Rali dos Sertões divulga lista com 220 competidores de oito países

Brasil, Austrália, Chile, Colômbia, Estados Unidos, França, Portugal e Venezuela estarão representados na edição que marca os 20 anos da maior competição cross-country disputada em um só país

63 motos, 47 carros, dez caminhões, nove quadriciclos e 12 UTV’s, novidade deste ano. Ao todo, 220 competidores, pelo menos, vão disputar a histórica 20ª edição do Rali dos Sertões, a maior competição cross-country no mundo disputada em um só país. A prova terá início em São Luís, Maranhão, no próximo dia 18 de agosto, e se encerrará dez dias depois, em Fortaleza, capital do Ceará.

Nesta quarta-feira (25), a empresa que organiza o Rali dos Sertões, a Dunas Race, anunciou a lista extraoficial de inscritos. Ao todo, serão oito países representados na prova: além do Brasil, estarão no grid a Austrália, Chile, Colômbia, Estados Unidos, França, Portugal e Venezuela.

Boa parte do percurso do Rali dos Sertões será em terreno arenoso (Foto: Divulgação)

Nos carros, a grande atração é Stéphane Peterhansel, lenda do Rali Dakar, o principal rali cross-country do planeta, que competirá de Mini. O francês enfrentará brasileiros que são cotados como favoritos, como Guilherme Spinelli, de Mitsubishi, Riamburgo Ximenes, de BMW e Marcos Moraes, de T-Rex.

Nas motos, é Jean Azevedo, de volta às motos, que atrairá os olhares. Após alguns anos competindo dentre os carros, o pentacampeão dos Sertões volta a suas raízes na busca por mais um título. Para tal, precisará bater Felipe Zanol, que vem de dois vice-campeonatos, além de nomes como Dario Julio e Ike Klaumann.

Três pilotos chegam aos Sertões como favoritos nos caminhões pesados: André Azevedo, Edu Piano e Guido Salvini. Nos caminhões leves, Rafael Martinez-Conde e Amable Barrasa. Dentre os quadriciclos, Tom Rosa buscará mais uma conquista, mas precisará bater nomes como Marcelo Medeiros e Nei Costa.

Por fim, a disputa dos UTVs, que estreia nesta edição do Rali dos Sertões, reunirá campeões de anos anteriores, como Carlo Collet, pentacampeão nos quadriciclos, e Robert Nahas. Um dos favoritos é Bruno Sperancini, e a lista de inscritos ainda tem a primeira mulher a competir na modalidade no planeta, a colombiana Martha Marino. O UTV (Utility Task Vehicle, em inglês) se trata de um bólido derivado do quadriciclo, mas em forma de gaiola e com capacidade de levar, além do piloto, o navegador.

A largada do Rali dos Sertões acontece no dia 18 de agosto, em São Luís, capital do Maranhão, e a chegada, 11 dias mais tarde, em 29 de agosto, na capital cearense, Fortaleza.

GOSTA DO CONTEÚDO DO GRANDE PRÊMIO?

Você que acompanha nosso trabalho sabe que temos uma equipe grande que produz conteúdo diário e pensa em inovações constantemente. Mesmo durante os tempos de pandemia, nossa preocupação era levar a você atrações novas. Foi assim que criamos uma série de programas em vídeo, ao vivo e inéditos, para se juntar a notícias em primeira-mão, reportagens especiais, seções exclusivas, análises e comentários de especialistas.

Nosso jornalismo sempre foi independente. E precisamos do seu apoio para seguirmos em frente e oferecer o que temos de melhor: nossa credibilidade e qualidade. Seja qual o valor, tenha certeza: é muito importante. Nós retribuímos com benefícios e experiências exclusivas.

Assim, faça parte do GP: você pode apoiar sendo assinante ou tornar-se membro da GPTV, nosso canal no YouTube