Spinelli e Haddad mudam planos e disputam Dakar 2021 com Mini da equipe X-raid

A tradicional dupla formada por Guilherme Spinelli e Youssef Haddad teve de recorrer a uma mudança de última hora depois da disputa do Sertões. Ao invés da Mitsubishi L200 Triton Sport Racing, os brasileiros vão correr na Arábia Saudita com um Mini All4 Racing da forte equipe alemã X-raid

Guilherme Spinelli e Youssef Haddad vão correr o Rali Dakar 2021 com um Mini All4Racing da tradicional equipe alemã X-raid. A dupla brasileira, que volta à maior competição off-road do planeta em janeiro, adotou uma mudança de última hora depois de ter chegado a anunciar que disputaria a prova com a Mitsubishi L200 Triton Sport Racing preparada pela equipe South Racing.

Spinelli e Haddad enfrentaram problemas ao longo da disputa do Sertões, realizado entre o fim de outubro e começo de novembro entre Mogi Guaçu, interior de São Paulo, e Barreirinhas, no Maranhão. A dupla abandonou a disputa na quinta etapa e regressou ao Velocitta, onde fica a base da equipe de rali. Dias depois, Spinelli conseguiu costurar um acordo para correr pela forte X-raid, num reencontro com a equipe alemã, a partir de 3 de janeiro na Arábia Saudita. A dupla brasileira vai correr com o carro de numeral #335.

“Depois do Sertões, entendemos que precisaríamos de algumas mudanças na Triton, que demandava fornecedores de diferentes países e que não tivemos tempo hábil para receber as peças, montar e testar o carro, já que a saída do barco para a Arábia Saudita é no próximo dia 2, no sul da França. O carro já mostrou ter enorme potencial desde 2019, mas, com todas as limitações desse ano, o programa ideal de corridas e testes que tínhamos montado foi adiado para o ano que vem”, afirmou ‘Guiga’.

DAKAR; DAKAR 2021; MINI; X-RAID; GUILHERME SPINELLI; YOUSSEF HADDAD;
Guilherme Spinelli e Youssef Haddad vão disputar o Dakar 2021 com um Mini da equipe alemã X-raid (Arte: Divulgação)

Conheça o canal do Grande Prêmio no YouTube! Clique aqui.
Siga o Grande Prêmio no Twitter e no Instagram!

“Com isso, avaliamos outros carros e equipes e decidimos seguir com a X-raid, equipe consagrada que já venceu o Dakar e tem um índice de término na prova de mais de 90%. Além disso, já conhecemos bem o time pois corremos em 2017 o Baja Portalegre e o Sertões com eles, vencendo seis dos oito dias do rali e ficando em segundo lugar na etapa do Mundial em Portugal”, acrescentou o piloto.

“Estamos muito satisfeitos com esta solução e certos de que teremos uma ótima estrutura para enfrentar o Dakar 2021 e representar da melhor forma possível o Brasil e nossos patrocinadores”, complementou o carioca, pentacampeão do Sertões.

Experiente navegador e também engenheiro, Youssef Haddad ressaltou a boa base oferecida pela X-raid para conseguir chegar até o fim da disputa na Arábia Saudita e buscar um bom resultado.

“Mesmo não estando com a última geração dos protótipos 4×4 da X-raid, tenho certeza que a confiabilidade e bom ritmo do modelo All4 Racing será muito importante pra gente na busca por um bom resultado, até porque, no Dakar, resistência é a palavra chave, e esse modelo já se mostrou muito resistente e com índice altíssimo de conclusão de provas”, explicou.

Spinelli também falou sobre o carro que vai pilotar no Oriente Médio. “Não conseguimos em tão pouco tempo ir com a última evolução do carro, que recebeu uma melhora grande de potência e torque do motor e na suspensão. Mas o modelo que vamos é também um carro muito resistente e rápido, um protótipo tubular biturbo diesel 4×4”, disse.

“Isso é fundamental em um rali tão exigente como o Dakar. Por isso, estamos confiantes de que temos plena condição de fazer uma boa prova”, complementou Spinelli.

A organização do Dakar anuncia nesta quarta-feira (25) o roteiro completo da edição 2021 da maior competição off-road do planeta.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias do GP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.