Como assistir aos eventos de corrida online: 4 dicas para melhorar o streaming

Saiba as melhores dicas para assistir à F1, MotoGP, Stock Car e outros eventos em 2021

Os fãs de corrida estão animados com o início da nova temporada de Fórmula 1 deste ano, que traz a disputadíssima batalha entre Lewis Hamilton e Max Verstappen pelo primeiro lugar do pódio. Já para aqueles que preferem o MotoGP, as emoções seguem nas alturas em 2021 com o grande destaque sendo, até agora, o francês Fabio Quartararo.

Não importando qual campeonato que se escolha, contudo, um problema parece sempre estar presente na hora de curtir esses eventos: encontrar uma transmissão de qualidade como a da Surfshark VPN. Até 2020, os fãs brasileiros de F1 estavam, de certa maneira, imunes a essa questão, já que a Rede Globo realizava suas transmissões no Brasil. Este ano, porém, a história mudou.

A boa notícia é que há várias estratégias eficientes para conseguir acompanhar as suas competições de corrida favoritas online. Abaixo estão listadas as melhores dicas para assistir à F1, MotoGP, Stock Car e outros eventos em 2021.

LEWIS HAMILTON; MAX VERSTAPPEN;
Lewis Hamilton e Max Verstappen são os dois grandes protagonistas da temporada 2021 (Foto: Mercedes)

1 – Adquirir uma VPN

O primeiro passo para ser bem-sucedido na busca de streaming online de campeonatos internacionais de corrida é adquirir uma VPN. E o motivo é simples: muitos desses eventos são bloqueados para determinadas regiões do globo, sendo impossível acessá-los do Brasil, muitas vezes, sem o uso de uma ferramenta que mascare seu endereço IP.

Sendo capaz de fazer justamente isso, uma rede virtual privada (VPN) é o instrumento ideal para os fãs de corrida. Com uma VPN Brasil, o usuário consegue estabelecer uma conexão privada entre seu dispositivo e a internet de modo que terceiros não possam saber o que está sendo acessado nem de onde. Assim, os servidores que transmitem as corridas não terão base para bloquear o usuário da rede, mesmo que ele esteja num país onde a transmissão é restrita.

2 – Comprar um passe para acesso exclusivo

Dependendo do campeonato a que se queira assistir, os fãs brasileiros podem comprar um passe de acesso irrestrito direto no site do evento sem muitos problemas.

É o caso da Fórmula 1 este ano, que, com o fim do monopólio de transmissão da Globo, conseguiu abrir sua própria plataforma de streaming. Aos interessados, basta seguir para o site oficial da F1 TV Pro e assinar a temporada completa de 2021 por cerca de 27 dólares.

Para outros torneios, no entanto, a assinatura pode ser mais difícil, apresentando preços diferentes a depender do país de acesso (ou pior, não estando nem mesmo disponível no Brasil). Nestes casos, o uso de uma VPN pode ser de grande ajuda – tanto para obter o melhor preço possível quanto para conseguir, de fato, adquirir o passe.

Veja as melhores dicas para assistir à F1, MotoGP, Stock Car e outros eventos em 2021
Marc Márquez passou nove meses longe da RC213V (Foto: Honda)

3 – Verificar a qualidade da conexão à internet

Pode parecer óbvio, mas para se ter uma experiência satisfatória dos campeonatos de corrida online a velocidade e estabilidade da sua conexão à internet são cruciais. Antes de os eventos começarem, portanto, é recomendável que os usuários descubram qual sua largura de banda para verificar se ela será suficiente para sua pretensão de streaming.

Para quem não tem ideia de como fazer nada disso, eis algumas sugestões. Primeiro de tudo, deve-se conferir a qualidade da rede com o auxílio de uma página de teste de velocidade. Para conexões de 5 a 10 Mbps, uma transmissão de 720p é possível sem maiores problemas. Mas caso se deseje fazer um streaming mais nítido, com a qualidade superior de 1080p, o ideal é possuir algo em torno de 10 a 20 Mbps.

4 – Preparar-se para o evento

Se o usuário quiser ter uma experiência realmente completa dos eventos, uma boa preparação é mais que bem-vinda. Buscar conhecer todos os participantes, por exemplo, pode dar um gostinho a mais à competição. Ao descobrir as qualidades únicas deles, como personalidade, habilidade e estilo de condução, é possível desenvolver uma maior conexão com os automobilistas e torcer com muito mais paixão.

De maneira similar, conhecer as pistas e os percursos da temporada pode trazer mais emoção à corrida. Afinal, nem todas as pistas são igualmente importantes (ou desafiadoras), então ter um conhecimento prévio desses aspectos trará luz a algumas reações e expressões dos seus competidores favoritos.

Por fim, assistir aos torneios com uma boa companhia é sempre um tempero adicional. Então, o último conselho é o mais simples: convide os amigos do coração e aproveite a temporada.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias do GP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.