Ex-chefe da Williams na Fórmula 1 assume cargo de conselheiro-sênior do Nitrocross

Com larga experiência no cenário do esporte a motor, Jost Capito assume função de conselheiro-sênior do Nitrocross, categoria elétrica americana de rallycross, a partir de 2024

Jost Capito, ex-CEO e chefe da Williams na Fórmula 1, vai iniciar um novo capítulo em sua carreira em 2024. O alemão fechou um acordo com o Nitrocross, categoria elétrica de rallycross americana, para se tornar conselheiro-sênior a partir deste ano. É a primeira função oficial assumida pelo dirigente desde sua saída da principal modalidade do esporte a motor, ao fim de 2022.

“Minhas fortes crenças no rallycross e em seu futuro, agora com veículos elétricos poderosos e animadores, me motivaram a contribuir com o Nitrocross”, celebrou Capito.

“Depois de conversar com Lorenzo Fertitta e Dana White, estou confiante de que nossa visão coletiva é de não apenas levar adiante os limites do automobilismo, mas também inspirar uma nova era de competição e inovações”, finalizou.

Antes conhecida como Nitro Rallycross, a categoria se tornou a primeira baseada nos Estados Unidos a adotar unicamente veículos elétricos. Em 2022, um investimento de cerca de US$ 300 milhões (cerca de R$ 1,4 bilhão na cotação atual) feito pela Thrill One Sports & Entertainment, consórcio que reúne Fertitta e White, donos do UFC, os tornou acionistas da modalidade.

O Nitrocross terá cinco etapas na temporada de 2024 (Foto: Nitrocross)

Vale destacar que, além de Fertitta e White, o consórcio ainda reúne o produtor de TV Craig Piligian, o skatista Rob Dyrdek e o CEO Jon Car, ex-executivo sênior do UFC.

A temporada de 2023 do Nitrocross terminou com título do sueco Robin Larsson, que superou o compatriota Kevin Eriksson por 473 a 450 pontos. O time do campeão, Dreyer & Reinbold Racing, ficou com a conquista de equipes.

Em 2024, a competição começa em setembro, em Richmond, e vai até o início de 2025. As etapas seguintes acontecem em outubro [Utah], novembro [Phoenix], janeiro [Los Angeles e Calgary] e fevereiro [Las Vegas].

Além da Williams, Capito fez parte do comitê-executivo da Sauber na F1 e foi diretor de automobilismo da Ford por 11 anos. Entre 2016 e 2017, o alemão trabalhou como diretor-executivo da McLaren, convocado por Ron Dennis para substituir Jonathan Neale. No entanto, ficou apenas alguns meses no cargo, já que a chegada de Zak Brown como CEO motivou uma nova troca nos quadros da equipe.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias do GP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra, Escanteio SP e Teleguiado.