Rovanperä estende domínio no 3º dia, vence Rali da Suécia e lidera WRC 2022

Kalle Rovanperä garantiu vitória na segunda etapa do Mundial de Rali em final de semana absoluto na Suécia, para dar primeiro triunfo de 2022 à Toyota e assumir liderança da tabela

COMO FOI O TERCEIRO DIA DA PRÉ-TEMPORADA DA FÓRMULA 1 2022 EM BARCELONA | Briefing

Kalle Rovanperä não deu chances aos concorrentes neste domingo (27), no último dia de disputas do Rali da Suécia, ao vencer logo os três primeiros estágios do dia após finalizar o sábado na liderança. Assim, junto ao navegador Jonne Halttunen, o finlandês garantiu para a Toyota a conquista da segunda etapa do Mundial de Rali (WRC) em 2022. Thierry Neuville, da Hyundai, e Esapekka Lappi, companheiro de Rovanperä na Toyota, completaram o pódio.

Após fechar o segundo dia na Suécia com a liderança da classificação, Rovanperä iniciou o terceiro e último dia com três vitórias consecutivas nos três primeiros estágios, o que praticamente garantiu o primeiro lugar com mais três estágios a serem disputados. A vitória coroou um excelente final de semana para o finlandês, que tomou o primeiro lugar de Neuville no sábado para não largar mais.

Após o triunfo, Rovanperä fez questão de dedicar a vitória ao povo da Ucrânia, que se encontra em conflito armado com a Rússia, e desejou “força e coragem” ao país europeu.

Kalle Rovanperä já havia tomado a liderança no sábado e estendeu domínio no último dia de Rali da Suécia (Foto: WRC)

Segundo colocado ao final do segundo dia e ainda com possibilidades de vitória, o britânico Elfyn Evans teve um dia para esquecer no domingo. Ainda no sábado, após o encerramento das disputas do dia, o piloto da Toyota foi punido em 10s pela forma com a qual finalizou o 15º estágio do final de semana — quando ultrapassou a barreira de neve e terminou a disputa em um traçado externo à pista.

Já durante o primeiro estágio de domingo, Evans cometeu um erro e atingiu outro banco de neve, desta vez em batida mais forte. Assim, danificou de forma grave a parte frontal de seu Toyota GR Yaris e precisou abandonar a disputa.

Assim, o segundo lugar caiu no colo de Thierry Neuville, da Hyundai, que precisou apenas vencer um dos estágios do dia — o penúltimo — para assegurar o vice, a 22s do líder. O belga chegou a liderar a disputa na sexta-feira, mas não foi páreo para a regularidade de Rovanperä, que venceu seis estágios ao longo do final de semana.

Compatriota de Kalle, Esapekka Lappi deu prosseguimento ao bom momento que vive na Suécia e aproveitou o abandono de Evans para assegurar o pódio da disputa, com o terceiro lugar e a 30s6 de distância para Rovanperä.

Elfyn Evans teve um desfecho dramático no último estágio de sábado no Rali da Suécia (Vídeo: Jarno Saari/Twitter)

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

Outros três pilotos da classe principal ganharam posições com o abandono de Evans: o japonês Takamoto Katsuta fechou em quarto com a Toyota — mais de 2min19s atrás do líder —, seguido por Gus Greensmith, da M-Sport Ford, e Oliver Solberg, da Hyundai.

No entanto, o abandono do britânico não foi o único do dia. O francês Adrien Formaux, companheiro de Greensmith — e que já havia tido problemas no motor na sessão de sábado —, nem sequer iniciou a disputa neste domingo. A equipe informou que a causa da retirada do piloto foi uma continuação do problema detectado no dia anterior.

Por fim, Ott Tänak voltou a vencer após passar em branco no sábado. Já sem chances de título devido a uma quebra na sexta-feira e um dia seguinte ruim, o estoniano liderou dois dos seis estágios de domingo — o quarto e o Power Stage — para fechar o final de semana de forma mais positiva.

Gus Greensmith terminou em quinto no Rali da Suécia e ocupa a quarta colocação no Mundial (Foto: WRC)

Craig Breen, que apresentou problemas nos dois primeiros dias de disputa na Suécia, enfim conseguiu ter um dia inteiro na neve. No entanto, o máximo que conseguiu foi um quarto lugar, o que não o ajudou na classificação — terminou mesmo com a última colocação.

Com o triunfo no Rali da Suécia, Rovanperä passa a somar 46 pontos e toma a ponta da classificação geral de Sébastien Loeb — que venceu a abertura, em Monte Carlo, mas se ausentou da etapa sueca. Neuville ainda aproveitou o segundo lugar para alcançar os 32 tentos e relegar o francês para a terceira colocação.

Agora, o Mundial de Rali da FIA passará por um hiato no mês de março e retorna apenas em abril, com o Rali da Croácia — programado para ser disputado entre os dias 21 e 24, em Zagreb.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias do GP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.