Bortoleto aproveita punição de David e vence primeira na FRECA em Spa. Barrichello é 5º

Brasileiro da R-ace GP herdou vitória após companheiro de equipe e então vencedor, Hadrien David, ser penalizado por ultrapassagem sob safety-car. Eduardo Barrichello fez outra boa prova e chegou na quinta colocação

PALOU SONHA COM FÓRMULA 1, MAS GANASSI NÃO ABRE MÃO

Caio Collet não foi o único brasileiro a vencer neste fim de semana de competições automobilísticas. Neste sábado (30), na corrida 2 da Fórmula Regional Europeia Alpine em Spa-Francorchamps, na Bélgica, Gabriel Bortoleto cruzou a linha de chegada em segundo – mas herdou o triunfo após o então vencedor, Hadrien David, ser punido por ultrapassagem sob safety-car.

Com isso, o piloto da R-ace GP conquistou sua primeira vitória na carreira pela FRECA. Outro brasileiro envolvido na disputa, Eduardo Barrichello teve mais um bom resultado – já havia garantido pódio na primeira prova em Spa – e concluiu a corrida em quinto lugar.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Bortoleto venceu disputa na Bélgica (Foto: Reprodução/Instagram)

A largada da FRECA na Bélgica foi tumultuada. Santiago Ramos tomou toque por trás e bateu no muro, ainda na reta. Na curva 1, Noel León tocou em Lorenzo Fluxá e, com danos no pneu dianteiro esquerdo, acabou colidindo com Hamda Al Qubaisi. Lento na pista, o carro #19 ainda tomou uma pancada por trás de Pietro Armanni.

Com tudo isso, o safety-car foi acionado. E foi durante tal período de vigência do carro de segurança que David ultrapassou Paul Aron, gerando toda a indefinição pós corrida – com os comissários prometendo investigar o ocorrido assim que a disputa acabasse.

O safety-car perdurou por cerca de 12 minutos. Quando a bandeira verde foi acionada, David ficou tranquilo à frente. Aron, por sua vez, perdeu a segunda colocação para Dino Beganovic – e logo perderia também a terceira, dessa vez para Gabriel Bortoleto. Tudo isso ao passo em que Eduardo Barrichello ultrapassava Tim Tramnitz pela quinta posição.

LEIA TAMBÉM
+ Clerot dispara na largada e vence corrida 1 da F4 Brasil em Interlagos

Na reta final da corrida, Bortoleto conseguiu a ultrapassagem em Beganovic e assumiu o segundo lugar da prova. A dois minutos do encerramento, Piotr Wisnicki saiu da pista na curva 12 e ficou parado na brita, forçando novo safety-car.

Eventualmente, o carro de segurança guiou os pilotos à bandeirada final. David comemorou a vitória, mas a investigação dos comissários após a corrida constatou a ultrapassagem irregular do francês – que caiu para 2º, como consequência – em Aron. Com isso, Bortoleto herdou o triunfo, o seu primeiro na carreira pela FRECA.

Beganovic, Aron e Barrichello completaram o top-5. A FRECA também entra em período de férias e retorna somente na segunda semana de setembro – a disputa será pela 8ª etapa do calendário, em Spielberg.

VETTEL ANUNCIA APOSENTADORIA DA FÓRMULA 1 AO FIM DE 2022
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias do GP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.