Sainz celebra vitória no Dakar e confiança da Audi, que retribui: “Ele é incrível”

Carlos Sainz conquistou quarto título da carreira no Dakar e bateu o próprio recorde de 2020. Em sua despedida, Audi finalmente venceu na categoria. Ambos celebraram a conquista e a confiança mútua no projeto

Aos 61 anos de idade, o veterano Carlos Sainz, ao lado de seu navegador Lucas Cruz, conquistou o quarto título do Dakar nesta sexta-feira (19), na Arábia Saudita. Com o resultado, o espanhol agora fica atrás apenas de Stéphane Peterhansel e Nasser Al-Attiyah na lista de pilotos com mais vitórias na categoria. Em 2020, aos 58 anos, quando se tornou campeão com um Mini Cooper, ele já havia se tornado o mais velho a vencer a corrida. Agora, no entanto, o tetracampeão quebra seu próprio recorde.

A vitória de Sainz também significa um triunfo inédito para a Audi no rali mais importante do mundo. A marca alemã já havia anunciado que o Dakar 2024 seria o último em que ela competiria antes do encerramento do programa, já que a empresa quer dedicar todos os recursos, humano e financeiro, na entrada na F1 a partir de 2026. Sendo assim, Sven Quandt, gerente da Q Motorsport, parceira da Audi na competição, não pôde deixar de agradecer ao espanhol pela vitória.

“Quando [Sainz] chegou ao acampamento, estava muito otimista, e isso contagiou toda a equipe”, começou Quandt. “É claro que ele está velho, mas ainda está competindo no mais alto nível. Este homem ainda é incrível mesmo na sua idade e se tiver vontade ainda pode conquistar muito mais vitórias no Dakar. Nós nos conhecemos há muito tempo e a confiança mútua é outra chave para esse sucesso.”

Carlos também não deixou de comentar a conquista. O tetracampeão elogiou o projeto da Audi e fez questão de lembrar do acidente sofrido na etapa do ano passado, que lhe deixou com múltiplas fraturas na coluna.

Carlos Sainz e Lucas Cruz venceram o Rally Dakar na Arábia Saudita (Foto: Red Bull Content Pool)

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

“Foi tremendamente difícil, o resultado mostra isso. O carro deixa tudo mais especial. Foi uma largada muito difícil, vindo de uma lesão, com duas vértebras fraturadas, me recuperar e estar aqui vencendo é uma satisfação, e também fazer parte dessa nova história que a Audi conquistou nesta corrida. Muito feliz em participar e sou grato a todos”, agradeceu o espanhol.

“Significa muito para mim e por fazer história com esse tipo de carro me deixa muito feliz pela Audi, na última chance que tivemos, conseguimos, e estou muito feliz. Temos de agradecer a confiança deles, é isso.”

VEJA TAMBÉM
Confira todos os campeões (e a campeã) da edição 2024 do Rally Dakar

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias do GP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.