Retrospectiva 2022: Bautista domina Superbike. Logano é bicampeão na Nascar

2022 teve mesmo campeão em categorias distintas, ultrapassagem que entrou para a história e boa performance dos brasileiros nos campeonatos de base. Confira a retrospectiva da temporada no GRANDE PRÊMIO

A manobra bizarra de Ross Chastain em Martinsville, que deu ao piloto uma vaga na final da Nascar (Vídeo: Nascar)

A temporada 2022 do esporte a motor foi bastante movimentada mundo afora. E a retrospectiva do GRANDE PRÊMIO relembra, nesta sexta-feira (30), o que aconteceu de melhor em algumas das principais categorias de esporte a motor do mundo. Teve título inédito, mesmo campeão em categorias distintas, ultrapassagem espetacular que valeu vaga em final. E contou também com boa participação de pilotos brasileiros, sobretudo nos campeonatos de base. Quer saber como foi? Veja:

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Relacionadas

DTM – Sheldon brilha, Fraga vence e DTM quase deixa de existir em 2022

Sheldon van der Linde conquistou, enfim, seu primeiro título na categoria de turismo alemão. E foi na base do sufoco, duelando palmo a palmo com o vice-campeão Lucas Auer, da Mercedes. O sul-africano da BMW abandonou apenas uma prova em toda a temporada, além de vencer três corridas e ir ao pódio seis vezes, somando 164 pontos no total, onze à frente do austríaco.

Além disso, o DTM deste ano teve Brasil no lugar mais alto do pódio com Felipe Fraga. Representando a Red Bull, o piloto venceu a segunda corrida na etapa de Norisring, disputada em julho. Porém, terminou o campeonato na 16ª colocação e anunciou sua volta à Stock Car, uma vez que os taurinos também encerraram seu projeto na categoria depois de dois anos.

O futuro do DTM em 2023 ficou em risco, uma vez que a promotora do evento (ITR) chefiada por Gerhard Berger encerrou as operações em novembro. Mas ganhou sobrevida ao ser adquirida pela ADAC (Clube de Automóvel da Alemanha) e garantiu a realização da categoria na próxima temporada.

Sheldon van der Linde foi campeão do DTM em 2022 (Foto: BMW)

Nascar – Manobra incrível de Chastain, participação de ex-F1 e Logano é bicampeão

Joey Logano jamais vai esquecer o ano de 2022. O piloto da Penske reinou na etapa final da temporada em Phoenix e não deu chances à Ross Chastain ao conquistar a vitória e, consequentemente, o bicampeonato da Nascar. Agora, o norte-americano junta-se a Kyle Busch como os dois únicos do grid a ter mais de um título.

Mas, sem dúvidas, a grande imagem do ano foi a ‘manobra de videogame’ do vice Chastain no oval curto de Martinsville. O piloto da Trackhouse precisava ganhar duas posições para seguir nos playoffs na penúltima etapa da Nascar e não pensou duas vezes: jogou seu carro no muro para pegar impulso e ganhou cinco posições para ir à final.

A Nascar contou, também, com participações pontuais de campeões da Fórmula 1. Kimi Räikkönen correu a etapa de Watkins Glen, enquanto Jacques Villeneuve disputou a Daytona 500. Para 2023, a categoria já garantiu a volta do heptacampeão Jimmie Johnson e firmou uma parceria com a GT Sprint Race para a criação da Nascar Brasil Sprint Race.

Logano comemora o bicampeonato da Nascar após vencer em Phoenix (Foto: Nascar)

FRECA – Beganovic bate Minì e Bortoleto tem grande performance em 2022

O sueco Dino Beganovic precisou de apenas um quarto lugar na etapa final da FRECA em Mugello para assegurar o título de 2022. Com quatro vitórias e doze pódios no ano, o piloto da Prema colocou 40 pontos de vantagem sobre o vice-campeão, o italiano Gabriele Minì.

Quem também se destacou na temporada foi Gabriel Bortoleto. Com duas vitórias – Spa-Francorchamps e Barcelona -, o brasileiro encerrou um grande ano pela R-ace GP no sexto lugar, com 176 pontos.

