Al-Attiyah vence de novo nos carros no Dakar. Sainz se perde e Peterhansel lidera

Em terça-feira da Toyota, que fez 1-2 na especial em laço em Wadi Ad-Dawasir, na Arábia Saudita, Nasser Al-Attiyah venceu pelo segundo dia consecutivo. A grande surpresa foi o desempenho do novato sul-africano Henk Lategan, segundo colocado na etapa. Stéphane Peterhansel foi o terceiro e segue líder no geral. Guilherme Spinelli e Youssef Haddad fecharam a disputa em 13º lugar

3ª etapa – Wadi Ad-Dawasir – Wadi Ad-Dawasir
Trecho de especial: 403 km
Deslocamentos: 227 km
Trecho total: 630 km

A terceira especial do Dakar 2021 foi amplamente favorável a Nasser Al-Attiyah e representou enorme revés a outro tricampeão do maior rali do mundo, Carlos Sainz. Ao lado do navegador francês Mathieu Baumel, o catariano venceu a etapa em laço nas dunas da cidade de Wadi Ad-Dawasir, com trecho cronometrado de 403 km nesta terça-feira (5), e conseguiu encurtar a diferença para o ainda líder da classificação geral, Stéphane Peterhansel, com um buggy da Mini, que foi o terceiro mais rápido no dia com o navegador Edouard Boulanger. Em contrapartida, Sainz, que chegou a liderar a especial, se perdeu da trilha em meio a um erro de navegação. O espanhol, também da Mini, perdeu 31min02s e agora vai ter de remar, ao lado do copiloto Lucas Cruz, para voltar a se aproximar dos protagonistas da prova.

A Toyota foi o grande destaque da terça-feira em Wadi Ad-Dawasir. Al-Attiyah liderou a maior parte da especial com a sua Hilux. Yazeed Al-Rajhi, piloto da casa, também chegou a passar na frente em um dos pontos parciais de cronometragem. Mas o principal nome do dia, em que pese o triunfo de Nasser, foi o estreante Henk Lategan.

O sul-africano, que faz em 2021 seu primeiro Dakar ao lado do compatriota Brett Cummings, ponteou a especial e andou o tempo todo perto do ritmo de Al-Attiyah, terminando o dia apenas 2min27s atrás do príncipe do Catar.

+++ Com figurões na Arábia Saudita, Dakar abre 2021 do automobilismo

NASSER AL-ATTIYAH; DAKAR; DAKAR 2021;
Nasser Al-Attiyah venceu a segunda especial seguida no Dakar 2021 (Foto: Flavien Duhamel/Red Bull Content Pool)

Conheça o canal do Grande Prêmio no YouTube! Clique aqui.
Siga o Grande Prêmio no Twitter e no Instagram!

Peterhansel, por sua vez, teve de lidar com um pneu furado no começo da especial e perdeu algum tempo para fazer a troca. Em seguida, contudo, o ‘Monsieur Dakar’ se recuperou e conseguiu minimizar o prejuízo para cruzar a zona de meta a somente 4min05s do vencedor do dia.

Outra surpresa ficou por conta do saudita Yasir Seaidan. A bordo de um buggy Century da equipe SRT Racing, o piloto da casa terminou a especial na quarta colocação ao lado do navegador russo Alexey Kuzmich, ficando a 7min09s do tempo de Nasser. A bordo de um Peugeot 3008DKR da equipe privada Abu Dhabi Racing, Sheikh Khalid Al Qassimi, dos Emirados Árabes, foi o quinto mais rápido, tendo como copiloto o francês Xavier Panseri.

Sébastien Loeb terminou outra especial entre os dez primeiros. Tendo como companheiro de equipe o navegador monegasco Daniel Elena, o eneacampeão mundial de rali fechou na sexta posição com o protótipo da Prodrive/Bahrain Raid, seguido pela tripulação tcheca liderada pelo experiente Martin Prokop, também oriundo do WRC, que teve ao seu lado o navegador Viktor Chytka. Prokop corre com um Ford Raptor da equipe Orlen, ficando em sétimo no dia, desbancando um dos destaques do Dakar 2021 até agora: o francês Mathieu Serradori, que corre com um buggy da Century com o navegador belga Fabian Lurquin.

