveitou um cenário atípico, com redução no número de voltas, para marchar em direção à vitória após acertar na estratégia. No fim da corrida, Van Gisbergen tinha um pneu cerca de 15 voltas mais novo do que o líder Haley, o que desequilibrou completamente a disputa.

O último a alcançar o feito foi Rutherford, que disputou sua primeira corrida na Nascar em 1963, na segunda passagem do ano por Daytona. A disputa aconteceu no dia 22 de fevereiro, ou seja, há mais de 60 anos, e Johnny saiu do nono lugar para cruzar a linha de chegada em primeiro com o carro #13. Rex White, Fred Lorenzen, Ned Jarrett e Nelson Stacy completaram o top-5 na ocasião.

O americano fez uma segunda participação dois dias depois, novamente em Daytona, na terceira etapa do campeonato realizada na pista da Flórida. No entanto, o resultado foi diferente: largando em quarto, Rutherford chegou em nono na corrida vencida por Tiny Lund.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias do GP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.