A performance foi preponderante para subir para a Fórmula 3 na Trident e fechar parceria para ser agenciado por Fernando Alonso. Mais discreto, Dudu Barrichello se recuperou na segunda metade da temporada e terminou em 11º, com um terceiro lugar em Spa como melhor resultado no ano.

Sexto colocado na FRECA, Gabriel Bortoleto estará na F3 em 2023 (Foto: Dutch Photo Agency/KTF Sports)

Superbike – Domínio de Bautista garante título em duelo contra Razgatlioglu

Com a Ducati, Álvaro Bautista não tomou conhecimento dos adversários e assegurou um título inédito no Mundial de Superbike com uma etapa de antecedência. O espanhol teve apenas dois abandonos, dois quartos lugares e uma quinta posição na temporada, chegando no pódio em todas as outras provas em 2022.

Toprak Razgatlioglu travou um grande duelo com Bautista pelo campeonato, mas o turco da Yamaha teve de se contentar com o vice. Jonathan Rea, hexacampeão da categoria, ficou em terceiro.

Em 2023, a categoria contará com a presença de um brasileiro. Trata-se de Eric Granado, que fechou com a MIE Honda.

Eric Granado vai correr no WSBK em 2023 (Foto: WSBK)

F4 Italiana e Alemã – Antonelli é campeão nas duas categorias. Câmara brilha e é 3º

Andrea Kimi Antonelli estabeleceu seu nome como uma das principais promessas do automobilismo europeu ao conquistar, sem sustos, o título da F4 Italiana. Correndo pela Prema, o jovem de 16 anos dominou o campeonato com treze vitórias e colocou 104 pontos de vantagem para o vice-campeão, o irlandês Alex Dunne. Agora, Antonelli sobe para a FRECA na próxima temporada.

Quem também se destacou em 2022 foi o brasileiro Rafael Câmara. Com duas vitórias e nove pódios também na Prema, o piloto terminou a temporada na terceira colocação, com 239 pontos, e também garantiu sua vaga na FRECA pela equipe italiana em 2023.

A dupla também se destacou na F4 Alemã, com Antonelli conquistando nove vitórias e confirmando o título mesmo com a ausência na penúltima etapa em Lausitzring. Câmara, por sua vez, manteve a consistência correndo em solo germânico ao garantir o terceiro lugar, com uma vitória na corrida 3 em Spa-Francorchamps. O britânico Taylor Barnard, da PHM, fechou a temporada com o vice.

Rafael Câmara vai competir na FRECA em 2023 (Foto: Prema)

Super Fórmula – Nojiri garante bicampeonato consecutivo com desempenho incrível

Tomoki Nojiri garantiu o segundo título consecutivo na Super Fórmula. O japonês da Team Mugen teve performance dominante durante todo o ano e teve, como pior resultado, apenas dois quartos lugares. O piloto fechou a temporada com 154 pontos, duas vitórias e 65 pontos à frente do vice-campeão, o francês Sacha Fenestraz, da Kondo Racing.

Extreme E – Temporada tem ‘remember’ de duelo Hamilton x Rosberg

A categoria off-road elétrica teve a equipe de Lewis Hamilton, a X44, como a grande campeã da temporada 2022 do Extreme E. Bastou um terceiro lugar de Sébastien Loeb e Cristina Gutierrez em Punta de Leste para assegurar o título em disputa com a RXR, de Nico Rosberg, até a última etapa. Mas uma punição à Andretti acabou valendo a terceira posição na corrida uruguaia para o time do britânico ficar com a taça.

WTCR – Calendário bastante mexido e etapas canceladas. Azcona é campeão inédito

O WTCR teve um 2022 muito conturbado por conta da invasão russa na Ucrânia, além de países com restrições mais severas por conta da pandemia. Assim, República Tchéquia, Rússia, Coreia do Sul, China e Macau ficaram de fora do calendário.

Mas nada disso tirou o brilho de Mikel Azcona que, com quatro vitórias e onze pódios correndo de Hyundai Elantra, garantiu um título inédito e antecipado na categoria. Pior para o argentino Néstor Girolami, que ficou com o vice, 83 pontos de diferença para o espanhol.

