Karginov vence 11ª especial, passa De Rooy e assume liderança do Dakar nos caminhões

O trio liderado por Andrey Karginov venceu o 11º estágio e conseguiu desbancar a equipe comandada por Gerard de Rooy, assumindo a liderança na classificação geral

11ª etapa
Antofagasta (CHI) – El Salvador (CHI)
Deslocamento: 144 km
Trecho cronometrado: 605 km
Percurso total: 749 km

Andrey Karginov, Andrey Mokeev e Igor Devyatkin conseguiram a vitória na 11ª etapa do Dakar 2014. Os russos da Kamaz venceram com folgas e, agora, são os líderes na classificação geral.

O 11º estágio do Dakar 2014 foi disputado entre Antofagasta e El Salvador, no Chile. Os russos foram consistentes e garantiram a vitória com folga de 14min18s sobre um trio de compatriotas, formado por Eduard Nikolaev/Evgeny Yakovlev/Vladimir Rybakov, também da Kamaz. Líderes até a décima especial, o trio da Iveco Gerard de Rooy/Tom Colsoul/Darek Rodewald fechou em terceiro a etapa desta quinta-feira (17), caindo para o segundo lugar no somatório geral. Ales Loprais, Serge Bruynkens e Radim Pustejovsky, da Tatra, concluíram a especial em quarto, seguidos por Anton Shibalov, Robert Amatych e Almaz Khisamiev, mais um trio russo da Kamaz.

Andrey Karginov e seus companheiros venceram a 11ª etapa e assumiram a liderança no geral (Foto: Marcelo Maragni/ Red Bull Content Pool)

Karginov, Mokeev e Devyatkin lideram a classificação geral com apenas 7min56s de vantagem para De Rooy/Colsoul/Rodewald. Nikolaev, Yakovlev e Rybakov aparecem na terceira posição, seguidos por Loprais, Bruynkens e Pustejovsky e por Shibalov, Amatych e Khisamiev.

A penúltima etapa do Dakar 2014 acontece nesta sexta-feira (17), entre El Salvador e La Serena. Karginov e seus copilotos seguem na batalha ante o trio da Iveco comandado por De Rooy atrás do título da competição.

Rali Dakar 2014, caminhões, resultados após 11 estágios:

1 Andrey KARGINOV RUS Kamaz 48:25:17 11 estágios
Andrey MOKEEV RUS
Igor DEVYATKIN RUS
2 Gerard DE ROOY HOL Iveco +7:56  
Tom COLSOUL BEL  
Darek RODEWALD HOL  
3 Eduard NIKOLAEV RUS Kamaz +1:35:51  
Evgeny YAKOVLEV RUS  
Vladimir RYBAKOV RUS  
4 Ales LOPRAIS TCH Tatra +2:17:56  
Serge BRUYNKENS BEL  
Radim PUSTEJOVSKY TCH  
5 Dmitry SOTNIKOV RUS Kamaz +3:10:19  
Vyatcheslav MIZYUKAEV RUS  
Andrey AFERIN RUS  

 
 

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias do GP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.