Sainz reitera confiança, mas alerta para “1º ano difícil” em retorno da Ford ao Dakar

Tetracampeão do Dakar e vencedor de 2024, Carlos Sainz está de volta à Ford após 20 anos e espera levar a marca norte-americana ao topo da prova

A edição 2025 do Dakar representará o início de um novo capítulo para o veterano Carlos Sainz, que volta a representar a Ford após mais de 20 anos. O tetracampeão e atual vencedor do rali mais tradicional do mundo está a dias de começar a jornada em busca da quinta taça, mas destacou que será um desafio “muito difícil”, apesar de confiar no projeto da marca. 

Em entrevista ao site espanhol As, Sainz garantiu que tem se preparado bem para o Dakar junto da Ford, mas pontuou que é sempre desafiador começar do zero com um novo carro e sem ter dados para se analisar. Ainda assim, reforçou que foram feitos “bons ajustes” para assegurar um desenvolvimento encorajador. 

Por isso, Sainz disse que “não mudaria nada” neste período de preparação para o Dakar 2025 e vê as coisas sendo feitas “da maneira certa”. 

“Ano novo, vida nova. Nova equipe, novo desafio. Este ano a preparação para o Dakar mudou um pouco. Não é a mesma coisa ter um carro com o qual já correu, cujo desempenho foi analisado, ou começar do zero com um carro como o deste ano da Ford”, afirmou. 

Carlos Sainz segue confiante em projeto da Ford para 2025 (Foto: Ford)

“Mas apesar de todo o trabalho, estou feliz. Acho que fizemos bons ajustes e uma boa estratégia de desenvolvimento para o carro. Se olhar para esse período, de Dakar a Dakar, acho que fizemos as coisas da maneira certa com a Ford, e eu não mudaria nada”, cravou. 

Sainz e Ford já tiveram uma longa relação, que começou nos anos 80. Em 1987 e 1988, conquistaram juntos o bicampeonato espanhol de rali e estrearam no Mundial de Rali. Depois, o espanhol passou por outras marcas antes de voltar à montadora norte-americana para 1996 e 1997. Por fim, disputaram juntos o WRC entre 2000 e 2002.

No Dakar, porém, a parceria será inédita, já que Sainz só andou com Volkswagen, Peugeot, Mini e Audi desde que participou pela primeira vez da competição, em 2006.

“Quando se decide entrar num projeto como este, com uma marca como a Ford, é preciso dar tudo, como sempre fiz. Não existem meias medidas. Não podemos esquecer que o primeiro ano de um carro no Dakar é muito difícil”, apontou.

Carlos Sainz venceu o Dakar em 2024 (Foto: Dakar)

“Uma corrida como o Dakar traz sempre novas circunstâncias, surpresas, e por isso é tão difícil vencê-la no primeiro ano. Mas obviamente acredito que este é um projeto vencedor ou que poderá vir a ser, caso contrário não estaria aqui”, encerrou.

A edição 2025 do Dakar está marcada para a Arábia Saudita entre os dias 5 e 17 de janeiro.

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