7 destaques da corrida sprint da MotoGP na Espanha
5 destaques dos treinos da MotoGP na Espanha
A carreira de Nico Hülkenberg na F1
Como estão duelos internos das equipes na F1 2024 após GP da China
Rali

Único vencedor inédito do Dakar 2016, Price fala em triunfo “incrível” e avisa: “Espero que seja apenas o começo”

Único campeão inédito do Rali Dakar 2016, Toby Price classificou como “incrível” o triunfo deste sábado (16). #3 é o primeiro australiano a conquistar a maior prova off-road do planeta

 
Além de ser conhecido como um das mais duras provas do planeta, o Rali Dakar é também cenário de muitas boas histórias. E a edição 2016 não é diferente.
 
Único campeão inédito entre as quatro categorias do Dakar, Toby Price é não só o responsável por suceder os multicampeões Cyril Despres e Marc Coma no trono das motos, ampliando para 15 o número de títulos consecutivos da KTM na prova, mas também o primeiro australiano a vencer a corrida que chegou neste ano a sua 38ª edição. Além disso, o #3 o fez em sua segunda participação, depois de ter fechado seu ano de estreia com um terceiro lugar no quadro geral e uma vitória no segundo estágio.
Toby Price pouco depois de confirmar o título do Dakar nas motos (Foto: Red Bull Content Pool)
Antes de chegar ao Dakar, entretanto, Price precisou superar uma barreira física e tanto. Em 2013, durante uma corrida nos Estados Unidos, o piloto de 28 anos sofreu fraturas no pescoço e precisou ficar cerca de nove meses afastado das pistas. 
 
Como se o acidente não fosse ruim o bastante, Toby ainda teve a desagradável surpresa de descobrir, na cama de um hospital norte-americano, que o seguro que tinha feito para qualquer eventualidade não cobriria seu tratamento, já que a apólice só previa atender casos de lesões em corridas a pé. O piloto de New South Wales, então, teve de voltar para a Austrália para ser operado.
 
 Apesar da glória no Dakar, Price não faz parte do rol de pilotos do Mundial de Rali Cross-Country e construiu sua reputação nas provas australianas, onde soma cinco títulos de campeão nacional — 2009, 2010, 2012, 2014 e 2015. Além disso, Toby já venceu quatro vezes a Finke Desert Race, a maior prova de deserto da Austrália, e cinco vezes a Hattah Desert Race, uma outra prova de desertos australiana. 
 
Após cruzar a linha de chegada da especial entre Villa Carlos Paz e Rosário, Price não conseguia esconder a alegria com a conquista e reconheceu que não esperava vencer o Dakar em sua segunda tentativa.
 
“Eu não sei o que dizer, não sei o que pensar…”, começou Price. “Estou em choque. Jamais imaginaria que conseguiria vencer essa corrida na minha segunda participação”, continuou.
 
“Isso é incrível para a minha família, meus amigos e os meus fãs na Austrália!”, comemorou. “Vencer na minha segunda participação é incrível, mas ser o primeiro australiano a vencer o Dakar é simplesmente uma loucura. Jamais teria imaginado isso dois anos atrás”, sublinhou.
 
Price, que assumiu o trono de Marc Coma na KTM, avaliou que completar o Dakar, por si só, já é um triunfo, mas afirmou que planeja voltar para tentar novas conquistas. 
 
“Terminar o rali já é um triunfo. Vencer é incrível!”, reforçou. “Encarei a corrida no verdadeiro estilo australiano. Ataquei quanto tinha de atacar, quando era o momento certo, e fiquei de olho na moto em todos os importantes estágios maratona. Também naveguei até que bem. Espero que este seja apenas o começo, vencer outra vez. Não vai ser fácil, então tenho de saborear esta vitória”, concluiu.

#GALERIA(5537)

VIU ESSA? PILOTO DÁ SURRA EM RIVAL EM PROVA DE MOTO

determinarTipoPlayer(“15733473”, “2”, “0”);
fechar

function crt(t){for(var e=document.getElementById(“crt_ftr”).children,n=0;n80?c:void 0}function rs(t){t++,450>t&&setTimeout(function(){var e=crt(“cto_ifr”);if(e){var n=e.width?e.width:e;n=n.toString().indexOf(“px”)

var zoneid = (parent.window.top.innerWidth document.MAX_ct0 = '';
var m3_u = (location.protocol == 'https:' ? 'https://cas.criteo.com/delivery/ajs.php?' : 'http://cas.criteo.com/delivery/ajs.php?');
var m3_r = Math.floor(Math.random() * 99999999999);
document.write("”);