7 destaques do GP da Espanha de MotoGP
7 destaques da corrida sprint da MotoGP na Espanha
5 destaques dos treinos da MotoGP na Espanha
A carreira de Nico Hülkenberg na F1
Rali

CS Santosh é mantido em coma induzido, mas não tem lesões graves e está fora de perigo

A equipe Hero MotoSports informou que o piloto, também indiano, “não tem lesões físicas graves, exceto um ombro direito deslocado e um trauma na cabeça”. A decisão dos médicos em manter CS Santosh em coma induzido até que esteja completamente recuperado da pancada que sofreu na última quarta-feira rumo a Riad, na Arábia Saudita, na quarta etapa do Dakar 2021

CS Santosh está fora de perigo depois do acidente sofrido na última quarta-feira no Dakar 2021 (Foto: Ishaan Bhataiya/Red Bull Content Pool)

CS Santosh está fora de perigo depois do acidente sofrido na última quarta-feira no Dakar 2021 (Foto: Ishaan Bhataiya/Red Bull Content Pool)

 

Chunchunguppe Shivashankar Santosh, ou apenas CS Santosh, está fora de perigo depois do grave acidente sofrido na quarta etapa do Dakar 2021, na última quarta-feira (6). A equipe Hero MotoSports, também indiana, informou que o piloto de 37 anos segue em coma induzido até que esteja completamente recuperado da pancada sofrida na cabeça, o que provocou traumatismo craniano. Contudo, CS Santosh não apresenta nenhuma lesão mais grave. O competidor, que é patrocinado pela Red Bull, continua internado no Hospital Alemão-Saudita de Riad, capital da Arábia Saudita.

“O piloto CS Santosh encontra-se atualmente recebendo tratamento no Hospital Alemão-Saudita em Riad depois do acidente em alta velocidade na etapa de quarta-feira. Temos o prazer em dizer que ele não tem lesões físicas graves, exceto um ombro direito deslocado e um trauma na cabeça. As últimas varreduras também não mostraram nenhum problema grave que possa afetar sua recuperação. Os médicos que o tratam decidiram que a melhor abordagem é minimizar as funções corporais e mantê-lo em coma induzido”, informou a equipe em comunicado emitido na última quinta-feira.

CS Santosh segue em coma induzido, mas está fora de perigo, informou a equipe Hero MotoSports (Foto: Ishaan Bhataiya/Red Bull)

Conheça o canal do Grande Prêmio no YouTube! Clique aqui.
Siga o Grande Prêmio no Twitter e no Instagram!

“Ele está recebendo os melhores cuidados médicos possíveis e vai continuar sob observação constante nos próximos dias”, acrescentou.

A equipe indiana também ressaltou o espírito de solidariedade dos pilotos do Dakar que socorreram Santosh logo após o acidente sofrido.

“Aproveitamos o comunicado para agradecer aos pilotos que deram sua ajuda ao Santosh. Também queremos agradecer à ASO por colocar as equipes médicas e de resgate no local rapidamente e por facilitar o transporte aéreo para chegar de imediato ao hospital. Toda a equipe Hero MotoSports e sua família estão totalmente comprometidos em ajudar na recuperação e reabilitação do nosso companheiro de equipe”, concluiu.

A queda de Santosh aconteceu na mesma região onde, no ano passado, Paulo Gonçalves, que também defendia a Hero, sofreu um acidente fatal. O piloto lusitano era uma das estrelas do Dakar, sendo vice-campeão em 2015. Gonçalves morreu no dia 12 de janeiro de 2020, aos 40 anos.

Segundo relatos do piloto holandês Paul Spierings, o primeiro a socorrer Santosh após o acidente, foi preciso fazer uma reanimação cardiorrespiratória no competidor.

“Parei minha moto e apertei o botão de emergência. Depois, fui animá-lo e depois de 15 minutos chegaram três helicópteros da organização. Nesse momento, vi que ele voltou a ter os batimentos cardíacos. Foi um alívio. Pude trabalhar bem porque sabia o que fazer, mas nunca havia ressuscitado ninguém na vida real”, contou o piloto ao site Rally Maniacs.

A sexta especial do Dakar 2021 acontece nesta sexta-feira entre as cidades de Al Qaisumah e Há’il, sempre na Arábia Saudita.