FIA muda sistema do WRC e reparte pontos entre sábado e domingo em 2024

A pontuação máxima continua a mesma, 30 pontos. Porém, o resultado do sábado vai dar 18 tentos ao primeiro colocado, caso ele chegue ao final do rali em questão. O domingo também terá uma tabela própria, assim como o Power Stage

O sistema de pontuação do Mundial de Rali (WRC, da sigla em inglês) passará por uma importante mudança para a edição de 2024. A Federação Internacional de Automobilismo (FIA) confirmou alteração na estrutura para valorizar o sábado e o domingo e impedir que pilotos poupem equipamento de olho nos tentos extras concedidos no chamado Power Stage, o estágio que encerra o eventos.

No geral, a pontuação máxima que pode ser alcançada por um piloto continua a mesma, 30 pontos. A questão era que os tentos eram distribuídos ao final do rali, com o vencedor levando 25. O primeiro colocado do Power Stage somaria outros cinco.

A divisão agora mudou. Para 2024, a escala máxima será aplicada ao final das especiais de sábado, com os dez primeiros colocados pontuando. O vencedor do dia levará 18 pontos. O segundo colocado receberá 15; o terceiro, 13; o quarto, dez; o quinto, oito; o sexto, seis, e do sétimo colocado em diante, quatro, três, dois e um, respectivamente.

Há um detalhe, porém: a pontuação de sábado só será computada para os que chegarem ao final dos estágios de domingo. Ou seja, se uma determinada equipe não completar o rali, os pontos teoricamente alcançados no dia anterior vão para a próxima dupla.

Elfyn Evans: ao todo, piloto poderá atingir 30 pontos em um evento do Mundial (Foto: WRC)

O domingo também ganhou uma tabela de tentos e premiará os sete melhores competidores do dia da seguinte forma: 7-6-5-4-3-2-1. Por fim, o Power Stage permanece inalterado, premiando os cinco mais rápidos com 5-4-3-2-1 pontos.

Vale destacar que a tabela de sábado independe do dia em que o evento começou. Há etapas que iniciam na quinta-feira, por exemplo, porém os tentos máximos serão validados de acordo com a classificação final de sábado.

A abertura da temporada 2024 do WRC acontece no fim de semana de 28 de janeiro, com o Rali de Mônaco. Kalle Rovanperä é o atual bicampeão, com títulos nas temporadas 2022 e 2023.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias do GP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.