Saucy vence corrida 2 da Fórmula Regional Alpine em Ímola. Bortoleto fecha em 11º

Grégoire Saucy venceu a batalha contra Paul Aron e Zane Maloney, triunfou na corrida 2 da Fórmula Regional Europeia by Alpine e, de quebra, assumiu a liderança do campeonato. Gabriel Bortoleto foi o 11º colocado na corrida e quinto entre os novatos, enquanto Dudu Barrichello foi o 23º, sendo o décimo entre os estreantes, depois de punição sofrida por infração durante o safety-car

Assista aos melhores momentos do GP da Emília-Romanha de F1 (Vídeo: GRANDE PRÊMIO com Reuters)

Na preliminar do GP da Emília-Romanha de Fórmula 1, a Fórmula Regional Europeia by Alpine realizou sua segunda corrida no fim de semana no circuito de Ímola. E, na manhã de domingo (18), o triunfo coube a Grégoire Saucy, piloto da ART Grand Prix. Os dois brasileiros no vasto grid de 30 carros completaram a disputa: Gabriel Bortoleto foi o 11º colocado, sendo o quinto entre os novatos, e Eduardo Barrichello cruzou a linha de chegada em 14º. Entretanto, o piloto da JD Motorsport foi punido em razão de uma infração durante período de safety-car e teve 25s acrescidos ao seu tempo de volta, situação que o fez cair para 23º no geral e décimo entre os estreantes.

A corrida foi uma batalha a três, mas com um claro protagonista: Saucy, que largou na pole-position em Ímola. Paul Aron, da Prema, e Zane Maloney, da R-ace GP, alcançaram uma posição no top-3 depois da largada ruim de Hadrian David, também da R-ace GP.

Conheça o canal do Grande Prêmio no YouTube! Clique aqui.
Siga o Grande Prêmio no Twitter e no Instagram!
WEB STORIES: Como foi o GP da Emília-Romanha de Fórmula 1

GRÉGOIRE SAUCY; VITÓRIA; ÍMOLA; FÓRMULA REGIONAL BY ALPINE;
Grégoire Saucy venceu a corrida 2 em Ímola e assumiu a liderança do campeonato (Foto: ART Grand Prix)

David Vidales, espanhol que venceu a corrida 1, no sábado, e largou em quinto na corrida 2 com o carro da Prema, se manteve entre os ponteiros, mas cometeu um erro enquanto atacava Maloney, natural de Barbados, e caiu para a nona colocação, tendo de fazer uma corrida de recuperação desde então. Em seguida, Jasin Ferati, da equipe Monolite, também cometeu um erro, escapou da pista e ficou na caixa de brita. A direção de prova acionou o safety-car.

Tão logo a corrida foi retomada, Saucy manteve o posto de líder. Mais atrás, a corrida foi palco de grandes batalhas. Uma delas envolveu Gabriel Bortoleto, da FA Racing, contra Kas Havekort, da MP Motorsport. Outra disputa foi entre Alex Quinn, da Arden, e Dino Beganovic, sueco que faz parte da Academia de Pilotos da Ferrari e pilota pela Prema. Os dois não conseguiram evitar a colisão e abandonaram a disputa.

Ao fim de 17 voltas, vitória de Saucy com 1s134 de vantagem para Aron, que é piloto membro do programa de desenvolvimento da Mercedes. Maloney completou o pódio e terminou logo à frente de Hadrien David, seu companheiro de equipe. William Alatalo, finlandês da Arden, foi o quarto colocado, logo À frente do italiano Gabriele Mini, campeão da F4 Italiana no ano passado e melhor estreante.

DUDU BARRICHELLO; ÍMOLA; FÓRMULA REGIONAL EUROPEIA; ÍMOLA;
Dudu Barrichello fez sua primeira corrida de carro em solo europeu (Foto: Dutch Photo Agency)

Vidales terminou apenas em sétimo e perdeu a chance de terminar o primeiro fim de semana da temporada como líder. Mari Boya, estreante da Van Amersfoort, foi o oitavo no geral e segundo entre os novatos, à frente de Oliver Goethe, outro novato e piloto dinamarquês da MP Motorsport, e Elias Seppanen, finlandês da KIC Motorsport, nono e décimo, respectivamente.

Bortoleto foi o 11º colocado na classificação geral, 10s9 atrás do líder, e o quinto melhor novato da corrida. Eduardo Barrichello completou a corrida na mesma volta do líder e foi o décimo melhor estreante e 23º colocado no geral. Na verdade, Dudu foi o 14º colocado na pista, mas sofreu uma punição de 25s por infração durante o período de safety-car.

Para Barrichello, que debutou no automobilismo europeu depois da conquista do vice-campeonato na USF2000, categoria de acesso à Indy, no ano passado, o fim de semana foi de completo aprendizado.

“São muitas coisas diferentes. A primeira corrida foi de adaptação e a segunda foi muito divertida. Acabei caindo para o 18º lugar, mas vim ultrapassando e subi para 13º. Tive um momento que acabou faltando sorte onde um carro quebrou na minha frente e eu caí para 15º, mas consegui no fim da última volta recuperar mais uma posição. Também posso dizer que aprendi muito e me diverti demais nessa segunda corrida, com a atmosfera de correr junto com a Fórmula 1, então foi uma experiência incrível para mim”, destacou.

O campeonato tem Saucy como líder, com 35 pontos, contra 31 de Vidales e 30 de Paul Aron. Hadrien David soma 27, contra 18 de Alex Quinn.

A próxima etapa da Fórmula Regional Europeia by Alpine também vai ser em preliminar da F1, entre os dias 8 e 9 de maio em Barcelona.

GOSTA DO CONTEÚDO DO GRANDE PRÊMIO?

Você que acompanha nosso trabalho sabe que temos uma equipe grande que produz conteúdo diário e pensa em inovações constantemente. Mesmo durante os tempos de pandemia, nossa preocupação era levar a você atrações novas. Foi assim que criamos uma série de programas em vídeo, ao vivo e inéditos, para se juntar a notícias em primeira-mão, reportagens especiais, seções exclusivas, análises e comentários de especialistas.

Nosso jornalismo sempre foi independente. E precisamos do seu apoio para seguirmos em frente e oferecer o que temos de melhor: nossa credibilidade e qualidade. Seja qual o valor, tenha certeza: é muito importante. Nós retribuímos com benefícios e experiências exclusivas.

Assim, faça parte do GP: você pode apoiar sendo assinante ou tornar-se membro da GPTV, nosso canal no YouTube