Rali dos Sertões divulga lista com 220 competidores de oito países

Brasil, Austrália, Chile, Colômbia, Estados Unidos, França, Portugal e Venezuela estarão representados na edição que marca os 20 anos da maior competição cross-country disputada em um só país

63 motos, 47 carros, dez caminhões, nove quadriciclos e 12 UTV’s, novidade deste ano. Ao todo, 220 competidores, pelo menos, vão disputar a histórica 20ª edição do Rali dos Sertões, a maior competição cross-country no mundo disputada em um só país. A prova terá início em São Luís, Maranhão, no próximo dia 18 de agosto, e se encerrará dez dias depois, em Fortaleza, capital do Ceará.

Nesta quarta-feira (25), a empresa que organiza o Rali dos Sertões, a Dunas Race, anunciou a lista extraoficial de inscritos. Ao todo, serão oito países representados na prova: além do Brasil, estarão no grid a Austrália, Chile, Colômbia, Estados Unidos, França, Portugal e Venezuela.

Boa parte do percurso do Rali dos Sertões será em terreno arenoso (Foto: Divulgação)

Nos carros, a grande atração é Stéphane Peterhansel, lenda do Rali Dakar, o principal rali cross-country do planeta, que competirá de Mini. O francês enfrentará brasileiros que são cotados como favoritos, como Guilherme Spinelli, de Mitsubishi, Riamburgo Ximenes, de BMW e Marcos Moraes, de T-Rex.

Nas motos, é Jean Azevedo, de volta às motos, que atrairá os olhares. Após alguns anos competindo dentre os carros, o pentacampeão dos Sertões volta a suas raízes na busca por mais um título. Para tal, precisará bater Felipe Zanol, que vem de dois vice-campeonatos, além de nomes como Dario Julio e Ike Klaumann.

Três pilotos chegam aos Sertões como favoritos nos caminhões pesados: André Azevedo, Edu Piano e Guido Salvini. Nos caminhões leves, Rafael Martinez-Conde e Amable Barrasa. Dentre os quadriciclos, Tom Rosa buscará mais uma conquista, mas precisará bater nomes como Marcelo Medeiros e Nei Costa.

Por fim, a disputa dos UTVs, que estreia nesta edição do Rali dos Sertões, reunirá campeões de anos anteriores, como Carlo Collet, pentacampeão nos quadriciclos, e Robert Nahas. Um dos favoritos é Bruno Sperancini, e a lista de inscritos ainda tem a primeira mulher a competir na modalidade no planeta, a colombiana Martha Marino. O UTV (Utility Task Vehicle, em inglês) se trata de um bólido derivado do quadriciclo, mas em forma de gaiola e com capacidade de levar, além do piloto, o navegador.

A largada do Rali dos Sertões acontece no dia 18 de agosto, em São Luís, capital do Maranhão, e a chegada, 11 dias mais tarde, em 29 de agosto, na capital cearense, Fortaleza.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias do GP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.