Sébastien Loeb e Cristina Gutiérrez garantiram o título do Extreme E 2022 para a X44 (Foto: X44)

TCR Sul-Americano – Argentina domina e categoria é adquirida pela Vicar em 2023

O TCR Sul-Americano teve o domínio da Argentina, que teve campeão e vice. Fabricio Pezzini, da PMO Motorsport, levou o título com 26 pontos de vantagem sobre Juan Angel Rosso, da Squadra Martino.

O melhor brasileiro na temporada foi Raphael Reis, que ficou com a terceira posição correndo pela W2 Pro GP. Em 2023, o TCR passa a ser promovido pela Vicar e terá calendário junto às etapas do Turismo Nacional.

Copa Truck – Emoção na última etapa garante título inédito para Wellington Cirino

O título dos caminhões no Brasil ficou para Wellington Cirino, e foi na base da emoção. O piloto chegou à etapa final em Goiânia como líder, mas foi punido na primeira corrida e precisou de uma grande prova de recuperação na sequência. Também contou com a desclassificação de Beto Monteiro, que por conta de um incidente com Djalma Fogaça, ficou de fora da disputa.

Neste cenário, Felipe Giaffone passou a ser o principal adversário de Cirino na luta pelo título, mas um quinto lugar bastou para o piloto da Mercedes-Benz ser campeão pela primeira vez da Copa Truck.

F4 Brasil – Clerot brilha e é o primeiro campeão da categoria no país

A categoria de monopostos estreou no Brasil em 2022 e viu um domínio impressionante de Pedro Clerot, com sete vitórias e título garantido com uma prova de antecedência, em Goiânia. Com 15 anos, o brasiliense agora parte para sua primeira experiência na Europa, assinando com a MP Motorsport e correndo a F4 Espanhola.

Pedro Clerot recebe o troféu de campeão da F4 Brasil (Foto: Duda Bairros)

Lucas Staico ficou com o vice-campeonato da F4 Brasil. Destaque também para Fernando Barrichello, que venceu duas etapas em Interlagos para emoção do pai, Rubens.

Stock Series – Emoção até a última etapa e título para Vitor Baptista

A categoria de suporte da Stock Car teve uma batalha bem interessante pelo título entre três pilotos: Vitor Baptista, Zezinho Muggiati e Arthur Leist.

Melhor para Baptista, que abocanhou o troféu de campeão ao vencer a final em Interlagos. Com seis vitórias, cinco poles e quinze pódios, o piloto se destacou pela regularidade na Stock Series e, agora, vai em busca de uma vaga na categoria rainha em 2023.

Confira todos os campeões e vices da temporada 2022:

CategoriaCampeãoVice-Campeão
DTMSheldon Van der Linde (AFS)Lucas Auer (AUT)
NascarJoey Logano (EUA)Ross Chastain (EUA)
FRECADino Beganovic (SUE)Gabriele Minì (ITA)
SuperbikeÁlvaro Bautista (ESP)Toprak Razgatlioglu (TUR)
F4 ItalianaAndrea Kimi Antonelli (ITA)Alex Dunne (IRL)
F4 AlemãAndrea Kimi Antonelli (ITA)Taylor Barnard (GBR)
Super FórmulaTomoki Nojiri (JAP)Sacha Fenestraz (FRA)
Extreme ECristina Gutiérrez (ESP)
Sébastian Loeb (FRA)
Johan Kristoffersson (SUE)
Mikaela Âhlin-Kottulinsky (SUE)
WTCRMikel Azcona (ESP)Néstor Girolami (ARG)
TCR América do SulFabricio Pezzini (ARG)Juan Angel Rosso (ARG)
Copa TruckWellington CirinoFelipe Giaffone
F4 BrasilPedro ClerotLucas Staico
Stock SeriesVitor BaptistaZezinho Muggiati

LEIA MAIS RETROSPECTIVAS:
Stock Car: Barrichello é bicampeão em ano caótico de punições
Fórmula 3: Coroa para Victor Martins após briga de sete por título na última rodada
WEC: Trio Buemi/Hirakawa/Hartley é campeão após batalha com Alpine
Rali: Kalle Rovanperä conquista WRC. Veteranos brilham no Dakar

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias do GP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.

📩 NEWSLETTER GP

Assine e receba notícias exclusivas e bastidores das pistas diretamente no seu e-mail!