Stacey vence briga com Van Vliet na primeira etapa do Dakar entre caminhões. Campeão de 2014, Karginov é 11º

O holandês Hans Stacey, com caminhão da Iveco, venceu por apenas 35s a batalha contra o compatriota Marcel van Vliet, da MAN, na primeira etapa do Rali Dakar 2015. O atual campeão, Andrey Karginov, da Kamaz, ficou apenas com o 11º posto

1ª ETAPA | 4 de janeiro
Buenos Aires (ARG) a Villa Carlos Paz (ARG)  
   
Deslocamento inicial: 144 km  
Trecho cronometrado: 170 km  
Deslocamento final: 519 km  
Percurso total: 838 km

A primeira etapa entre os caminhões foi a última a começar e a terminar na tarde deste domingo (4), no trecho entre Buenos Aires e Villa Carlos Paz, ambas na Argentina. A vitória e portanto a liderança após o primeiro dia de disputas é do holandês Hans Stacey, acompanhado pelo belga Serge Bruynkens e pelo também holandês Bernard der Kinderen, no caminhão 504 da Iveco.

 
Stacey completou a primeira especial em 1h30min43s, apenas 35s à frente do compatriota holandês Marcel van Vliet, da MAN. Na terceira colocação ficou outro caminhão da MAN, o guiado por Ales Loprais, da República Tcheca.

"Estou na lua! Eu havia marcado esse estágio. Estava atrás do Loprais, mas fizemos um bom trabalho. Eu tive problemas por dois anos seguidos, mas dessa vez tudo correu bem e me sinto muito forte. Mentalmente, também", garantiu Stacey.

"Mas isso não garante coisa alguma. Para vencer essa corrida todos os astros têm de estar alinhados. Acredito que tudo está pronto e organizado para que eu vença. Então, vamos tentar nos manter dessa forma", encerrou. 

Iveco venceu primeira etapa do Dakar 2015 em caminhão como esse, guiado por Hans Stacey (Foto: Getty Images)
Em seguida Matin Kolomy, também tcheco, colocou o caminhão da Tarta colocou. Martin van den Brink, holandês, ficou na quinta colocação com um caminhão da Renault. 
 
Atrás, a Kamaz, que dominou o Dakar 2014 com quatro caminhões entre os cinco primeiros na classificação geral, ficou com o sexto e o sétimo lugares com os caminhões #507 e #502, dos russos Airat Mardeev e Eduard Nikolaev.
 
O campeão de 2014, Andrey Karginov, ficou apenas com a 11ª colocação. 

No segundo dia de competição, o trecho cronometrado para os caminhões é de 331 km, com conexão de 26 km.

Dakar 2015, Caminhões, Buenos Aires-Villa Carlos Paz, Etapa 1:

1 504 HANS STACEY
SERGE BRUYNKENS
BERNARD DER KINDEREN
HOL PETRONAS TEAM
IVECO
1:30.430  
2 508 MARCEL VAN VLIET
MARCEL PRONK
ARTUR KLEIN
HOL MAN RALLY TEAM
MAN
1:31.180 +0.350
3 503 ALES LOPRAIS
FERRAN ALCAYNA
VAN DER VEAT
TCH TOYOTA IMPERIAL
TOYOTA
1:31.300 +0.470
4 506 MARTIN KOLOMY
RENE KILIAN
DAVID KILIAN
TCH TATRA BUGGYRA
TATRA
1:31.300 +0.470
5 513 MARTIN VAN DEN BRINK
PETER WILLEMSEN
RICHARD MOUW
HOL MAMMOET
RENAULT TRUCKS
1:31.410 +0.580
6 507 AIRAT MARDEEV
AYDAR BELYAEV
DMITRY SVISTUNOV
RUS KAMAZ MASTER
KAMAZ
1:32.260 +1.430
7 502 EDUARD NIKOLAEV
EVGENY YAKOVLEV
RUSLAN AKHMADEEV
RUS KAMAZ MASTER
KAMAZ
1:32.300 +1.470
8 511 WULFERT VAN GINKEL
HUGO KUPPER
BERT VAN DONKELAAR
HOL GINAF RALLY SERVICE
GINAF
1:32.390 +1.560
9 501 GERARD DE ROOY
DAREK RODEWALD
JURGEN DAMEN
HOL PETRONAS TEAM
IVECO
1:32.400 +1.570
10 510 SIARHEI VIAZOVICH
PAVEL HARANIN
ANDREI ZHYHULIN
BY MAS-SPORTAUTO
MAS
1:32.490 +2.060

 

O SÉTIMO DAKAR NA AMÉRICA DO SUL

Chega janeiro, e junto dele chega o maior rali do planeta: o Dakar. A sétima edição realizada em solo sul-americano tem neste domingo a largada para a competição de fato. A chegada, marcada para o dia 17 de janeiro, também acontecerá na capital argentina. Um total de 665 competidores, de 53 nacionalidades diferentes, se inscreveu para a edição de 2015 do Dakar. Dentre eles estão cinco brasileiros: Jean Azevedo, Guilherme Spinelli, Youssef Haddad, André Suguita e Eduardo Sachs.

Leia a reportagem completa no GRANDE PRÊMIO.

Argentinos tomam ruas de Buenos Aires para largada promocional.

HÜLK: CARROS FICARAM MAIS DIFÍCEIS EM 2014
A temporada de Nico Hülkenberg foi até acima do esperado. O piloto da Force India pontuou nas dez primeiras provas do ano e foi o principal chamariz da equipe em sua melhor temporada desde que foi criada. Mas as coisas não foram tão tranquilas com o novo V6 turbo. Segundo Hülkenberg, guiar o carro que a F1 passou a usar em 2014 é mais difícil que os impulsionados pelos V8 aspirados que eram utilizados até 2013. Para o alemão tem sido mais complicado guiar em 2014 especialmente por causa da diminuição de downforce.

Leia a reportagem completa no GRANDE PRÊMIO.

MELHORES DO ANO
 
E assim, como num passe de mágica, 2014 passou. Foi rápido mesmo. Se Vettel decepcionou, a Mercedes dominou e o medo de acidentes fatais voltou à F1; se a Ganassi não correspondeu e Will Power fez chegar o dia que parecia inalcançável; se Márquez deu mais um passou para construir uma dinastia; se Rubens Barrichello viveu sua redenção, tudo isso é sinal das marcas de 2014 no automobilismo. Para encerrar e reforçar o que aconteceu no ano, a REVISTA WARM UP volta a eleger os melhores do ano.

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