Piloto espanhol nas motos cai e é encaminhado em estado grave para hospital no Dakar

Carles Falcón sofreu uma queda de sua moto na parte final da segunda especial do Dakar 2024. Piloto foi encontrado sem pulso pela equipe médica, foi socorrido e agora está em estado estável

O piloto Carles Falcón sofreu um grave acidente na segunda especial do Dakar 2024 neste domingo (7). O espanhol caiu de sua moto já na parte final do trajeto e acabou batendo a cabeça. Um outro piloto que vinha logo atrás informou a direção de prova sobre o acidente. Carles foi encontrado sem pulso pela equipe médica e imediatamente encaminhado para um hospital em Al Duwadimi. Ele agora se encontra em estado estável.

“O espanhol Carles Falcón (#135) sofreu uma queda no quilômetro 448 da especial de hoje às 15:52, horário local. Alertados imediatamente por um piloto que vinha próximo, os organizadores enviaram o helicóptero médico, que atendeu ao piloto ferido em estado considerado grave. Falcón foi enviado ao hospital Al Duwadimi. Nas próximas horas disponibilizaremos um comunicado completo”, disse o Dakar em comunicado oficial.

Ao final do dia, o diretor de prova David Castera deu novas informações à respeito de Falcón, que fazia apenas sua segunda participação no Dakar.

“Ele caiu no fim do estágio, não lembro o quilômetro exato, acho que o 482º, estou dizendo isso de cabeça. Então, chegamos com o médico que o encontrou em um estado complicado. Ele não tinha pulso e precisou ser ressuscitado”, relatou David.

▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!
▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

Carles Falcón durante o Dakar 2024 (Foto: Reprodução/Instagram)

“Seu batimento está melhor agora, ele está no hospital e estamos testando tudo para ver o que faremos, se podemos operá-lo ou estabilizá-lo primeiro antes de levá-lo a Riyadh. Porém, o que não tenho agora é a informação completa sobre o que podemos e o que precisamos fazer. Ele está estável, e isso é o mais importante”, explicou o diretor.

Perguntado sobre o que de fato aconteceu no acidente, Castera disse que ainda não tinha muitas informações. “Cada um diz uma coisa, mas sei que ele sofreu uma queda e nós chegamos 16 minutos depois com o helicóptero”, contou.

“Temos que esperar mais para saber se sua vida está em perigo. Temos que esperar o exame para ver o que aconteceu. Parece que ele tem efusão, pulmões comprimidos, mas isso não é sério. O importante é ver a cabeça. Ele bateu a cabeça, então estamos vendo se houve uma fratura. Ele já mexeu a cabeça, então estamos focados nisso”, destacou o diretor de prova.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias do GP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.