Varela é punido por passar acima do limite em radar. Jones vira líder dos UTVs no Dakar

Reinaldo Varela havia vencido o primeiro estágio do Dakar entre os UTVs, mas acabou punido horas depois e deixou a ponta

A liderança brasileira no primeiro estágio de longa duração do Dakar 2021 acabou não sendo validada: horas após o fim da etapa, Reinaldo Varela foi punido e perdeu a ponta para o americano Austin Jones.

O motivo foi uma passagem acima do limite de velocidade em uma zona de radar: o brasileiro andou a 54 km/h em área cuja permissão era de 50 km/h. O erro foi detectado e Varela, penalizado.

Conheça o canal do Grande Prêmio no YouTube! Clique aqui.
Siga o Grande Prêmio no Twitter e no Instagram!

+++ Com figurões na Arábia Saudita, Dakar abre 2021 do automobilismo

Reinaldo Varela superou até pneu furado, mas não o radar neste domingo (Foto: Victor Eleuterio/Fotop)

“O gráfico mostra que entramos a 54 km/h e imediatamente reduzimos para os 50 km/h permitidos. Mas está lá registrado que entramos um pouquinho acima nessa área de radar. Acho que isso foi resultado da ansiedade que estávamos passando depois de tanta pressão com as dificuldades do momento”, disse Varela, que havia superado um pneu furado neste estágio do Dakar.

Assim, ele caiu para terceiro, também atrás do chileno Francisco López Contardo: “No fim das contas, diante da situação que vivemos hoje, terminar em terceiro foi lucro. Continuamos felizes com nossa performance”, completou.

Na classificação geral dos protótipos leves, entretanto, a líder é Cristina Gutierrez, que foi a mais rápida do dia: a pilota espanhola derrotou Varela, antes da penalização, por 1min55s. Além disso, na comparação direta com outros pilotos de protótipos leves, a vantagem já é grande: são 16min34s sobre Josef Macháček, rival mais próximo.

Dakar 2021, Veículos leves, Classificação geral após 1º especial:
1C GUTIÉRREZ HERRERO
F CAZALET
TEAM USA 3:47:57 
2A JONES
G GUGELMIN
CAN-AM 3:49:380:01:41
3F LÓPEZ CONTARDO
J.P LATRACH VINAGRE
SOUTH RACING 3:50:230:02:26
4A DOMZALA
M MARTON
CAN-AM 3:50:280:02:31
5R VARELA
M JUSTO
CAN-AM 3:50:310:02:34
6G FARRÉS GUELL
A MONLEON
CAN-AM 3:52:270:04:30
7S KARIAKIN
A VLASIUK
SNAG 3:53:350:05:38
8J.A HINOJO LÓPEZ
D ORTEGA GIL
HIBOR PAID 3:55:190:07:22
9S NAVARRO
M SOLA TERRADELLAS
FN SPEED 4:00:430:12:46
10S ALSAIF
O VIDAL MONTIJANO
FN SPEED – BLACK HORSE 4:04:470:16:50
Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.

GOSTA DO CONTEÚDO DO GRANDE PRÊMIO?

Você que acompanha nosso trabalho sabe que temos uma equipe grande que produz conteúdo diário e pensa em inovações constantemente. Mesmo durante os tempos de pandemia, nossa preocupação era levar a você atrações novas. Foi assim que criamos uma série de programas em vídeo, ao vivo e inéditos, para se juntar a notícias em primeira-mão, reportagens especiais, seções exclusivas, análises e comentários de especialistas.

Nosso jornalismo sempre foi independente. E precisamos do seu apoio para seguirmos em frente e oferecer o que temos de melhor: nossa credibilidade e qualidade. Seja qual o valor, tenha certeza: é muito importante. Nós retribuímos com benefícios e experiências exclusivas.

Assim, faça parte do GP: você pode apoiar sendo assinante ou tornar-se membro da GPTV, nosso canal no YouTube

Saiba como ajudar