O conjunto chinês formado pelo piloto Wei Han e pelo navegador Min Lao concluiu a especial em nono com um buggy SMG, enquanto o lendário Cyril Despres, a bordo de outro Peugeot 3008DKR, foi o décimo nesta terça-feira ao lado do copiloto suíço Michael Horn.

CARLOS SAINZ; LUCAS CRUZ; DAKAR 2021; DAKAR;
Carlos Sainz amargou grande revés nesta terça-feira em Wadi Ad-Dawasir (Foto: Flavien Duhamel/Red Bull Content Pool)

Bernhard Ten Brinke, outro piloto que corre com Toyota Hilux, vinha com ótima performance ao longo da especial e se aproximava de cruzar a zona de meta na quarta colocação. Mas o piloto belga, ao lado do navegador Tom Colsoul, capotou perto do desfecho da etapa e perdeu a chance de faturar um bom resultado. Por sorte, foi um incidente sem maiores consequências para a dupla.

Quem conquistou ótimo resultado foi a dupla brasileira formada por Guilherme Spinelli e Youssef Haddad, que estão de volta ao Dakar. A bordo de um Mini All4 Racing da famosa equipe alemã X-Raid, piloto e navegador concluíram a etapa na muito boa 13ª colocação. Marcelo Gastaldi e Lourival Roldan, que disputam o Dakar a bordo de um buggy da equipe Century, fecharam a especial em 31º lugar, com 53min02s de atraso para Al-Attiyah.

Na classificação geral, Peterhansel e Boulanger lideram com tempo total de 10h39min02s, 5min09s de vantagem para Al-Attiyah e Baumel. Com o revés de Sainz e Cruz, Serradori e Lurquin agora estão na terceira posição do Dakar, com 26min21s de atraso para o líder. O prejuízo na etapa desta terça-feira fez com que a dupla espanhola, que defende o título em 2021, ficar a 33min34s de Peterhansel.

11º colocado nesta terça-feira, o polonês Jakub ‘Kuba’ Przygonski, com uma Toyota Hilux da equipe Overdrive, é o quinto ao lado do navegador alemão Timo Gottschalk. Loeb e Elena aparecem em sexto, 45min49s atrás do líder. A forte performance de Lategan fez com que o conjunto do carro #332 subisse para a sétima colocação geral.

Com um lugar entre os 15 primeiros do dia, Spinelli e Haddad agora ocupam a 22ª posição na tabela de tempos geral do Dakar após três dias de competição. Gastaldi e Roldan aparecem em 27º lugar.

Dakar 2021, Carros, classificação geral após três etapas:

1S PETERHANSEL
E BOULANGER
X-RAID MINI 10:39:02 
2N AL-ATTIYAH
M BAUMEL
TOYOTA 10:44:11+0:05:09
3M SERRADORI
F LURQUIN
CENTURY 11:05:23+0:26:21
4C SAINZ
L CRUZ
X-RAID MINI 11:12:36+0:33:34
5J PRZYGONSKI
T GOTTSCHALK
ORLEN / OVERDRIVE 11:23:24+0:44:22
6S LOEB
D ELENA
BAHRAIN RAID 11:24:51+0:45:49
7H LATEGAN
B CUMMINGS
TOYOTA 11:26:27+0:47:25
8Y SEAIDAN
A KUZMICH
SRT 11:30:52+0:51:50
9S KHALID AL QASSIMI
X PANSERI
ABU DHABI 11:31:10+0:52:08
10M PROKOP
V CHYTKA
BENZINA ORLEN TEAM 11:35:32+0:56:30
22G SPINELLI
Y HADDAD
X-RAID 12:19:23+1:40:21
27M TIGLIA GASTALDI
L ROLDAN
CENTURY 12:29:52+1:50:50
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias do GP direto no seu celular!Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra, Escanteio SP e Teleguiado.