Petecof é campeão da Fórmula Regional Europeia com 5º na corrida final em Vallelunga

Em um domingo de muita chuva em Vallelunga, circuito localizado próximo a Roma, a corrida 2 foi cancelada. E a prova derradeira, que definiu o título, teve Arthur Leclerc amargando um duro revés ao rodar e parar na caixa de brita. Foi o que bastou para Gianluca Petecof conquistar o título da Fórmula Regional Europeia neste domingo

A manhã deste domingo (6) é de muita festa para Gianluca Petecof. O brasileiro de 18 anos, membro da Academia da Ferrari e piloto da Prema, conquistou o título da Fórmula Regional Europeia em um dia de muita chuva na última etapa do campeonato, no circuito de Vallelunga, distante cerca de 30 km de Roma.

A programação do domingo previa duas corridas, mas a primeira prova do dia foi cancelada em virtude das fortes chuvas na região. E na disputa derradeira do campeonato, Arthur Leclerc, companheiro de equipe na Prema e que lutava com Petecof pelo título e estava seis pontos atrás no campeonato (349 x 343), rodou no molhado e parou na brita.

GIANLUCA PETECOF; PETECOF; FÓRMULA REGIONAL EUROPEIA; CAMPEÃO
Gianluca Petecof conquista o título da Fórmula Regional Europeia (Foto: Reprodução)

Conheça o canal do Grande Prêmio no YouTube! Clique aqui.
Siga o Grande Prêmio no Twitter e no Instagram!

Assim, Gianluca fez a sequência da corrida já com o título confirmado na Fórmula Regional Europeia. O paulista cruzou a linha de chegada na quinta colocação na última corrida do campeonato.

A vitória ficou com outro piloto da Prema, o dinamarquês Oliver Rasmussen, que venceu um duelo da Escandinávia contra o norueguês Dennis Hauger, segundo colocado. Pierre-Louis Chovet, companheiro de equipe de Hauger na Van Amersfoort, fechou o pódio. Na volta final, Petecof foi ultrapassado pelo finlandês Konsta Lappalainen, KIC Motorsport, para terminar em quinto.

De todas as 23 corridas disputadas na temporada, que teve início somente no meio do ano em razão da pandemia e se encerrou neste começo de dezembro, Petecof foi o único piloto a pontuar no campeonato em sua totalidade. Ao fim do campeonato, o brasileiro fechou a sua jornada com 359 pontos, contra 343 de Arthur Leclerc e de Oliver Rasmussen, também com 343 tentos.

“É maravilhoso conquistar esse campeonato. Tivemos alguns problemas durante o ano, quero agradecer a todas as pessoas que estiveram comigo e, mais importante, a Deus. Sem Ele, nada teria sido possível. Tentei sempre ficar na pista e fazer o melhor. Às vezes, não pudemos lutar pela vitória, mas marquei pontos em todas as corridas, e é assim que funciona. Estou muito, muito feliz”, vibrou o campeão.

Gianluca Petecof coroa uma temporada marcada por muita dificuldade com a incerteza até mesmo sobre a sua continuidade no campeonato em razão da perda de patrocínios. Mas, no meio da temporada, o brasileiro conseguiu os apoios de duas empresas, Americanet e Matrix, que foram determinantes para que fosse possível chegar ao fim do campeonato e confirmar o título em 2020.

Membro da Academia da Ferrari desde 2018, Petecof concluiu sua terceira temporada nos monopostos. Nas duas primeiras, o piloto, campeão brasileiro de kart na classe Júnior Menor em 2013, disputou a Fórmula 4 Italiana e Alemã correndo pela Prema. No ano passado, o paulistano foi o vice-campeão no certame italiano, sendo superado por Hauger, piloto do programa da Red Bull. Nesta temporada, foi para a Fórmula Regional Europeia na sequência da sua trajetória nas pistas.

Com a conquista alcançada neste domingo, Petecof já chega aos 40 pontos necessários para a obtenção da superlicença, documento que o permite correr na Fórmula 1.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias do GP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.