Ogier se une a Verstappen e protesta contra FIA em etapa do WRC no Chile
Assim como o tricampeão mundial de Fórmula 1, Sébastien Ogier também optou por dar respostas curtas durante a coletiva de imprensa do Rali do Chile, que acontece neste fim de semana
Max Verstappen está fazendo escola e influenciando pilotos de outras categorias a também protestarem contra a Federação Internacional de Automobilismo (FIA). Octacampeão do Mundial de Rali (WRC), Sébastien Ogier optou por não dizer muitas palavras ao responder aos questionamentos feitos durante a coletiva de imprensa do Rali do Chile, que acontece neste fim de semana.
Na Fórmula 1, ao longo dos dias do GP de Singapura, o piloto da Red Bull foi punido por falar um palavrão durante entrevista coletiva em Marina Bay e terá de fazer horas de serviço comunitário. Na ocasião, o neerlandês mencionou que, logo de cara, na classificação, já sabia que teria um fim de semana complicado pela frente, já que o carro estava “fodido”. O linguajar, no entanto, não agradou ao presidente da entidade máxima do esporte a motor, Mohammed Ben Sulayem.
Algo semelhante aconteceu com Ogier no fim de semana do Rali da Grécia, realizado no início deste mês. O francês foi multado em € 30 mil (R$ 182,1 mil na cotação do dia) por causa de comentários feitos aos comissários após o fim da etapa. Presente no Chile para competir na 11ª rodada da temporada, o piloto da Toyota decidiu replicar o que foi feito por Verstappen e deu respostas monossilábicas na coletiva de imprensa. Após o fim dos compromissos oficiais, ele explicou sobre os protestos ao RallyTV.
“Você percebe que eu realmente não queria falar, pois nos disseram que não deveríamos fazer isso neste momento. Não é uma reação fantástica fazer o que estou fazendo e não é algo pessoal contra você [o entrevistador]. Para os fãs, sinto muito por isso, mas temos poucas ferramentas que podemos usar”, começou.
Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
LEIA TAMBÉM: Evans lidera 1º dia do Rali do Chile após confusão com tempos e estágio cancelado
“Não sinto vontade de falar e, como disse, sinto muito por todas as pessoas que merecem mais do que isso, mas a cúpula da FIA nos disse para ficarmos quietos, então é um pouco triste. Não é apenas no rali que isso está acontecendo, mas vamos ver o que o futuro reserva”, finalizou Ogier.
O atual terceiro colocado na classificação do Mundial também recebeu o apoio do estoniano Ott Tänak, campeão em 2019, que aderiu aos protestos e se manifestou de maneira econômica durante a coletiva da última sexta-feira (27).
Elfyn Evans liderou o primeiro dia de Rali do Chile após confusão com tempos e estágio cancelado. A etapa do fim de semana continua com mais seis especiais no sábado e outras quatro no domingo. Depois dele, a temporada 2024 do WRC ainda conta com o Rali da Europa Central e o Rali do Japão.
🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias do GP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.