Zanardi é retirado às pressas de casa após incêndio e mandado a hospital na Itália

Família de Alex Zanardi optou por transferir o piloto de casa para o centro médico de Vicenza por temer que incêndio — que foi rapidamente controlado — afetasse máquinas que ajudam a mantê-lo vivo

FERRARI: ESPECIALISTA EM FRACASSO E DERROTA NA FÓRMULA 1 2022

O ex-piloto e multicampeão paralímpico Alex Zanardi, que ainda se recupera em casa de um acidente gravíssimo de handbike sofrido em Pienza, em 2020, precisou deixar sua casa em Noventa Padovana, na Itália, e ser levado ao hospital após um incêndio que teve origem no sistema fotovoltaico da instalação — fornecimento de energia que funciona por meio de placas solares. Como medida de precaução, a família do italiano optou por removê-lo para o centro médico de Vicenza.

Informações dão conta de que os bombeiros foram chamados e agiram de forma imediata para controlar o fogo, que rapidamente se espalhava pela casa de dois andares. Apesar do trabalho da Brigada de Incêndio, que conseguiu aplacar as chamas, a família do italiano optou por transferi-lo ao centro médico por temer que as máquinas que mantém a saúde do piloto fossem afetadas.

▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Zanardi segue em recuperação após o grave acidente sofrido em uma competição em junho de 2020 (Foto: AFP)

Bicampeão da antiga CART e vencedor de quatro medalhas de ouro paralímpicas em Londres-2012 e Rio-2016, Zanardi se recupera em casa de um grave acidente sofrido em junho de 2020, quando andava com uma bicicleta adaptada e foi atingido por um caminhão. Retirado de helicóptero, o italiano ficou internado por um ano e meio até voltar pra casa, onde vive monitorado por máquinas e pela família.

Zanardi apareceu para o mundo do automobilismo em 1991, quando foi vice-campeão da F3000, perdendo para Christian Fittipaldi. Foi ainda no fim daquele ano que o italiano chegou ao grid da Fórmula 1, realizando três corridas com a Jordan. Nas temporadas seguintes, passou sem brilho por Minardi e Lotus até rumar para a Indy.

Foi nos EUA que Alex se encontrou e virou uma estrela. Em três anos de Ganassi, foi campeão em 1997 e 1998, conseguindo voltar à F1 em 1999 pela Williams, mas novamente sem sucesso. Em 2001, o piloto reapareceu na Indy com a Mo Nunn e, na etapa da Alemanha, em Lausitzring, sofreu um acidente que mudou os rumos de sua vida. Após fazer um pit-stop, o então líder da prova perdeu o controle na saída do pit-lane, rodou e foi acertado em cheio pelo carro de Alex Tagliani. O impacto da batida foi fortíssimo, e Alessandro perdeu as duas pernas.

O beijo na medalha de ouro olímpica nos Jogos de 2012, em Londres (Foto: AFP)

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

Mas Zanardi jamais esmoreceu, jamais desanimou. Um ano depois, voltou à mesma Lausitzring e completou as 13 voltas que faltavam para completar a corrida de 2001, com um modelo adaptado. O piloto seguiu sua carreira no automobilismo, correndo no WTCC (Mundial de Carros de Turismo) pela BMW, inclusive vencendo corridas. Mas pouco a pouco, o foco do italiano mudava para as competições paralímpicas, e Alex viu nas maratonas um novo desafio a ser suplantado.

Foi em 2007 que Zanardi participou pela primeira vez da Maratona de Nova York, quando terminou em quarto na competição das bicicletas de mão. Era só o começo da sua jornada vitoriosa no esporte paralímpico. Em 2011, Alex venceu as maratonas de Nova York e também de Veneza, além de assegurar a classificação para os Jogos de Londres, seu grande objetivo, e de garantir a medalha de prata no Mundial. Naquele ano, Zanardi venceu também a Maratona de Roma, chegando assim à Inglaterra na condição de favorito nas três provas em que foi inscrito: corrida contrarrelógio, a prova de estrada e também o revezamento.

Em Londres, foram dois ouros e uma prata, marca que se repetiu quatro anos mais tarde, no Rio de Janeiro.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias do GP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.