Lappi supera Ogier e lidera Rali do México após segundo dia. Tänak sofre

Esapekka Lappi e Sébastien Ogier vêem rivais sofrerem problemas de confiabilidade e furo no pneus, abrem vantagem de 30 segundos na liderança, e despontam como favoritos para vitória no Rali do México

CONFIRA A CLASSIFICAÇÃO DO GP DA ARÁBIA SAUDITA DE F1 AO VIVO COM O GRANDE PRÊMIO

Esapekka Lappi se destacou durante o segundo dia de atividades do Rali do México, válido para o WRC 2023. Após vencer três dos cinco estágios, o finlandês chega com uma boa margem para o sábado, depois de abrir 5s3 de vantagem sobre Sébastien Ogier, seu rival mais próximo.

Caso nada de inesperado aconteça, a briga pela vitória deve se concentrar entre os dois líderes, já que o terceiro colocado, Elfyn Evans, está 30s1 atrás de Lappi. Thierry Neuville segue lutando por um lugar no pódio e está a 9s7 atrás de Evans. Caso ganhe a posição do britânico, Thierry terá terminado todas as etapas do WRC 2023, até agora, na terceira colocação.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Dani Sordo teve problemas durante a tarde depois de sofrer um furo no pneu. Com isso, o espanhol caiu de quarto para sexto. Quem se deu bem com a situação foi Kalle Rovanperä, que ainda está a 59s7 atrás do líder, mas capitalizou em cima do problema do rival e assumiu o quinto posto.

A sessão da tarde começou com uma nova passagem pelo trecho de El Chocolate, que havia sido visitado na quinta-feira, e Ott Tänak conseguiu concluir o estágio, depois que sua equipe resolveu o problema do turbo que havia lhe atrapalhado pela manhã. Embora o problema de confiabilidade tenha sido resolvido, terminou a prova 29s mais lento que o vencedor. Apesar de ter liderado o primeiro dia, está virtualmente fora da briga.

Dani Sordo, também da Hyundai (Foto: WRC)

Na disputa pela liderança, Lappi e Ogier pareciam estar em uma liga própria. Ambos estavam calçados com os pneus duros, mas o finlandês conseguiu colocar uma vantagem de 0s8 sobre o francês. Evans se posicionava como “melhor do resto”, seguido por Sordo, Neuville e Rovanperä.

No estágio 7 Sébastien reagiu e ficou mais próximo do líder e estavam separados por apenas 0s3 após a segunda passagem por Ortega. Esapekka começou sua arrancada para ficar mais confortável na liderança após o bom desempenho em Las Minas, que o deixou 3s4 à frente de Ogier.

Em Las Dunas o cenário se repetiu e no trajeto de 3,7 km Lappi colocou mais 2s6 de vantagem em cima do rival francês. Mas na etapa final do dia Sébastien reduziu a diferença e se mantém vivo na briga.

Embora a curta superespecial de asfalto no parque de serviços de León tenha sido vencida por Sordo, Ogier superou Lappi e recuperou terreno, fechando o dia com apenas 5s3 de desvantagem. A competição segue neste sábado e termina no domingo.

TUDO SOBRE A SEXTA-FEIRA DE TREINOS LIVRES DO GP DA ARÁBIA SAUDITA | Briefing
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias do GP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.