7 destaques da corrida sprint da MotoGP na Espanha
5 destaques dos treinos da MotoGP na Espanha
A carreira de Nico Hülkenberg na F1
Como estão duelos internos das equipes na F1 2024 após GP da China
Rali

No deserto de Kalahari, Alonso realiza primeiro teste com carro do Rali Dakar em ‘presente’ da Toyota

Fernando Alonso foi à África do Sul e ao deserto de Kalahari para, nesta quarta-feira (27), testar pela primeira vez um carro de rali. O espanhol guiou o Toyota Hilux utilizado pela Toyota no Rali Dakar - e teve direito a dicas de Giniel de Villiers

 
Fernando Alonso viveu uma experiência nova na manhã desta quarta-feira (27): pela primeira vez, o bicampeão mundial de F1 testou carros próprios para o Rali Dakar. Foi no deserto Kalahari, na África do Sul, que Alonso guiou o Toyota Hilux preparado com que a marca japonesa disputa a mais famosa prova off-road do mundo.
 
Junto dele no teste estava Giniel de Villiers, piloto de fábrica da Toyota e, sul-africano que é, conhecedor do terreno como poucos dos principais pilotos de rali. De Villiers deu algumas dicas a Alonso, como, por exemplo, a necessidade da busca imediata por reconhecer o terreno em que se está guiando.
Fernando Alonso recebe dicas de Giniel de Villiers em teste na África do Sul (Foto: Toyota)

Alonso saiu bastante animado com a oportunidade. Ao deixar o carro, mostrou-se impressionado com a resistência do carro a diferentes desafios, como andar sobre rochas, encarar buracos e saltar sobre o terreno. 

 
"Eu me senti diferente, é interessante. Acho que foi proveitoso, especialmente na parte de entender o que o carro pode aceitar. O carro aceita mais castigos em relação àqueles que estou acostumado a dar para os carros que guio, porque anda sobre pedras e rochas. Você salta com o carro e ele responde bem, isso foi o mais diferente", avaliou.
 
O espanhol, que disputa o Mundial de Endurance ela Toyota e tem a Indy 500 no calendário dele para os próximos meses, destacou a dificuldade de entender e identificar desafios dos ralis.  
Fernando Alonso no deserto (Foto: Toyota)

"De qualquer forma é difícil adivinhar a profundidade dos solavancos e quanta velocidade dá para ter quando encara-los, mas o carro é genial. Tem ótima aderência, o equilíbrio é muito bom, tem boa potência e também é bom de freios. Tudo é impressionante, estou muito feliz", apontou.

 
Embora negue por enquanto a possibilidade de disputar o Rali Dakar no futuro, Alonso tem se mostrado aberto a oportunidades de guiar em importantes provas do mundo do esporte a motor nos últimos anos. O foco inicial é completar a Tríplice Coroa – da qual resta apenas a Indy 500 -, mas, aos 37 anos de idade, Alonso ainda tem muito tempo de carreira nas mãos.