Retrospectiva 2022: Barrichello é bicampeão em ano caótico de punições na Stock Car

Foi um ano complicado para a categoria, sobretudo com a marcação cerrada dos comissários na aplicação de punições após as provas, com a “cereja do bolo” na decisiva intervenção na final em Interlagos. Barrichello, por sua vez, fecha a temporada “mais feliz de sua vida” com o bicampeonato e, de quebra, encerra um tabu que carregou durante a carreira no automobilismo

Toque entre Serra e Casagrande decretou o bicampeonato de Rubens Barrichello em Interlagos (Vídeo: Stock Car)

Rubens Barrichello vai guardar para sempre na memória a temporada 2022 da Stock Car. Aos 50 anos de idade, enfim, o piloto da Full Time quebrou a sina que carregou por anos em Interlagos e, com um 11º lugar após um toque entre Daniel Serra e Gabriel Casagrande, conquistou o bicampeonato da categoria no quintal de casa. Foi assim que se acostumou a dizer durante toda a carreira na Fórmula 1.

“Estou tão feliz, a gente quebra um tabu em Interlagos. Aliás, o Fefo [filho de Rubens, piloto da F4 Brasil] quebrou. É o dia mais feliz da minha vida. Tenho um amor tão grande por essa pista. Hoje, estou liberto dessa situação, Interlagos entregou algo que eu estava atrás há algum tempo”, falou logo após a bandeira quadriculada definitiva de 2022. Rubens assumiu a liderança do campeonato no momento dramático, ao final da penúltima etapa da temporada em Goiânia, no mês de outubro.

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A capital goiana, aliás, conta com um lugar bem especial no coração do veterano, afinal, foi o único que conseguiu varrer um final de semana com 100% de vitórias nas duas corridas disputadas, no mês de março. “Saio daqui muito satisfeito, foi meu melhor fim de semana. Vou ter um terreno ou uma casa por aqui, não sei se perto do autódromo ou do clube de golfe”, afirmou à época.

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Rubens Barrichello varreu final de semana em Goiânia com duas vitórias na Stock Car, em março (Foto: Duda Bairros)

Barrichello chegou, em determinado momento, a ser carta fora do baralho para o título. Entre a varrida em Goiânia e a vitória em Santa Cruz do Sul, foram seis meses sem grandes resultados. Não fosse o trabalho e a resiliência da Full Time no momento mais crucial da temporada, a chance de ser bicampeão seria postergada. “Deu um valor ainda maior para a equipe, que trabalhou até de madrugada na reconstrução do carro. Então, ganhar uma corrida dessas junto deles é o máximo da história”, falou após o triunfo na etapa gaúcha.

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Neste ano, foram três vitórias, sete pódios, uma pole-position e 330 pontos ao final de um campeonato em que pesou, sobretudo, a regularidade e estar sempre em grandes condições de pontuar. A Stock Car nem sempre exige vitórias dos postulantes ao título, mas pede cabeça para usar as armas certas, nos momentos ideais para conquistar o título. Isso, Rubens teve de sobra durante toda a temporada.

O veterano teve adversários à altura neste ano, com Casagrande, Serra e Matías Rossi lutando palmo a palmo pelo troféu até a última prova. Além deles, teve em Ricardo Maurício, da Eurofarma RC, como maior vencedor na temporada – cinco – e vitórias inéditas de Gaetano Di Mauro, Felipe Lapenna, Felipe Baptista, Diego Nunes e César Ramos.

Ricardo Maurício renasceu na temporada 2022 e fechou o ano com cinco vitórias na Stock Car (Foto: Marcelo Machado de Melo)

Embora o incidente entre Serra e Casagrande tenha encerrado a disputa antes da bandeira quadriculada tremular, tudo foi conduzido do jeito que se esperava. No afã de evitar críticas pela demora na tomada de decisão, os comissários da Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA) ganharam protagonismo novamente pelo excesso ao desclassificar o campeão de 2021. É neste cenário que a categoria precisa se mexer para tentar aplacar problemas.

“Não queria que acabasse assim, estávamos [numa briga] tão bonita na pista durante as primeiras voltas. O que dá para falar é que me coloquei por fora, desci e fiquei no canto. Esperei que fosse ser fechado, mas não tanto. Acho que a decisão foi em cima disso”, disse Rubens sobre o incidente na corrida final em Interlagos.

Foi um ano de muitas alterações de resultados horas após as corridas terminarem – ou, até mesmo, do treino de classificação, com atuação do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) que tirou a pole de Bruno Baptista no Velocittà e devolveu ao piloto minutos antes da corrida começar.

