Intervenções e novo BRT: Câmara do RJ discute construção de autódromo em Guaratiba

O projeto que prevê a construção do Autódromo Parque de Guaratiba foi publicado no Diário Oficial e enviado ao Legislativo pelo prefeito da cidade, Eduardo Paes (PSD), em março deste ano

A Câmara do Rio de Janeiro começou, nesta terça-feira (21), a discutir o Projeto de Lei que prevê a construção d​o chamado Autódromo Parque de Guaratiba​, no bairro ​com o mesmo nome, na Zona Oeste da cidade. O projeto foi publicado no Diário Oficial e enviado ao Legislativo pelo prefeito da cidade, Eduardo Paes (PSD), em março deste ano.

O projeto estabelece que o trecho do Rio Piraquê, situado entre a Avenida Dom João VI e a Estrada da Matriz, como local de construção, além de outras intervenções para a criação do projeto, como a chegada de estações do BRT e incentivo a shows e atividades culturais no espaço nas lacunas do calendário de corridas.

Para o presidente da Câmara dos Vereadores, Carlo Caiado (PSD), a realização da obra levará desenvolvimento não só à região, como à cidade do Rio como um todo.

“Outros estados têm mais de um autódromo. Em outra audiência, em 2015, ouvi vários eleitores críticos que me ligaram, dizendo que a cidade precisa de hospital, saúde e educação. Claro, os hospitais da Zona Oeste foram todos municipalizados, doamos R$ 60 milhões. Mas nossa Constituição Federal de 1988 garante um percentual que é previsto para investimento na saúde. Quanto mais a cidade arrecada, mais investimos em educação. O autódromo vai além da prática do automobilismo”, defendeu.

Terreno em Guaratiba que projeto prevê novo autódromo (Foto: Google Maps)

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Além de corridas e outros eventos culturais e esportivos, o projeto também prevê contrapartidas ambientais e sociais, como a preservação de áreas verdes no entorno e a criação de um programa social para envolver e gerar empregos nas comunidades do entorno.

De acordo com o projeto, a iniciativa, se aprovada, deve ser uma Operação Urbana Consorciada, assim como foi feito no RJ com o Parque Olímpico e o Porto Maravilha. A realização de audiências é prevista no Estatuto das Cidades e no Plano Diretor, recentemente aprovado, para que haja transparência e controle maior sobre toda a operação.

O Rio de Janeiro não tem autódromo desde o fechamento de Jacarepaguá, em 2012. Apesar da pista ter recebido a Fórmula 1 na década de 1980, o famoso circuito acabou desativado para a construção de obras para os Jogos Olímpicos de 2016. Uma promessa de construir uma nova pista na cidade surgiu, mas não se concretizou até hoje.

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