Os vencedores da Fórmula E 2024 antes do eP de Berlim
A situação da Fórmula E antes do eP de Berlim
As estatísticas do GP de Miami da F1 2024
Classificação da F1 após o GP de Miami
Rali

Dakar registra cinco mortes de participantes após mudança para Arábia Saudita

O espanhol Carles Falcón faleceu na última segunda-feira após um grave acidente durante o Dakar 2024. Competição atingiu a triste marca de cinco óbitos nas últimas cinco edições

Grande Prêmio

Grande Prêmio

 

O Dakar 2024 infelizmente fez sua primeira vítima nesta segunda-feira (15). O espanhol Carles Falcón, piloto espanhol de 45 anos que corria com a moto #135, morreu uma semana depois de sofrer grave acidente em uma etapa especial do maior rali do mundo.

Falcón caiu na parte final do trajeto da segunda especial, entre Al Henakiyah e Al Duwadimi. Um outro piloto que vinha logo atrás informou a direção de prova sobre o acidente. Carles foi encontrado sem pulso pela equipe médica e imediatamente encaminhado de helicóptero para um hospital da região depois de 16 minutos aguardando atendimento.

Carles foi o 33º competidor a perder a vida durante a disputa do Dakar, o segundo espanhol desde José Manuel Pérez, que morreu na edição de 2005 após cair de sua moto e não resistir aos ferimentos. Com isso, a competição chegou à triste marca de cinco óbitos de competidores nas últimas cinco edições, justamente o período em que passou a ser realizado na Arábia Saudita.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Carles Falcón foi a 33ª vítima da história do Dakar (Foto: Reprodução/Instagram)

Na última edição, nenhum competidor morreu, mas a competição registrou um acidente fatal após o espectador italiano Livio Sassinotti ser atropelado pelo caminhão de Aleš Loprais, que depois optou por se retirar do Dakar.

Dois anos atrás, o francês Quentin Lavallée morreu na última etapa daquela edição do rali. O mecânico da PH Sports dirigia um veículo de assistência que acabou se chocando com um caminhão. O jovem de apenas 20 anos não resistiu e faleceu no local.

Os outros três acidentes fatais ocorreram com pilotos das motos. Em 2021, o francês Pierre Cherpin, de 52 anos, morreu quando era transferido de avião de Jedá para Lille, na França, sete dias após sofrer uma queda na sétima etapa.

Pierre Cherpin morreu após acidente no Dakar 2021 (Foto: Divulgação/Dakar)

Em 2020, foram duas fatalidades nas motos. O holandês Edwin Straver, de 48 anos, caiu de sua moto e, depois de oito dias de internação, acabou sucumbindo aos graves ferimentos na cabeça.

Doze dias antes, o português Paulo Gonçalves, vice-campeão nas motos em 2015, também sofreu uma queda. Ele chegou a ser socorrido, mas não resistiu. A morte de Gonçalves havia sido a primeira no Dakar desde 2015, quando o polonês Michal Hernik faleceu.