Raras foram as vezes em que um resultado de pista se confirmou. Pilotos convidados como os argentinos Andi Jakos e Julian Santero chegaram a ir ao pódio durante o ano, mas as penalizações mexeram na configuração da prova e apagaram o brilho de suas atuações.

Mecânico da RCM Motorsport é prensado por dois carros nos boxes em Santa Cruz do Sul (Vídeo: Reprodução/Stock Car)

Além disso, o incidente com os mecânicos da RCM Motorsport, atropelados por Denis Navarro e Pedro Cardoso durante a janela dos boxes em Santa Cruz do Sul, marcou negativamente a categoria, que se viu obrigada a rever seus procedimentos de pit-stops ainda durante a temporada. A condução dos comissários de pista foi bastante criticada e, com uma boa dose de sorte, a Stock Car escapou de uma tragédia ainda maior.

Com todos esses ingredientes, a categoria encerra a temporada com um campeão irretocável, mas com diversos problemas além das pistas para serem resolvidos. Barrichello será nome certo para brigar pelo tri no ano que vem e fecha o ano repleto de marcas importantes na carreira.

Já são dez anos de Stock Car e de Full Time, viu o filho Fefo conquistar suas primeiras vitórias na F4 Brasil também em Interlagos, competiu e venceu com a Ferrari depois de 17 anos longe e, por fim, cravou seu nome na galeria dos campeões da categoria pela segunda vez, oito temporadas depois. Nada mal para quem desfruta da velocidade como nunca antes na carreira.

Confira todos os vencedores na temporada 2022 da Stock Car:

EtapaVencedorEquipe
Interlagos (SP) – Corrida 1#83 GABRIEL CASAGRANDEA. MATTHEIS VOGEL CHEVROLET
Interlagos (SP) – Corrida 2#28 GALID OSMANSHELL V-POWER CHEVROLET
Goiânia (GO) – Corrida 1#111 RUBENS BARRICHELLOFULL TIME SPORTS TOYOTA
Goiânia (GO) – Corrida 2#111 RUBENS BARRICHELLOFULL TIME SPORTS TOYOTA
Rio de Janeiro (RJ) – Corrida 1#29 DANIEL SERRAEUROFARMA RC CHEVROLET
Rio de Janeiro (RJ) – Corrida 2#90 RICARDO MAURÍCIOEUROFARMA RC CHEVROLET
Velocittà (SP) – Corrida 1#10 RICARDO ZONTARCM MOTORSPORT TOYOTA
Velocittà (SP) – Corrida 2#117 MATÍAS ROSSIA. MATTHEIS VOGEL TOYOTA
Velopark (RS) – Corrida 1#83 GABRIEL CASAGRANDEA. MATTHEIS VOGEL CHEVROLET
Velopark (RS) – Corrida 2#33 NELSINHO PIQUETMOTUL TMG TOYOTA
Velopark (RS) – Corrida 1#11 GAETANO DI MAUROKTF SPORTS CHEVROLET
Velopark (RS) – Corrida 2#44 BRUNO BAPTISTARCM MOTORSPORT TOYOTA
Interlagos (SP) – Corrida 1#117 MATÍAS ROSSIA. MATTHEIS VOGEL TOYOTA
Interlagos (SP) – Corrida 2#74 FELIPE FRAGAEUROFARMA RC CHEVROLET
Velocittà (SP) – Corrida 1#110 FELIPE LAPENNAHOT CAR CHEVROLET
Velocittà (SP) – Corrida 2#90 RICARDO MAURÍCIOEUROFARMA RC CHEVROLET
Santa Cruz do Sul (RS) – Corrida 1#90 RICARDO MAURÍCIOEUROFARMA RC CHEVROLET
Santa Cruz do Sul (RS) – Corrida 2#111 RUBENS BARRICHELLOFULL TIME SPORTS TOYOTA
Goiânia (GO) – Corrida 1#30 CÉSAR RAMOSIPIRANGA RACING TOYOTA
Goiânia (GO) – Corrida 2#33 NELSINHO PIQUETMOTUL TMG TOYOTA
Goiânia (GO) – Corrida 1#90 RICARDO MAURÍCIOEUROFARMA RC CHEVROLET
Goiânia (GO) – Corrida 2#70 DIEGO NUNESBLAU MOTORSPORT CHEVROLET
Interlagos (SP) – Corrida 1#121 FELIPE BAPTISTAKTF SPORTS CHEVROLET
Interlagos (SP) – Corrida 2#90 RICARDO MAURÍCIOEUROFARMA RC CHEVROLET
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